TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO TEOLOGIA DO CULTO - O CULTO NO NOVO TESTAMENTO - EMANUEL LUCENA

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.720 Palavras (11 Páginas)  •  1.122 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO TEOLÓGICO[pic 1]

“MISSIONÁRIO WALTER ESTEVÃO GOODBAND”

 F. T. L. - FACULDADE TEOLÓGICA DE LORENA

EMANUEL GOMES LUCENA

TEOLOGIA DO CULTO

LORENA

NOVEMBRO/2016

EMANUEL GOMES LUCENA

 O CULTO NO NOVO TESTAMENTO

 

[pic 2]

 

LORENA

NOVEMBRO/2016

SUMÁRIO

PÁGINA

INTRODUÇÃO...........................................................................................................02

1 – DEFINIÇÃO DE CULTO.......................................................................................03

2 – O CULTO NO NOVO TESTAMENTO..................................................................04

2.1 – O CULTO PESSOAL.........................................................................................05

2.2 – O CULTO EM CASA.........................................................................................05

2.3 – O CULTO NO TEMPLO....................................................................................06

2.4 – ELEMENTOS DO CULTO NEOTESTAMENTÁRIO.........................................06

2.4.1 – LEITURA E PREGAÇÃO DA PALAVRA........................................................06

2.4.2 – ORAÇÃO........................................................................................................07

2.4.3 – HINOS E CÂNTICOS ESPIRITUAIS..............................................................07

2.4.4 – SERVIÇO MÚTUO.........................................................................................07

3 – APLICAÇÃO.........................................................................................................07

CONCLUSÃO.............................................................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................10

INTRODUÇÃO

 Como já vimos no trabalho anterior, a Teologia do Culto nos permite conhecer indispensáveis ensinamentos sobre os princípios fundamentais a serem praticados a fim de que a nossa adoração ao Senhor seja conforme a Palavra, em espírito e em verdade; agradável ao Altíssimo. Ao analisarmos o tema descobrimos quantas práticas erradas existem em nossas reuniões de culto ao Todo Poderoso Deus, quantos princípios bíblicos nos faltam em nossos momentos de adoração e quantas “inovações” heréticas inserimos em nossas liturgias, ainda que o intento seja cultuar ao Senhor.

Neste trabalho acadêmico o objetivo é analisar as principais características do culto no Novo Testamento; o que vai nos admirar, pois existem muitas doutrinas e princípios que não observamos em uma leitura bíblica rápida, daí a necessidade de um estudo sistemático e aprofundado deste tema.

Mas, o que é culto? É o momento e o lugar de encontro e de relacionamento de Deus com o Seu Povo/Igreja enquanto este O serve e O adora de maneira agradável a Ele e ao adorador; o que só acontece se for da maneira bíblica.

Cultuar a Deus é uma necessidade básica intrínseca em todos nós, algo que o próprio Deus nos inseriu, porém só o faremos de forma aceitável ao Senhor se o fizermos da forma correta e a Bíblia nos ensina como proceder a fim de alcançarmos este indispensável objetivo.

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:23,24.

“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo,
e não segundo Cristo;” Colossenses 2:8.

1 - DEFINIÇÃO DE CULTO

O que é culto? É o momento e o lugar de encontro e de relacionamento de Deus com o Seu Povo/Igreja enquanto este O serve e O adora de maneira agradável a Ele e ao adorador; o que só acontece se for da maneira bíblica.

Vivemos em constante renovação e evolução. As pessoas buscam novidades; desenvolvem novos pontos de vista sobre assuntos e temas já conhecidos. Tratando-se dos entendimentos teológicos e litúrgicos, também há diversas inovações atualmente, o que nos leva à questão: “Será que isso é bom?!”

Encontraremos a resposta se considerarmos o quanto dessas inovações teológicas e cúlticas vem das Escrituras Sagradas. Mas o que se pode perceber a luz da Bíblia é que parecem ser frutos de desejos, intenções e necessidades individuais de alguns. O fato é que há diversidade quanto à questão de como deve ser o culto ao Senhor, e ao discorrer o tema aprenderemos muito para errarmos menos.

A Bíblia, ao descrever o que denominamos culto, não usou termos similares aos que se referiam ao culto em outras religiões. Quer no Antigo Testamento, quer no Novo Testamento, essencialmente, o culto é descrito como serviço. Em qualquer língua, etimologicamente, liturgia significa “o trabalho que pessoas realizam”; não pessoas se divertindo ou fazendo o que “acham” ser bom. No Antigo Testamento, a adoração era prescrita e controlada com total seriedade; era litúrgica.

Como posso adorar a Deus segundo os princípios do Novo Testamento? Será que a Nova Aliança nos direciona à uma adoração aceitável no culto contemporâneo? Devemos cultuar ao Senhor apenas segundo os princípios bíblicos? Já que estamos no século XXI podemos modernizar nossos encontros de adoração? Será que o que realmente vale é a intenção e não importam os meios, pois todos os caminhos levam a Deus? Será? Será?

São tantas as indagações, e quanto mais pensamos, mais questionamos; o que é bom, pois os questionamentos nos fazem buscar respostas e se as buscarmos no lugar certo aprenderemos o que é certo e verdadeiro, e a verdade nos liberta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com