TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ITQ O REINO DE DEUS

Por:   •  13/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  1.198 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO[pic 1]

1.        Introdução        2

2.        Aspectos bíblicos e históricos        3

2.1        Jesus é a mensagem do reino        3

2.2        O reino de Deus no Antigo Testamento _        3

2.3        Diferentes entendimentos         3

3.        Significado para hoje        3

4.        O reino e a igreja        4

5.Conclusão        

6.Referencia Bibliográficas        

  1. Introdução

A expressão “Reino de Deus” que está relacionado a soberania de Deus sobre os céus ou sobre o mundo, será relatada nas pagina seguintes afim de nos fazer refletir sobre o governo de Deus e todas as coisas e toda terra.

Uma vez que Cristo reinará sobre toda a Terra.

“Desde então começou Jesus a pregar , e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mt 4.17).

  1. Aspectos bíblicos históricos

  1. Jesus é a mensagem do reino

Jesus Cristo veio ao mundo implantar o Reino de Deus e delegou a igreja de continuar esta tarefa. Quando é feita a oração do “Pai nosso” no modelo: - Venha o teu reino, seja feita a sua vontade – logo esta oração passa ser intercessão de cada um dos filhos de Deus, que além de viverem do Reino devem transmitir entre todas as pessoas que não tem a Deus.

  1. O Reino de Deus no Antigo Testamento

Reinado ou senhorio de Deus era presente ao povo que ouvia Jesus, no Antigo Testamento. No inicio Deus deixou claro que ele era o verdadeiro rei de Israel. Quando o povo pediu um rei humano, o Senhor manifestou o seu desagrado relatado pela bíblia Sagrada em  Primeira Samuel  capítulo 8 versículos cinto e sete. Deus como rei está presente em todas as Escrituras Hebraicas e algumas passagens identificam o reino de Deus com o reino de Davi primeiro crônicas capítulo 17 versículo 14.

  1.  Diferentes entendimentos

Nos dias em que Jesus vivia, os judeus aguardavam a vinda do reino. Após séculos de dominação estrangeira, a tendência de se entender o reino politicamente – a restauração do antigo reino de Israel. A vinda do reino na terra seria a repentina intervenção de Deus na vida do seu povo escolhido, libertando-o de seus opressores e restaurando a sua liberdade, independência e prosperidade como nos dias de Davi.

  1. O aspecto cronológico

Em todos os evangelhos a reino de certo modo já estava presente, todavia sua chegada em todo já é aguardada. Como citado na bíblia no livro de Mateus capítulo três versículo dois:

“E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”.

Muitas passagens por ai conhecidas falam do reino como uma realidade apenas escatológica.

  1. A proclamação do reino

Deus anuncia seu reino no livro de Lucas capítulo nove e versículo onze:

E, sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele os recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura”.

Deus também revela seus os mistérios no livro de Mateus capítulo treze versículo onze:

“E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Porque come o vosso Mestre com os publicanos pecadores?”.

Jesus Cristo delegou para seus discípulos de fazerem o mesmo, a igreja primitiva fez isso.

  1.  Interpretações

Segundo o site de pesquisa Portal Mackenzie o “reino de Deus” é um dos conceitos mais frutíferos e ao mesmo tempo controvertidos da teologia cristã. Nos dias de Jesus, entre os judeus, a expressão era usada em pelo menos três sentidos diferentes: (a) o reino eterno e invisível de Deus, que é independente da resposta ou do conhecimento; (b) a realização do reino de Deus em grupos ou indivíduos que aceitam a sua soberania (por exemplo, se diz que um prosélito “tomou sobre si o jugo do reino de Deus”); (c) o reino escatológico no fim da história, quando todos reconhecerão a soberania de Deus.

Os evangelhos deixam claro que há uma relação indissolúvel entre Jesus e o reino. Ele não somente anuncia o reino, mas a sua pessoa e obra são elementos essenciais do reino. Em Jesus, o reino de Deus se tornou uma realidade muito mais plena no mundo do que já havia sido até então. Jesus exemplificou de maneira suprema a submissão à vontade de Deus que é a característica mais importante do reino de Deus. Assim sendo, em sua pregação os apóstolos associavam o reino de Deus com a mensagem acerca de Jesus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com