TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Walmir De Andrade Santos

Dissertações: Walmir De Andrade Santos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA : O BOM SAMARITANO E AS LIÇOES PARA O PEQUENO GRUPO

TEXTO: LUCAS 10:25-37

INTRODUÇÃO:

Antes de explicar o texto, mostre o quadro da Piramide do pequeno grupo e o organograma do pequeno grupo, explicando como funciona a rede: Pastor Walmir Andrade/ Coordenador da sua Rede(Ex. Klevys)/ Seu discipulador(Ex.Tito)/ e o Líder de Pequeno Grupo que é vc. Fale da importância de PGM por que o Pequeno grupo de um tempo de caminha precisa multiplicar-se .

O PEQUENO GRUPO PRECISAR MULTIPLICAR-SE PAR AMELHOR RECEBER OUTROS E EXERCER AS LIÇOES QUE O BOM SAMRITANO NOS DEIXA COMO EXEMPLO

A situção narrada por Jesus repete-se em nossos dias, tanto no plano concreto quanto no mundo espiritual. As pessoas sofrem assédios, tanto dos ladrões de carne e osso, como dos espíritos malignos, que têm o mesmo objetivo: - matar, roubar e destruir. A mídia, em todas as suas formas, divulga, diariamente, relatos de violências, em todos os níveis, contra homens, mulheres, jovens e crianças, de todas as idades. As pessoas, como o homem que foi roubado e espancado, estão meio mortas, com medo, ansiosas, sem esperança e abandonadas à própria sorte.

Qual deve ser a nossa atitude, primeiro como seres humanos e, depois, principalmente, como cristãos que colocam em prática a palavra de Deus? Jesus deu-nos a resposta ao evidenciar, primeiro a omissão do sacerdote e do levita – que passaram pelo mesmo caminho e se omitiram covardemente – e depois, mostrou as atitudes do samaritano, um quase estrangeiro e considerado pelos judeus da época como uma pessoa de segunda categoria. Vejamos o que o samaritano fez e que nós omos desafiados a fazer atraves dos Pequenos Grupos

1) Ele viu e chegou perto. Ele encheu-se de íntima compaixão – ele se importou: ele viu e permitiu que aquela imagem lhe causasse um impacto capaz de mudar sua atitude momentânea. Ele interrompeu o que estava fazendo, e se aproximou do moribundo. Ele sentiu compaixão. Se quisermos ajudar alguém não basta apenas olharmos e sentirmos dó ou pena. Isto não basta. É preciso atitude!

Façamos como o samaritano. Ele parou e se aproximou.

Hoje os relacionamentos são superficiais. Quase ninguém tem paciência para ouvir. Ninguém quer realmente se aproximar do outro, pois isto requer tempo, compromisso, transparência e envolvimento. Mas é exatamente isso que uma atitude de amor cristão requer – aproximação. Aliás, foi o que Deus fez a nosso favor. Ele viu nossa miséria e se importou. Deixou sua glória celestial e se humanizou, ele se importou conosco.

2) Ele tratou das feridas do moribundo - O samaritano não ficou apenas observando o sofrimento daquela vítima. Ele agiu prontamente e rápido. Usou os meios que dispunha no momento para diminuir a dor daquele que estava ferido.

O que fazemos quando vemos alguém ferido física ou emocionalmente, triste, doente, cabisbaixo, desanimado e falando em abandonar tudo e desistir? Precisamos agir rápido e cuidar das feridas, trazendo uma palavra de ânimo, ouvindo, usando os meios que temos para diminuir a dor física e emocional daqueles que estão ao nosso redor.

3) Ele colocou em sua cavalgadura - Ele assumiu responsabilidade sobre aquele homem. Ele entendeu que precisava fazer algo mais. Precisa tirar aquela pessoa daquela situação crítica, perigosa e lastimável. Há momentos que Deus coloca sob nossa responsabilidade pessoas em situação de risco, o que exige de nós uma ação imediata, contínua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com