TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminari, Desafio Etico- Militarismo

Por:   •  24/5/2016  •  Dissertação  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Alistamento militar

Primeiramente, a escolha do desafio foi baseado na minha experiencia dentro do exercito, não é uma coisa fácil de lidar , pelo fato das pessoas estarem acomodadas com a vida delas e pelo fato do pedido em diversas manifestações a volta dos militares ao poder.

A Grande maioria dos jovens do seculo XXI, não desejam servir ao exercito por medo de terem suas liberdades conquistadas arrancadas por um período de tempo. Porque, afinal, não são todos que querem sujeitar-se à perda temporária de sua mocidade pela obrigação de forjar um patriotismo calcado em armas e comandos de ações que se destinam a um hipotético cenário de derramamento generalizado de sangue. De quase 2 milhões de jovens que se alistam obrigatoriamente durante o ano, cerca de 100 mil irão servi as forças armadas.

O que impressiona mesmo, é a quantidade de pessoas que só faz por obrigação. Para milhões de garotos adolescentes brasileiros, é assustadora a realidade em perspectiva. Acordar cedinho, vestir o uniforme de recruta, fazer exercícios, marchar, manipular armas, treinar ações de batalha, fazer gincanas não lúdicas… Tudo sob ordens gritadas. Tudo é comando, é ordem, é mandamento, deve-se obedecer sem que se ouse questionar nada. Tais como autômatos sem consciência remotamente controlados, têm que aceitar todos os ditames do quartel, dos ditos “superiores”.

Nas ruas, o patriotismo reina, muitas pessoas agradecem e ao mesmo tempo respeita e tem medo das condições impostas pelos quarteis. Durante as manifestações, tivemos diversos pedidos para volta do militarismo ao poder, para tentar controlar a inflação e a corrupção do país, no qual o brasil apresenta da septuagésima segunda 72° posição de países corruptos com 42 pontos, que são considerados problemas no setor privado, corrupção nos partidos e grandes financiamentos de eleições partidárias.

Contudo, vale ressaltar que grande parte não sofreu ou não lembra desse período de ditadura militar. Fase completamente assustadora com diversos tipos de opressão, ameaças, torturas e censura. Crise política, economia em desaceleração com inflação e desemprego, discussão sobre um governo calcado no populismo. As características aqui descritas caberiam ao cenário do Brasil em 2015, 2016 correto? Elas também integravam o quadro do País no início dos anos 60, às vésperas do dia 31 de março de 1964, no qual o atual presidente da republica, João Goulart., ao sair para uma conferencia da china, foi acusado de Jango de ser comunista e foi forçado a sair do poder pelos militares, que apartar dali, reinaram por 21 anos.

Com a conquista dos direitos humanos, podemos declarar quase impossível a volta dos militares ao poder. Outro fato que corrobora para não volta dos militares, é o possível fato negativo de invertimento para as forças armadas, que deixaram de ser prioridade no Brasil.

E ao contrario do que se imagina, o  medo,  a censura , proibições de liberdades culturais , era cenário perfeito para corrupção, desvios de dinheiro, lucros. Segundo o jornal sul 21, “ A ditadura militar brasileira cometeu vários crimes, que afetaram milhares de pessoas (inclusive muitos militares) através das atrocidades conhecidas, da censura à imprensa e às manifestações culturais, da repressão às atividades sindicais etc. Mas o principal, em quantidade de população atingida, foi que ela permitiu, aos capitalistas norte-americanos e brasileiros e os latifundiários, apropriarem-se legalmente do Estado para suas atividades, e, através dele, obterem lucros e patrimônios imensos, impedirem a Reforma Agrária, e manterem as classes trabalhadoras sob arrocho salarial, justo no período de extraordinário crescimento da economia”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (285.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com