TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Como Nasce Um Líder?

Por:   •  3/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 1 - Como nasce um Líder?

Quando um líder está buscando um mentoreado ele deve levar em consideração alguns pontos, como se seu mentoreado é movido por objetivos, está ativamente procurando tarefas desafiadoras e responsabilidades maiores, toma iniciativa, é ávido para aprender, está querendo assumir a responsabilidade por seu próprio crescimento e desenvolvimento.

Paulo no capítulo 16 do livro de Atos toma Timóteo como seu assistente na cidade de Listra durante uma viagem missionária:

“Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego. Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele. Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois sabiam que seu pai era grego.” (Atos 16.1-3)

Esse texto indica quatro características de alguém que vale a pena investir na vida. Primeiro, uma formação espiritual básica, isto implica em conteúdo bíblico acompanhado de experiência prática. Segundo, um bom caráter, isto implica em ter uma vida justa e procedimento íntegro. Terceiro, na vida da igreja local, isto implica em ter raízes comunitárias e compromisso com a igreja. Quarto, disposição para abrir mão de seus “direitos”, isto implica em submissão consciente e atitude de servo.

Mentor é alguém com quem você mantém relacionamento e confia. O mentoreamento de Paulo com Timóteo era ativo, nesse tipo de mentoria é que percebemos o poder da influência, primeiramente, pelo que veem. Quanto melhor o mentoreado conhecer o mentor, mais influência e credibilidade ele terá. Portanto, o currículo básico do mentor é sua própria vida.

O ato de capacitar na mentoria é um processo relacional. Paulo recrutou Timóteo para a sua equipe missionária, não apenas como acompanhante, mas como obreiro. Nos primeiros passos na caminhada com Paulo (Atos 16. 4-5) Timóteo foi treinado por meio de três grandes experiências, que são indispensáveis na formação de um líder pastoral: andar junto como companheiro de jugo; ser um modelo de obediência aos líderes; dedicação à igreja local.

O texto de Atos 16 6-10 revela dois aspectos práticos no processo de formação espiritual de Timóteo: ouvir a Deus junto com seu mentor e interdependência nas decisões.

Um dos grandes desafios do mentor é tornar a vida do mentoreado relevante, com significado. O mentor deve ajudá-lo neste processo de busca pela excelência e despertá-lo a investir sua vida em algo que valha a pena. Timóteo estava sendo treinado por Paulo enquanto caminhavam.

Para impactar positivamente alguém, precisamos acompanhá-lo e envolver-se em sua vida, pois o objetivo do treinamento bíblico é o de formar e não apenas informar. Mas um treinamento vivencial depende do registro diário (caminhada), de inúmeros estímulos (visuais, auditivos, etc.), e internos (pensamentos, emoções e reações).

Capítulo 2 – Um líder capacitado e em amadurecimento!

O processo de capacitação de um mentoreado deve ser simples, objetivo e intencional. Podemos dividir esse processo em três momentos. Primeiramente, o mentoreado deve iniciar uma caminhada sob observação de um mentor, apenas para ouvi-lo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com