TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo/sintese Do Livro: Metodologia Do Ensino Da Educação Fisica

Ensaios: Resumo/sintese Do Livro: Metodologia Do Ensino Da Educação Fisica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  9.994 Visualizações

Página 1 de 4

Capitulo I

“A Educação Física no Currículo Escolar”

O capitulo fala da importância do professor saber definir um projeto pedagógico para orientar na pratica durante a aula. Um projeto pedagógico bem planejado serve como uma forma de melhorar a relação com os alunos. “Todo educador deve ter definido o seu projeto político-pedagógico. Essa definição orienta a sua prática no nível da sala de aula [...]” (p.15).

A visão da Educação Física escolar voltada para aptidão física, tem como o homem como objeto de estudo e mantendo a estrutura da sociedade capitalista, por ter um homem apto a fazer suas atividades no trabalho, entre outros.

A dinâmica curricular na Educação Física tem características e objetivos diferentes da perspectiva anterior. Busca desenvolver uma reflexão pedagógica das variadas formas de representação do mundo que o homem tem produzido na sua história. “Nesse projeto a função social do currículo é ordenar a reflexão pedagógica do aluno de forma a pensar a realidade social desenvolvendo determinada lógica.” (p.16)

Capitulo II

“Educação Física Escolar”

Só se compreende a educação física quando se entende a pratica e se propõe a transforma-la, porem ninguém supera a prática conservadora que já existe.

No livro o autor diz que a educação física é uma prática pedagógica que, no âmbito escolar, trabalha com atividades expressivas corporais como: esporte, danças, jogos, ginastica, que podemos chamar de cultura corporal.

No inicio do século XIX com o surgimento da sociedade capitalista, os exercícios passam a ter um papel de destaque. Precisavam de um homem forte e ágil. O exercício físico então se torna obrigatório, pois se acreditava que através destes exercícios os homens teriam um corpo saudável, ágil e forte, aptos ao trabalho pesado, mas se esqueciam de que também era necessário mudar as condições de vida dos trabalhadores. “Físico dos indivíduos que, “fortalecidos” pelo exercício físico, que em si gera saúde, estariam mais aptos para contribuir com a grandeza da indústria nascente, dos exércitos, assim como com a prosperidade da pátria”. (p. 35)

Então assim nasceu a educação física higienista. A preocupação com a inclusão de exercícios físicos nos nas escolas ajudou o surgimento de escolas de ginasticas na Alemanha. Porem se adaptavam para a população escolar. A educação física nas escolas eram aplicados os métodos militares por ser ministrada por ter instrutores do exercito. Em 1939 foi criada a primeira escola civil com formação de professores em educação física.

Por volta de 70 e 80 surgiram os movimentos “renovadores” na educação física. Se destacaram a “Psicomotricidade”. Os movimentos renovadores da educação física do qual o movimento “humanista“ participava. Relacionado aos princípios humanistas, surge uma tendência ligada ao movimento chamado de Esporte Para Todos, que vem como uma alternativa ao esporte de alto rendimento.

Essa tendência Esporte para Todos, coloca o ser humano no centro. Não é o esporte que faz o homem, mas sim o homem que faz o esporte.

Capitulo III

“Metodologia do Ensino da Educação Física”

A educação Física trata nas escolas uma área de cultura corporal.

No esporte, como pratica, trabalha temas lúdicos da cultura corporal, que envolve a percepção da sociedade que o cria e o pratica. Por isso, se devem analisar os diversos aspectos, para assim determinar como deve ser abordado na escola.

A capoeira carrega em seus movimentos a luta contra a escravidão do negro no Brasil. Em seus gestos, a capoeira expressa a “grito” dos escravos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com