TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BURANHÉM, ESTADO DE MINAS GERAIS E BAHIA.

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  3.445 Visualizações

Página 1 de 5

A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BURANHÉM, ESTADO DE MINAS GERAIS E BAHIA.

A Bacia hidrográfica do Rio Buranhém encontra-se localizada nas regiões Sudeste e Nordeste. O rio nasce na Pedra do Cachorro, na Serra dos Aimorés, na cidade de Santo Antônio do Jacinto, no Estado de Minas Gerais. O Rio é conhecido como rio peixe e Porto Seguro. Percorre aproximadamente 20 quilômetros no Estado de Minas Gerais e no Estado da Bahia 128 quilômetros, completando assim 148 quilômetros até a sua foz no Oceano Atlântico, que acontece na cidade de Porto Seguro, próximo ao distrito de Arraial D´Ajuda, e nas praias do Cruzeiro e Apago Fogo (SOARES, 2008). [pic 1]

[pic 2]

Foz do Rio Buranhém em Porto Seguro-BA (DAJOZ, 2003).

Observa-se que a Bacia Hidrográfica do Rio Buranhém esta localizada em municípios de grande fluxo turístico, servindo como atração turística, onde são realizados passeios ecológicos, abrangendo uma área de 377,8km², cortando inclusive a BR 101, rota que faz a integração nacional da região. Os passeios ecológicos são realizados principalmente na Ilha do Pau do Macaco, uma das várias ilhas fluviais da região entre diversos ecossistemas, forma ainda um estuário com 12 km de extensão, entre manguezais, espécies características estuarinas (SOARES, 2008).

[pic 3]

                     Figura 1 – Localização da Bacia Hidrográfica do Rio Buranhém – Sul da Bahia (SOARES, 2008).

[pic 4]

Figura 2 – Indicação dos pontos de amostragem recentes e históricos (SOARES, 2008).

[pic 5]

             Figura 3 – Localização da bacia do Rio Buranhém em relação às bacias vizinhas, sul da Bahia.

        A região onde se encontra a Bacia Hidrográfica do Rio Buranhém, economicamente depende praticamente do turismo, principalmente na região de Porto Seguro-BA, local da foz do Rio, podendo dar destaca pecuária, agricultura, como mamão, banana, café, entre outros existentes na região. O turismo na região é de grande destaque sendo uma das principais cidades de maior destino turístico do Estado da Bahia.

        O clima da região é tropical com temperaturas predominantemente estáveis e geralmente elevadas praticamente em todos os meses do ano, existindo duas estações distintas pelas chuvas, porém, o período em sua grande maioria é quente e seco, com média de 25º e mínima com 15º (BRASIL-IBGE, 2010).

        Em algumas partes da Bacia do Rio Buranhém é Mata Atlântica e cerrado. Vale destacar ainda que uma parte considerável da região de mata atlântica sofreu com do desmatamento e até os dias atuais ainda vem sofrendo com essa problemática, onde se busca um trabalho de conscientização sobre a importância da mata atlântica, principalmente para a conservação e preservação ambiental existente em sua maior parte, ou seja, na maior parte onde se encontra localizada a Bacia Hidrográfica do Rio Buranhém (SOARES, 2008).

A região em estudo está situada em áreas originalmente cobertas por Mata Atlântica com dois tipos distintos de formação vegetal, denominados Floresta Ombrófila Densa das Terras Baixas, compostas por árvores cujo porte varia de 20 a 30 metros, submata arbórea com lianas e epífitas e o Sistema Edáfico de Primeira Ocupação ou Formações Pioneiras que se subdivide em: contato savana/floresta ombrófila densa (muçunungas) de composição vegetal representada por Savana Gramíneo-Lenhosa e áreas de influência marinha (restingas) que são cobertas por vegetação arbórea e herbáceo-arbustiva (FEITOSA; FILHO, 2007).

        Apesar de a região ser uma atração do turismo nacional e internacional, também sofre com alguns problemas, principalmente em relação à questão hidrográfica, onde o grande número de uso para o turismo e também do comércio, como é o caso das balsas que está situada na foz no Rio Buranhém e a pesquisa praticada na região da bacia hidrográfica tem acarretado questões que devem ser levadas em conta (SOARES, 2008).

O Rio Buranhém desempenha um importante papel na dinâmica socioespacial na região de sua bacia hidrográfica, posto que as colônias de pescadores estão na dependência da pesca para sua própria sobrevivência. O assoreamento do rio e a contaminação dos mananciais hídricos são fatos (ARAÚJO, 2004, p. 52).         

        Além de todos os fatores positivos apresentados pelo rio, é possível apresentar também os fatores de degradação do Rio Buranhém, que abastece praticamente toda a população ao redor de sua Bacia Hidrográfica, principalmente as cidades de Eunápolis-BA, que atualmente possui mais de 120 mil habitantes. O rio vem sofrendo assoreamento, bem como redução de vazão e também a destruição da mata ciliar, vegetação que cobre as margens do Rio, problema esse causado principalmente pelos sérios problemas de poluição, onde são lançados desejos no rio sem tratamento e principalmente de dezenas de localidades que despejam o esgoto doméstico (ALBURQUERQUE, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (421.9 Kb)   docx (574.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com