TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Tcc

Monografias: Projeto Tcc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  3.265 Palavras (14 Páginas)  •  1.132 Visualizações

Página 1 de 14

1° ETAPA

1° Passo:

Auditoria Interna

Auditoria Externa

. A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizada para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras. . A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente.

. A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente. . O auditor deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho ele examina, porém subordinado às necessidades e desejos da alta administração.

A auditoria é realizada por um funcionário da empresa. O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras.

O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa. . O auditor deve ser independente em relação à administração, de fato e de atitude mental.

. O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual. A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros.

A revisão das atividades da empresa é contínua . O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras

. O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa. . O trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado.

Passo 2:

A Cia. Alfa S.A. está sendo auditada por auditores independentes, e um dos componentes das demonstrações financeiras é a conta ’Banco Conta Movimento’. Imaginem que vocês são uns dos auditores e irão efetuar os procedimentos de auditoria a seguir descritos. Expliquem cada procedimento e sua importância no processo de auditoria desta conta contábil:

1. Exame Físico.

E o procedimento é utilizado para as contas do ativo e consiste em identificar fisicamente o bem declarado nas demonstrações.

• Dinheiro em Banco

• Duplicatas a pagar e Receber

• Títulos e ações de Capital.

2. Circularização

É uma técnica utilizada pelos auditores para confirmar informações constantes das demonstrações contábeis.

Ao fazer a análise de uma rubrica contábil, por exemplo o “Contas a Pagar”, e querendo verificar se os valores ali constantes são os efetivamente devidos, o auditor encaminha correspondência a todos os credores, ou a uma parte deles, solicitando informações sobre as pendências que ele tem com a empresa auditada.

De posse das respostas, faz o confronta mento com os registros contábeis, para ter uma visão da verdadeira situação da rubrica. Havendo divergências entre os registros, caberá ao auditor caracterizar esses pontos e desenvolver ações investigativas para encontrar os números verdadeiros e o que deu causa às diferenças.

É claro que, por si só, a circularização não constitui prova documental capaz de caracterizar fraudes, já que ela é, apenas, uma ferramenta utilizada pelos auditores em suas análises investigativas. Entretanto, os resultados que ela possibilita podem, perfeitamente, identificar situações que levem a provas documentais que caracterizem uma fraude.

3. Documentos Originais.

O exame dos documentos originais é o procedimento de auditoria voltado para o exame de documentos que comprovem transações comerciais ou de controle. Aponta que dentro da empresa existem transações que merecem ser evidenciadas por documentação que forneça suporte contábil e descontrole interno de sua realização.

Saídas da Conta Banco Movimento ( Documento a Verificar)

• Mapas demonstrativos;

• Requisição de Compras

• Folha de Pagamento

• Boletim caixa

4. Cálculos.

O procedimento técnico de cálculo consiste na conferência aritmética de documentos Comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias.

Por meio do procedimento de cálculo, o auditor revisa as operações aritméticas realizadas na elaboração dos registros contábeis.

São exemplos as revisões dos cálculos de provisões, depreciação, amortização, apuração de estoques.

5. Escrituração.

Verificação de Documentos;

Exame da conta de razão de duplicatas a receber;

Exame da conta de razão de adiantamentos de empregados;

Exame da conta de razão de títulos a receber;

Exame da contabilização no período de competência

6. Investigação.

O procedimento técnico de investigação e confirmação consiste na obtenção de informações com pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade, tais como empregados, administradores, fornecedores, clientes e bancos.

A informação de fonte externa tende a ser mais confiável do que a obtida na entidade auditada.

Normalmente, quando esse procedimento é aplicado a pessoas conhecedoras da transação dentro da entidade auditada, o auditor realiza entrevistas. Caso deseje entender melhor como funcionam os controles internos previstos no manual de normas de controles internos da entidade, o auditor pode, por exemplo, fazer entrevistas com empregados e administradores da entidade, solicitando esclarecimentos.

7. Inquérito.

O inquérito consiste na formulação de perguntas e na obtenção de respostas satisfatórias. É um dos procedimentos de auditoria de grande valia, desde que corretamente aplicado.

O principal objetivo do inquérito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com