TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de história da educação física

Por:   •  19/6/2017  •  Monografia  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

FAH: FACULDADE ADVENTISTA DE HORTOLÂNDIAUNASP- HT.

Curso: Educação física – bacharel

NOME: Luana Basquera Biazotto RA: 59445

Abordagem

Resumo de história da educação física

Hortolândia

Introdução

As abordagens a seguir tratam de diversas formas de ensino, tendo elas seus pontos positivos e negativos. São elas as desenvolvimentistas, culturais, construtivistas, sistêmicas, plurais, psicomotoras e de saúde renovada. Elas tratam de diversas formas de ensino, aprendizado e desenvolvimento.

Desenvolvimentista

Tem como objetivo ampliar, ensinar e aperfeiçoar as atividades motoras, através de exercícios, de acordo com a faixa etária em que eles se encontram.

A forma avaliativa desta abordagem é vista em relação a idade e suas condições motoras como correr, saltar, entre outros.

As aulas são realizadas da seguinte forma, são divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas, dependente do total, e então cada grupo fica determinado a uma atividade, trocando de atividade com o outro grupo após determinado tempo, isso é chamado de atividade em circuito.

Este modelo desenvolvimentista afeta os alunos de uma forma um tanto negativa.

Tani foi o principal defensor dos trabalhos desenvolvimentistas.

No construtivismo o objetivo é trabalhar cada um dentro de sua individualidade​, trabalhando com o pensamento, a lógica e a argumentação. O construtivismo na educação não acontece de forma passiva. O professor deve criar situações em que o indivíduo seja mediador e tenha um desenvolvimento cognitiva em sua individualidade.

É um ótimo método para utilizar a prática junto com a teoria.

Sistêmica

Durante esta abordagem eles apontam os princípios de inclusão e diversidade nos exercícios, valorizando a educação física, suas atividades e expressões.

De acordo com Betti é possível perceber que está abordagem é vista de forma onde indivíduo é capaz de influenciar e ser influenciado.

 Abordagem plural: Jocimar Daolio, relaciona a educação física escolar como parte da cultura humana. Que se constitui em estudos e atua sobre as práticas ligadas ao corpo ao movimento criado pelo homem longo de sua história.

Uma aula em que os que sejam trabalhados esportes mais conhecidos ou esportes que tenham menos contatos e mais trabalho em equipe, devem ser passado aos alunos a importância destes exercícios e a importância de se praticar as atividades físicas que os agradem. Mas devem ser motivados a fazerem atividades físicas diversificadas e cuidar com a alimentação entre outras coisas que fazem mal a saúde.

Abordagem psicomotora: a psicomotricidade deve ser tratada como educação básica na escola primária. Tem como proposta pedagógica de adequar todos os aprendizados escolares e o sistema avaliativo​que leva a criança a tomar conhecimento do seu corpo como dominar seu espaço e tamanho ajuda a adquirir coordenação de seus movimentos.

Modelo de aula: atividades em duplas, onde se deve ir correndo e arremessar a bola para o companheiro dentro de um arco com a mão direita, depois arremessam com a mão esquerda ainda dentro do arco. Depois os alunos devem ser estimulados a arremessar com um dos pés dentro do arco e o outro fora uma com a direita outra com a esquerda.

Abordagem humanista: se fundamenta em princípios filosóficos em torno do ser humano: identidade e valor por exemplo, um crescimento voltado de dentro para fora.

Proposta pedagógica: os objetivos do plano geral de educação integral onde o conteúdo é instrumento coadjuvante nas relações interpessoais e facilita o desenvolvimento da natureza infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com