TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS ÉTICOS DO ADMINISTRADOR

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.335 Palavras (22 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

 [pic 5]

FACULDADE DO CENTRO EDUCACIONAL MINEIRO – FACEM/BH

Curso de Administração

ALINE SOUZA

Dêndera stéphanIe

EDIENE ROSA

FABIANA RAQUEL

janaína vivian costA

MAYARA TAYRINE

 tânia de Almeida

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

DESAFIOS ÉTICOS DO ADMINISTRADOR

Belo Horizonte

2014

ALINE SOUZA

Dêndera stéphanIe

EDIENE ROSA

FABIANA RAQUEL

janaína vivian costA

MAYARA TAYRINE

 tânia de Almeida

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

DESAFIOS ÉTICOS DO ADMINISTRADOR

Trabalho Acadêmico apresentado com vistas à obtenção de pontuação na no Trabalho Interdisciplinar 5º Período Noturno, do Curso de Administração — Faculdade do Centro Mineiro.

                                                                 

                                                    Professor Orientador: Carozzi

Belo Horizonte

2014

Sumário

Introdução        4

Questões éticas e seus fundamentos        5

  1. Ética        6
  1. Ética Profissional        7  
  2.  Ética Empresarial        7
  1. Moral.        8
  1. Ética x Moral        9
  1. Papel do Administrador.        11
  2.         16
  3. Ética: Teoria versus Ética.        17
  4. Coleta de Dados        19

Referências        26

  1. INTRODUÇÃO

A globalização e a competição entre organizações por uma colocação mais significativa no cenário econômico mundial têm levado os profissionais, dos diferentes segmentos, a assumirem papéis cada vez mais estratégicos e dinâmicos na busca pelo crescimento que permita a consolidação de uma carreira sólida e de sucesso.

Dessa forma, os desafios colocados aos administradores que intermediam, diariamente, as negociações organizacionais exigem novas competências individuais. O debate sobre essas novas competências passa a ser direcionado pelas atitudes e a postura pessoal frente a situações simples que colocam em evidência a capacidade de julgamento e de análise, por parte dos profissionais.

O Administrador, em sua gestão profissional, precisa tomar decisões a todo momento e, ás vezes, é submetido à situações em que tem que escolher opções que vão contra seus preceitos, ou seja, são lícitos, porém não faz parte de sua conduta ética. Diante destes fatos como o administrador deve se posicionar? Quais os caminhos que devem seguir ? Pois quando  aprendemos sobre ética, moral, valores, licitude e legalidade, de forma a compreendemos o que é certo e errado, e para cada decisão tomada ou ação praticada haverá consequências, diretas e indiretas que afetarão a outros.  

É dever dos futuros profissionais desenvolver nos  uma mentalidade, crítica, questionadora, empreendedora, proativa,  com habilidade em conduzir as organizações para atingir os resultados planejados, fundamentando-se em valores éticos, solidariedade, tolerância, competitividade.

Diante destas indagações o presente trabalho abordará a concepção de ética e sua contribuição na atuação do administrador. Procuraremos entender o contexto em que a ética está inserida na vida cotidiana  do administrador. Através da literatura disponível e da análise e interpretação das informações obtidas durante pesquisa e coleta de dados.

Para estabelecermos parâmetros de análise quanto o perfil ético dos profissionais e futuros profissionais fez-se a abordagem quantitativa para mensurar o grau de concordância ou discordância de 25 afirmativas avaliadas. O questionário foi  analisado de acordo com a diagramação da Escala de Likert verificando critérios éticos de situações passíveis de serem vivenciadas durante a gestão de uma organização. A escala de Likert é utilizada comumente em pesquisas e sondagem. Muitas vezes utiliza-se para medir atitudes dos respondentes perguntando-lhes em medida se estão de acordo ou desacordo com uma pergunta em particular ou uma declaração. Uma escala típica poderá ser "Totalmente de acordo, de acordo, não estou seguro/indeciso, discordo, totalmente em desacordo". No trabalho, esta escala será mais simples, com apenas três graduações de escolha, “1 Descordo, 2 Não concordo nem discordo, 3 Concordo”.

Colocar o resumo da analise

REFERENCIAL TEORICO

  1. QUESTÕES ÉTICAS E SEUS FUNDAMENTOS

O termo “ética” pertence a todos, envolve a vida pessoal, interesse das instituições e das organizações. Podemos dizer que os fundamentos da ética estão arraigados na essência da natureza humana. Pode surgir no processo, dentro da família, nos meios de comunicação, no convívio com outras pessoas, contribuindo para a modificação do comportamento dos indivíduos.

 

A discussão sobre a ética é assunto amplamente discutido na sociedade atual, especialmente nas organizações empresariais.  O debate gira em torno de questionamentos básicos: o conceito de ética e a importância de ser ético; a percepção do abismo entre o que é dito e o que é efetivamente feito em nome da ética. A priori, a ética aparece como valor universal, contudo, no mundo concreto, surge em nome do auto-interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (278.8 Kb)   docx (96.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com