TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soteriologia-a Doutrina Da Salvação

Artigo: Soteriologia-a Doutrina Da Salvação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

Soteriologia

A doutrina da salvação

A definição etimológica da palavra salvação é: “Libertação de um perigo eminente, livramento do poder e da maldição do pecado, restituição do homem á plena comunhão com Deus”.

Na definição teológica é uma transformação espiritual, operada na alma e na vida, no caráter de toda a pessoa que pela fé recebe Jesus Cristo como seu único salvador.

Salvação é, no entanto a transformação de uma pessoa que tem um encontro verdadeiro com Deus, passando a ter uma vida pautada á luz da palavra de Deus, e uma nova vida direcionada pelo Espírito Santo.

Deus é a origem da nossa salvação, pois ele previu sua queda e assim concebeu um plano de salvação para este homem, pelo seu grande amor, com o propósito de resgatar a humanidade perdida.

Dentro desse plano salvífico de Deus para com o homem, Jesus Cristo veio pagar o preço do resgate, o preço de pecado foi plenamente pago e o pecador libertado de todas as consequências do pecado. No entanto a salvação é para aqueles que creem apesar de a salvação estar a disposição de toda a humanidade ela se aplica exclusivamente aqueles que creem.

Muitas coisas acontecem na vida do homem que recebe a Jesus Cristo como seu salvador;

-Ele é salvo dos seus pecados (Mt 1.21;Lc 7.50) que lhe são perdoados. A salvação também livra da culpa e do poder do pecado (Rm 7.17,20, 23,25)

-Recebe uma nova posição em relação ao mundo. (Fp 2.15)

-Ele entra em comunhão com Deus (Ef 2.13,18; Lc1. 74,75), recebe entrada na sua graça (Rm 5.2),e torna-se cidadão do céu (Ef 2.19)

-Ele é salvo desta geração perversa (At2. 40). Recebeu uma nova posição em relação ao mundo (Ef2.15).

-Ele é salvo do poder de satanás (At 26.18; Ci 1.13,15; Hb 2.14)

Resumo:

Desde o princípio quando Deus criou o homem ele já previa que sua criação cairia em pecado, mesmo assim Deus com seu imensurável amor criou um plano salvífico para o homem, um plano redentor , através do sacrifício perfeito de Cristo o mundo teve novamente o direito a salvação.

Cristo veio ao mundo por amor de todos, para a redenção de todo o pecado, porém a salvação é somente para aquele que crer e recebe a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador.

Quando o homem aceita a Jesus Cristo como seu salvador, automaticamente ele recebe o renovo e a regeneração que é uma ação do Espírito Santo. Em Efésios 2.1,5,6,fala dessa regeneração, onde estando o homem morto em delitos e pecados, aceita a Cristo e é vivificado espiritualmente.

Aquele que aceita a Jesus é salvo por meio predestinado por Deus (Ef 1.5) conforme seu propósito (Ef1. 11).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com