TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA E SOCIEDADE

Por:   •  23/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 5

POLITICA

* D. Pedro I proclama a independência do Brasil, mas esse é apenas o inicio. “Para fazer de nosso reino um grande Império, é necessário promover o desenvolvimento da economia, garantir a posse sobre o território e elaborar uma constituição.” Diz o Imperador, ao convocar a Assembleia Constitucional. Ele diz ainda que "O principal objetivo da convocação seria a elaboração de uma constituição totalmente brasileira, ou seja, um conjunto de leis que asseguraria os direitos do governo e da população brasileira”.

REBELIÕES

* A constituição não esta sendo bem aceita pelo Partido Brasileiro nem por grande parte da população brasileira e uma das consequências dessa oposição é a Eclosão da Confederação do Equador, que aconteceu em Pernambuco. O inicio ocorreu quando D Pedro I nomeou o conservador Francisco Paes como presidente da província pernambucana. Essa atitude foi totalmente contra ao desejo dos pernambucanos, que desejavam o liberal Emanuel Carvalho para o cargo.

* Revoltados, os pernambucanos iniciaram uma campanha, com o objetivo de chamar as províncias mais próximas para que juntos eles fundem um novo país republicano, a Confederação do Equador. O movimento foi liderado pelos jornalistas Cipriano Barata e Frei Caneca, que foram condenados à morte, após o envio das tropas do Imperador, que acabaram com a rebelião.

* Ainda está havendo muitos protestos contra o imperador D. Pedro I em algumas províncias do norte e nordeste brasileiro. Já nas províncias do Grão-Pará, Maranhão, Piauí e Bahia ocorreram conflitos aramados entre tropas locais e oficiais.

* Os políticos da Constituição brasileira estão tentando limitar os poderes do imperador, que já está pensando em fechar a Assembleia Constitucional. 

CULTURA E SOCIEDADE

*Essa semana diversas peças estrangeiras serão estreadas nas grandes cidades. Muito embora apenas alguns membros da Elite, que entenderão os idiomas das apresentações, poderão as compreender.

*D Pedro I também vem impulsionando o estudo de Direito, com a criação dos cursos de Ciências Sociais e Jurídicas em São Paulo e Olinda. Esses cursos serão frequentados apenas pelos homens, enquanto as mulheres das classes altas receberam educação voltada para o desenvolvimento de seus dons artísticos em casa, assim como as damas europeias.

* Diante da crise política e econômica generalizada, o Imperador atende as suplicas dos portugueses e retorna para a Europa com a familia, abdicando de seu trono em favor do filho de 5 anos.

PERIODO REGENCIAL

* Com a abdicação de D. Pedro I, é instituída, após os testes com a Regência Trina Provisória, a Regência Trina Permanente, onde os escolhidos para os cargos são o Brigadeiro Francisco de Lima e Silva e os deputados João Bráulio Muniz e José Costa de Carvalho.

 * Diogo Feijó acaba de criar a Guarda Nacional, uma organização de milícia que deve agir em nível regional, contendo manifestações contrarias as regências. É formada por membros das classes mais altas da região, sendo necessário possuir renda maior que 100 mil reis para ingressar na milícia.

* D. Pedro de Alcântara tem apenas 5 anos de idade, a constituição Brasileira afirma que o país deverá ser governado por regentes, até o herdeiro atingir a maioridade (18 anos)

* O governo pronunciou-se sobre a crise que está afetando o país e disse que a disputa de poder entre os Restauradores (que defendem a volta de D. Pedro I ao poder), os Moderados (que defende os votos para ricos à continuação da monarquia) e os Exaltados (que querem reformas para melhorar a vida dos necessitados e o direito do voto para todas as pessoas) é o que está fazendo a crise aumentar.

*As Revoltas Regenciais estão ocorrendo em várias regiões do Brasil, e isso se deve em função da instabilidade política do país (falta de um governo forte) e das condições de vida precárias da população pobre, que é a maioria. 

Uma das principais revoltas que vem acontecendo é a chamada Guerra dos Farrapos, na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Os revoltosos são principalmente estancieiros, militares-libertários, membros das camadas populares, escravos e abolicionistas, que estão descontentes com os altos impostos cobrados sobre produtos do sul (couro, mulas, charque, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com