TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Evangelização

Por:   •  3/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.380 Palavras (18 Páginas)  •  1.405 Visualizações

Página 1 de 18

Capítulo 06

A Espiritualidade na cidade e reflexões sobre a mesma.

As cidades estão por toda parte, para conceituarmos o mundo moderno, precisamos passar pela cidade.

Como Reage o Cidadão Moderno Na Cidade?

As pessoas tendem a se refugiar em pequenos grupos de interesses afins. A separação na sociedade perpassa o “shopping Center”, os clubes, as escolas particulares, e reflete-se, da mesma maneira, nas igrejas.

Nos meios religiosos, a tendência é relacionar a cidade como pecado, sabemos pouco sobre a espiritualidade na cidade.

Quando a bíblia fala da cidade, via de regra, usa conceito de valor e revela uma postura em relação à mesma.

No meio religioso, principalmente evangélico, carecemos de uma reflexão séria e bíblica a respeito da vida cristã na cidade. Metade da população do mundo vive nos centros urbanos.

Podemos aprender lições importantes com Jesus e o apostolo Paulo, que desenvolveram ministério nas cidades de sua época.

Recordamos que Jesus atuava em povoados e vilas do interior da Palestina e costumava frequentar lugares pouco ou nada habitados.

O primeiro passo da mudança de contexto aconteceu quando a evangelização fixou residência em Jerusalém com a primeira comunidade cristã.

Jesus percebeu que precisava alcançar o indivíduo em sua realidade existencial. As vezes a igreja tem dificuldades em fazer essa leitura na comunidade onde esta inserida.

A cidade de certa obriga o individuo a assumir sua própria identidade, a igreja neste aspecto, pode exercer papel importante, despertando em seus membros o “orgulho de seguir a Jesus” o “orgulho de não fazer parte do sistema”. Com isso estará instilando os valores do evangelho na vida de seus seguidores.

O Evangelho nas Cidades Gregas e Romanas.

A certa altura a mensagem do evangelho transpôs os limites interioranos da Palestina e se espalhou pelo mundo urbano antigo. Menos de vinte anos após a ressureição de Cristo havia pequenos comunidades cristãs por todo o mundo urbano mediterrâneo e até além dele.

Nos relacionamentos e na comunhão com Deus dentro do contexto urbano, como desenvolver a espiritualidade em uma cidade onde a pessoa gasta boa parte do seu tempo no transito, trabalha de 12 a 14 horas por dia para sobreviver, os salários são baixos e as condições precárias?

Somos regidos pelo tempo, onde tudo tem hora e lugar marcado, onde o descartável faz parte do cotidiano, e tempo e dinheiro.

Como buscar ao Senhor? Será que existem forma e horário padronizado? Será que devemos busca-lo? Podemos orar no ônibus enquanto vamos para o trabalho? A liderança da igreja precisa conversar sobre esses assuntos com seus membros e este, por sua vez, devem buscar alternativas para desenvolver sua espiritualidade.

Mesmo o cidadão cristão, temente a Deus disposto a desobedecer a seu Senhor, tem seus dilemas, crises familiares e existenciais, particulares ao ser humano.

Como podemos ver, na sociedade moderna, quem tem informação detém o poder, pois é ela que nos põe a par do que acontece nos lugares mais distantes deste nosso mundo.

Durante um bom tempo pensava-se que para sermos religiosos e espirituais deveríamos nos mudar para um sítio, ou uma fazenda, esquecemos as atividades da cidade, e termos uma vida bucólica.

A vida urbana é cruel, discrimina com veemência o negro, o pobre, o índio, o analfabeto, a mãe solteira, o mendigo, o idoso etc...

É necessária uma liderança capaz, informada e treinada sobre a vida na cidade, para poder alcançar e fazer diferença entre as classes desfavorecidas.

Surge uma pergunta: quantos templos evangélicos existem nessa cidade? Qual a utilização desses patrimônios dados por Deus? Durante a semana, são usadas poucas horas para praticas religiosas? Porque não podemos montar nas igrejas pousadas, cozinhas, clínica de saúde etc...?

Como desenvolver uma proposta a respeito da espiritualidade num contexto em que os pobres não sabem ler, não tem bíblias, e não fazem parte de nenhuma comunidade cristã?

A igreja precisa enfrenta a pobreza agindo como Jesus agiu em sua época, indo em busca do necessitado, aflito e desamparado. Pensar sobre isso deve provocar certo incomodo a respeito da espiritualidade e do trabalho propostos pela igreja contemporânea.

Os intelectuais sustentam a “Religião do Saber” e os cléricos a “Religião do Poder”, sustentado pelo pobre que contribui. Como o cidadão que mora na favela, trabalha a uma distância de três horas de viagem, pode ter uma vida de contemplação?

Existem uma estranha associação entre o desenvolvimento e a pobreza. O desenvolvimento pode trazer o distanciamento de Deus. O cidadão urbano, enganado, está vacinado contra a religião. Como aquela pobre senhora que vendeu a sua propriedade para dar o dinheiro a igreja e ficou na miséria, sem casa e esperança e totalmente incrédula quanto as questões relacionados a Deus

A Igreja Precisa Fazer a Diferença.

Cabe aos lideres e a comunidades religiosas apresentarem alternativas de busca, comunhão com Deus e com seu próximo.

Ao olhar o testemunho de algumas igrejas locais percebe-se a falta de integração das mesmas a vida da cidade.

Alguns ainda se lembram daquelas igrejas que, ao realizarem suas reuniões, $colocavam um alto-falante em um local estratégico. Eles pensavam que desta $forma
estavam gerando nos cidadãos antipatia, o correto era fazer um levantamento sobre as necessidades dos seus habitantes da cidade e oferecer propostas que solucionar os problemas.

O ser humano tem necessidades espirituais, precisas pensar sobre Deus. A cidade não o estimula ao encontro com Jesus, ao contrario ela visa a produção, o dinheiro, o poder do forte sobre o fraco.

A comunidade cristã deve ter em sua resposta, vencer o preconceito e alcançar o cidadão em mais profundas necessidades.

A igreja precisa destoar, não pode se vender. Cada comunidade tem uma forma de ser. Precisamos identificar suas tendências, perceber suas necessidades nos diferentes campos.

Se o corpo de Cristo conseguir reunir em torno de si as diferentes categorias que existem na cidade, terá dado um grande passo no que diz respeito a espiritualidade. O exercício do evangelho na cidadania não se concretiza no isolamento em relação ao urbano, mas no esforço organizado, comunitário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (216.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com