TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Spe Salvi

Por:   •  6/1/2023  •  Resenha  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 5

 Resumo de Spe Salvi

"A esperança não decepciona"(RM 5,5).

São Paulo diz que a redenção e uma produto da nossa fé em Jesus Cristo a fé não se firma as coisas elementos que testemunhamos mas a esperança da palavra que recebemos se realizar a salvação para definir o sentido e é nos dado a esperança.

O Papa Bento XVI na sua carta Spe Salvi tem três pilares que significativos de conhecimento da esperança no primeiro pilar é a oração é a forma de suplicar e expressar a esperança de alguém, o segundo pilar é ter boa ação é a coragem de andar em frente todos dias sabendo que nem sempre teremos sucesso ou fracasso e o terceiro pilar é a compaixão assim devemos capacidade de suportar os sofrimentos.

Por tanto, os elementos distintivos dos cristãos é fato de que eles tem um futuro eles sabem que a vida como um todo não acaba no vazio. O evangelho não é apenas uma comunicação de coisas e isso pode ser conhecido mas que envolve fatos e muda vida e assim quem tem esperança vive diferente tem uma vida nova.

Conhecemos o Deus verdadeiro que significa receber esperança que esta em Efésios que antes de encontrar a Deus tinham deuses mas eles estavam sem esperança. Acostumado ao envagelho que temos esperança do tempo que vem de encontro com Jesus Cristo.

E é uma esperança ativa com a qual a gente luta para que o mundo fique um pouco mais brilhante e humano. E somente se eu souber que minha vida pessoal e da minha história são guardados pelo poder indestrutível do amor.

A esperança cristã é individualista? Em nosso tempo, uma crítica cada vez mais severa foi desencadeada contra a esperança cristã, caracterizando-a como uma maneira de abandonar o mundo à sua miséria e se proteger em uma salvação eterna exclusivamente privada.

Mas a realidade é completamente oposta, todos os aspectos da fé cristã, incluindo a esperança, são compartilhados com outros crentes por meio da nossa comunhão com Cristo Jesus.

Papa recorda que Jesus não trazia  uma mensagem de discórdia  por que ele não queria guerra nem era um guerreiro em luta por uma libertação política, como Barrabás . O que Jesus trazia que era algo de totalmente distinto o encontro com Deus vivo  deste modo, o encontro com uma esperança que era mais forte do que os sofrimentos da escravatura para transformava a partir de dentro a vida e o mundo.

Cristo nos torna verdadeiramente livres para decidimos nos caminhos e seguimos a suas leis. Somos livres porque Jesus salvamos e revelou como seu amor. Cristo é o verdadeiro filósofo que nos diz quem realmente é o homem e o que ele deve fazer para ser verdadeiramente homem.

Ele também indica o caminho além da morte; somente quem é capaz de fazer tudo isso é um verdadeiro professor de vida . E oferece-nos uma esperança que é tanto espera quanto presença: porque "o fato de esse futuro existir muda o presente.

O Papa observa que talvez muitas pessoas hoje rejeitem a fé simplesmente porque a vida eterna não lhes parece desejável e a restauração do paraíso perdido não é mais esperada fé. Assim, a esperança é transformada em" fé no progresso com base em duas colunas: razão e liberdade que eles parecem garantir em si mesmos, em virtude de sua bondade intrínseca e uma nova comunidade de humanidade perfeita.

Papa Bento XVI sublinha no texto a doutrina da existência do purgatório como dor que transforma o amor e o inferno como um fechamento definitivo do dom da alegria eterna, mas também especifica: se o juízo final fosse pura justiça, poderia estar no fim apenas uma razão de medo para os homens e que" a graça nos permite esperar e ficar confiantes para encontrar o juiz . Segundo o pontífice, é impossível que a injustiça da história seja a última palavra: Deus é justiça e cria justiça. Este é o nosso consolo e a nossa esperança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com