TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Santo Daime

Casos: Santo Daime. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

No século XX, na região Amazônica surgiu uma manifestação religiosa de cunho cristão denominada por nós de “Santo Daime”, sendo uma doutrina espiritualista que utiliza como base uma bebida chamada “Ayahuasca”. Seu fundador, Raimundo Irineu Serra, era descendente de escravos, tornou-se dentro da doutrina o “Mestre Irineu”. Raimundo ao tomar a bebida pela primeira vez teve uma visão de um ser espiritual superior, sendo este a Nossa Senhora da Conceição que entregou a ele a missão de Santo Daime, levando como princípios: o amor, a caridade e a fraternidade.

No entanto o objetivo dessa doutrina é a prática individual do autoconhecimento e da obtenção de sabedoria. Ao ingerir o chá de santo daime inicia-se o processo de autoconhecimento, que tem como base corrigir os defeitos para sempre, até que um dia seja possível alcançar a perfeição. Essa manifestação religiosa é responsável pela experiência de contato como o interior presente no homem, encaminhando seus praticantes ao perdão e a regeneração do seu ser. Hoje em dia o Santo Daime já está em quase quarenta países. O artigo a seguir é composto pela história da doutrina, relatos de praticantes, detalhes do culto, justificativas cientificas e religiosas para a experiência psicodélica de seus praticantes.

O movimento religioso do Santo Daime nasceu no interior da floresta Amazônica nas primeiras décadas do século XX, tendo como fundador o lavrador e descendente de escravos Raimundo Irineu Serra. Para muitos psiquiatras a bebida utilizada nesse movimento é uma bebida psicodélica. A doutrina não tem o objetivo de fazer outras pessoas aderirem à religião, sendo que a prática espiritual é totalmente voltada para a internalização individual, sendo o autoconhecimento a forma de obter sabedoria e curar a alma.

O Santo Daime reúne elementos cristãos, da tradição espírita europeia, indígenas e africanos num culto que conta também com a ingestão de uma bebida feita a partir dos mesmos elementos constituintes da ayahuasca, bebida sagrada utilizada pelos incas antes da chegada dos espanhóis à América e por várias tribos da região amazônica, mas com um feitio distinto do daquela. Atualmente, estima-se em cerca de 10.000 o número de seguidores da doutrina no Brasil e no mundo. Há igrejas legalmente instituídas em quase todos os estados brasileiros e em países como Espanha e Holanda, além de grupos que celebram os cultos da doutrina em países como Canadá, Inglaterra, Suécia, República Tcheca, Austrália, Estados Unidos, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela (Ilha Marguerita) e Portugal. Os métodos de preparo da bebida variam conforme a tradição de cada local e da ocasião em que o consumo se dá. De qualquer maneira, o processo é longo e leva quase um dia para o preparo. As diversas beberagens geralmente contêm talos socados do cipó caapi (Banisteriopsis caapi) mais as folhas da chacrona (Psichotria viridis). Seu consumo está associado a práticas religiosas e parece ser utilizada por tribos indígenas da Amazônia desde 2000 a.C. As seitas religiosas mais conhecidas no Brasil são o Santo Daime e a União do Vegetal. Os efeitos, desse modo, estão bastante relacionados aos rituais religiosos onde se dá o consumo, baseados na crença da possibilidade de contato com outros planos espirituais. Há semelhança entre os efeitos da ayahuasca e alucinógenos, como o LSD.

Entretanto a utilização do chá de santo daime pode vir a trazer ao praticante da doutrina um certo risco a saúde. Pode haver sensação de medo e perda do controle, levando a reações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com