TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC TEOLOGIA

Trabalho Escolar: TCC TEOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  2.117 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

RIVALDA ALVES DOS SANTOS

PSICOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA O AUTOCONHECIMENTO NA IGREJA ATUAL

São Paulo

2011

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

RIVALDA ALVES DOS SANTOS

PSICOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA O AUTOCONHECIMENTO NA IGREJA ATUAL

Trabalho apresentado na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do ano de 2011, Curso de Bacharel em Teologia da Faculdade UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados

Professor: Ronel Dias Pereira

São Paulo

2011

PSICOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA O AUTOCONHECIMENTO NA IGREJA ATUAL

Rivalda Alves dos Santos

RESUMO

Frente à visão doutrinária aplicada à maioria das instituições cristãs no Brasil, este projeto pretende analisar questões referentes aos padrões doutrinários, onde a inserção da Psicologia seria uma proposta de trabalho em parceria com a Teologia de forma a promover a humanização e autoconhecimento aos indivíduos em suas relações de sociabilidade, entendimento e aplicação das escrituras dentro e fora das instituições das quais fazem parte.

Um dos maiores anseios do cristianismo é humanizar os povos, sendo então, o principal papel das instituições cristãs, porém para que isso ocorra, é necessário que as pessoas se descubram como pessoas, como indivíduos responsáveis, com direitos e deveres. Desviando a visão das coisas e redirecionando as pessoas, de forma, então a promover ações que visem a si mesmos e ao próximo.

A apresentação da Psicologia como ferramenta na aplicação dos ensinamentos de Jesus, numa proposta inovadora, não com uma conotação de auto-ajuda, mas de forma mais incisiva, com objetivos mais profundos, sendo somada às demais ferramentas disponíveis ao pregador para o crescimento e avanço do Reino de Deus.

PALAVRAS-CHAVE: Necessidades Humanas; Autoconhecimento; Relacionamento Interpessoal, Instituições Religiosas

ABSTRACT

Faced with the doctrinal view applied to the majority of Christian institutions in Brazil, this project aims to examine issues relating to doctrinal standards, where the inclusion of psychology would be a proposal to work in partnership with Theology in order to promote the humane and self-knowledge to individuals in their social relationships, understanding and application of scripture inside and outside the institutions to which they belong.

One of the greatest wishes of Christianity is to humanize the people, and then the main role of Christian institutions, but for this to occur, it is necessary for people to discover how individuals, as responsible individuals, with rights and duties. Deviating from the vision of things and redirecting people, so, then actions aimed at promoting themselves and others.

The presentation of psychology as a tool to implement the teachings of Jesus in an innovative proposal, not with a connotation of self-help, but more forcefully, with deeper objectives, being added to the other tools available to the preacher for growth and advancement the Kingdom of God.

KEY WORDS: Human Needs, Self, Interpersonal Relationships, Religious Institutions

INTRODUÇÃO

“... amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.” (Mc. 12.33)

O dicionário traz como um dos significados da palavra Psicologia, como sendo: “parte da filosofia que trata da alma e suas manifestações, bem como, da Teologia como “ciência da religião das coisas divinas”.

Uma das propostas das Instituições que representam o cristianismo seria o de humanizar as relações sociais, de receber os pobres, de ministrar cura aos enfermos, de perdão dos pecados, fazendo referência ao amor, o qual a Bíblia incansavelmente enfatiza, como tendo que ser demonstrado muito mais com ações do que com sentimentos. A busca por um mundo melhor, através de tais propostas com um fim louvável.

Tais Instituições são cobradas pela sociedade como sendo um bálsamo no câncer do egoísmo presente em cada pessoa naturalmente. No entanto, mesmo com a ministração da palavra de Deus, mesmo com seus templos equipados com aparelhagens modernas, mesmo com a divulgação desta palavra por outros meios de comunicação, mesmo com vários Projetos Humanitários coordenados por estas Instituições, os resultados não se apresentam muito promissores no que tange a humanização.

Nota-se então, um esforço em estimular uma fé “consumista”, para que o vazio existencial, natural e presente em cada pessoa, sejam preenchidos, mesmo que de forma momentaneamente, ou então, a uma perspectiva de auto-ajuda para que este vazio existencial seja preenchido por mensagens repetidas incansavelmente.

Uma abordagem psicológica utilizada como uma das ferramentas da Teologia, objetiva trazer de volta o “humano” que existe dentro de cada um, de forma a trabalhar o indivíduo de dentro para fora, para que tenha sentido à existência destas Instituições Cristãs, trazendo a todos o entendimento, bem como a aceitação que todos são providos de sentimentos (sem exceção), e que é de suma importância conhecê-los para possibilitar primeiramente relacionar-se consigo mesmos, antes de tentar relacionar-se com outras pessoas dentro e fora destas Instituições.

Sob o ponto de vista da psicologia, Augusto Cury (2006) apresenta um fascinante estudo do comportamento de Jesus, iluminando os aspectos mais notáveis de suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com