TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tradução 9 respostas ao ministério

Por:   •  10/3/2018  •  Tese  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5
  1. 9 RESPOSTAS SAUDÁVEIS À CRÍTICA NO MINISTÉRIO[1]

Brian Jones, 17 de abril de 2017.

A única coisa que todos os pastores titulares têm em comum é que nós somos alvos constantes para os críticos.

Algumas vezes nós somos criticados por boas razões. Nós precisamos mesmo disso. Embora uma crítica construtiva possa ser entregue de formas equivocadas, muitos de nós confundem crítica sólida da liderança com calúnia. Muitas vezes elas são legítimas, úteis e construtivas, advertências que nós precisamos ouvir e absorver.

Muito frequentemente, contudo, os pastores titulares que eu conheço são criticados porque eles são líderes da única organização na cidade que lida diretamente com manipuladores e mandões. Nenhuma outra organização, além talvez de conselhos escolares disfuncionais, carece dos mecanismos internos e dos meios para identificar, afastar e difundir personalidades destrutivas tanto como a igreja local.

POR QUE AS IGREJAS NÃO TRATAM BEM COM OS CRÍTICOS

Eu acredito que isto acontece por poucas razões.

Primeiro, muitos pastores titulares têm adotado um paradigma defeituoso que diz que eles precisam ser pastores pessoais, sempre disponíveis e não precisam ser líderes fortes. Neste vácuo de liderança é que caminham críticos e personalidades polarizadoras.

Segundo, igrejas atraem pessoas quebradas e pessoas quebradas ferem outras pessoas.

Terceiro, muitos membros de igreja projetam questões paternas não resolvidas sobre o pastor titular, levando feridas abertas para a arena pública.

Quarto, a maioria das igrejas não pratica o ensino bíblico. Segundo Mt 18.15-20, há um processo para resolução de conflitos que deve ser seguido, e que algumas vezes termina pedindo que a pessoa deixe a igreja.

AS CINCO ACUSAÇÕES

Anos atrás, nossa igreja recebeu uma mulher com uma personalidade obnóxia. Ela conhecia os caminhos em torno de uma igreja para ser uma influência destrutiva sem atrair a atenção para si mesma. Ele tinha dominado o que eu chamo de crítica velada – a habilidade de criticar e minar pessoas, ao mesmo tempo em que fazia parecer que não era a afronta que estava destinada a ser.

Sua tática principal era usar rotineiramente as quatro palavras mais divisivas que qualquer membro de igreja poderia dizer: “Pessoas estão dizendo que...”. Usando esta frase exata fazia parecer como se ela estivesse meramente “relatando” as críticas e observações sarcásticas de outras pessoas, quando na realidade ela estava realmente compartilhando suas próprias opiniões.

Esta expressão é frequentemente seguida pelo que eu chamo de as cinco acusações, que são as acusações mais comuns levantadas contra pastores titulares independentemente da idade, da posição e da denominação:

“Pessoas estão dizendo que...”

… você não está administrando bem a equipe de liderança”.

… você está gerenciando mal as finanças da igreja”.

… a única coisa com que você se preocupa é evangelismo”.

… você não está alimentando bem as pessoas”.

você não está realmente preocupado com as pessoas”.

Ouça, eu estou no ministério por um quarto de século e tenho treinado mais pastores titulares do que eu posso contar. Sempre – e eu quero dizer sempre mesmo – que uma pessoa diz que “pessoas estão dizendo que...”, na verdade é sempre a opinião da própria pessoa. Sempre. As pessoas usam esta frase como forma de tentar dar credibilidade para o que estão dizendo, sob a aparência de uma maioria anônima silenciosa em algum lugar. Confie em mim, não é a maioria. É essa cara, a sua esposa e seu amigo que vive com 19 gatos. Não é a maioria.

A mídia social, com sua capacidade de permitir a qualquer um a oportunidade de alcançar um grande grupo de pessoas com apenas um clique numa tecla, tem apenas exacerbado o problema.

COMO LIDAR COM O CONFLITO DESTRUTIVO

Deixe-me compartilhar nove etapas de ações que todo pastor titular, diretoria de igreja e equipe de liderança podem aplicar para mitigar a presença e o impacto desses tipos de personalidades.

1. Entenda que perder pessoas faz parte do processo.

Quanto mais tempo você mantiver por perto pessoas que provocam divisão, que não compram a sua visão, missão, valores ou filosofia de ministério, mais tempo você estará retardando o inevitável. Estas pessoas, ao longo do tempo, tornam-se um problema, células cancerosas que atraem outras células para si mesmas, se expandem e param os órgãos que são vitais para o funcionamento do corpo. Não fecha as portas do fundo. Como um cólon, ela está lá por uma boa razão.

2. Pregue sobre Mt 18.15-20, fofoca e calúnias uma vez ao ano.

Eu fiz isso nos primeiros sete anos de vida da igreja que nós plantamos. As pessoas precisam saber como o conflito é tratado numa comunidade que funciona biblicamente.

3. Comprometa-se a crescer apenas pelo crescimento da conversão.

Fazendo isso, você minimizará a possibilidade de atrair cristãos que tenham aprendido maus hábitos em outros lugares.

4. Evite a adesão de pessoas que estejam fugindo de conflitos não resolvidos em sua última igreja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com