TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre a Religião e seus sentidos

Por:   •  10/4/2015  •  Artigo  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Sobre a Religião e seus sentidos

“Religião é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais.

“Conjunto de sistemas culturais e de crenças”. O que seria esta afirmativa? Ora, nada além do que fazemos, professamos. São os nossos costumes tribais e tudo aquilo em que acreditamos.

“Visões de mundo”. Olhamos o nosso semelhante, nos relacionamos em sociedade de acordo com nossos costumes e nosso comportamento é reflexo daquilo que acreditamos. Temos uma visão muito própria do que nos cerca. Nossas escolhas não geram consequências individuais. O que plantamos vai influenciar sim, na colheita daqueles que estão a nossa volta, vai influenciar sim em toda tribo. Somos responsáveis uns pelos outros.

“Símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade”. Sim, são os dogmas que nos ditam esse relacionamento. É todo um conjunto de signos e sinais – da vestimenta aos atos de todos os ritos - que unem de certa forma, o Profano e o Sagrado, nós humanos à divindade.

“Próprios valores morais”. Valores morais dentro da Religião não diferem daqueles que foram agregados a nós no decorrer da vida. São valores aprendidos através do convívio social, do dia a dia. Não vivemos sozinhos, dependemos do outro. Sem esses valores, nos desequilibramos, comprometemos a tribo. Pensemos um pouco além, nosso equilíbrio depende do respeito, da solidariedade, da ética, da honestidade. Quando todos se respeitam tudo muda. Quando uns ajudam aos outros, sem pensar somente em dinheiro e no individualismo o equilíbrio acontece.

O que devemos ter em mente e jamais esquecermos é que a realidade do Sagrado não é apenas uma realidade aparente, mas uma realidade no mais eminente sentido da palavra: o Sagrado é, ao mesmo tempo, valor e ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com