TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alimentação e Comensalidade: Aspectos Históricos e Antropológicos

Por:   •  7/9/2020  •  Resenha  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera – Campus Taubaté1

CST em Gastronomia – Antropologia e História da Alimentação / Prof. Rafael Ferro

Resenha Crítica de texto:

1-  Obra: Alimentação e Comensalidade: Aspectos Históricos e Antropológicos – Alimento / Artigos - (Sueli Aparecida Moreira)

2- Apresentação :  O texto mostra a origem da alimentação, o surgimento da comensalidade (o que, onde, quando e com quem comemos). Mostra como a comensalidade foi evoluindo com as mudanças dos hábitos da sociedade com o passar do tempo.

3 - A estrutura: O texto basicamente é dividido em três seções: Introdução mostrando como surgiu a alimentação e  a comensalidade, a família, e a maneira que a sociedade se manisfesta compartilhando a comida. A Segunda seção mostra a importância da família e a evolução da comensalidade com a mudança dos hábitos e o que provocou estas mudanças. E a terceira seção que mostra a globalização dos alimentos comercializados prontos e sua conseqüência a saúde. A proliferação de grandes marcas a nível mundial, sem a preocupação de uma alimentação de qualidade. Como a globalização consegue atingir todos os níveis da sociedade de todas as regiões e lugares do planeta. A necessidade de um cuidado e  uma orientação para voltarmos a ter uma alimentação de qualidade, saudável.

4 - Descrição do conteúdo:

Na primeira seção a autora descreve como surgiu a alimentação desde a descoberta do fogo para cocção e o surgimento da comensalidade, ato de compartilhar o alimento preparado em determinada ocasião num local seguro. O surgimento de rituais familiares,  a ocasião, e as maneiras de compartilhar. A formação de padrões alimentares, a utilização de talheres, os rituais e tabus . A importância da família como primeira comunidade que se estabeleceu em torno do alimento. Como a família influencia de maneira direta, na transmissão de costumes, para uma alimentação de qualidade. A sociabilidade manisfesta-se  sempre na comida compartilhada.

A segunda seção, “Ato social versus Família”,  a autora  mostra  que a importância da família na boa qualidade da alimentação esta fragilizada devido a evolução do estilo de vida da sociedade e a mudanças dos hábitos alimentares. A industrialização, a inserção da mulher no mercado de trabalho cria um enfraquecimento do espaço familiar e o rítmo de trabalho deixa pouco tempo para compartilhar as refeições com a família. O Comer transforma-se em mera operação de reabastecimento. Através de estudos de relacionamento da família entre  filhos(as), a autora mostra como isso afeta a qualidade da alimentação, tanto por uma má escolha sem orientação da família, como o ato de comer sozinho estimula o consumo de alimento de preparo rápido de baixa qualidade nutricional, os fast food e junk food. Outros fatores que mudaram o comportamento da civilização são mostrados e justificam o surgimento de maus hábitos alimentares e o enfraquecimento dos rituais de comensalidade na família. O uso da alimentação como entretenimento,os petiscos, o fast food e o lanche da moda entre os jovens.

Na terceira seção, “Fast Food Globalizado”, a autora mostra a distinção de Comida de casa, feito por alguém para alguém e Comida  da rua, feito por um profissional qualificado especializado. O comensal urbano que prefere “almoçar mais rápido” e “jantar com calma”. A cozinha materna e os hábitos alimentares da família já não são mais referencia de formação do gosto. A Globalização e a hegemonia das culturas alimentares e a consequentemente a  individualização do comportamento alimentar. O Fenômeno local de sucesso se torna que se torna globalizado, McDonald foi um dos primeiro . Ressalta também a má qualidade da alimentação gerada pelo consumo dos fast food e junk food, alimentos com alto teor de gordura saturada ,açúcar e sódio.

5 - Analise de crítica:

        A alimentação e comensalidade. O que comemos, como comemos, quando comemos e com quem comemos. Isto reflete o que somos. Somos frutos de uma evolução que começou com a descoberta do fogo para preparar a carne da caça, até a comida dos astronautas. Temos como necessidade humana a alimentação e parece que nos primórdios a espécie humana se alimentava de maneira mais natural e mais saudável. Com a evolução da sociedade, o capitalismo e  a industrialização, surgiram facilidades de alimentação sem nenhuma preocupação com a qualidade nutricional, alimentos comercializados prontos. O indivíduo meramente repõe sua energia através de uma alimentação de gosto muito atrativo rico em gordura, açúcar e sódio, sem se preocupar com possíveis danos a sua saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com