TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conquista do Paraíso

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 3

1492 - A Conquista do Paraíso

Elenco:

Gerard Depardieu, Sigourney Weaver, Armand Assante, Arnold Vosloo.

Direção:

Ripley Scott

Gênero:

Ação, Aventura

Sinopse:

1492 - A Conquista do Paraíso é uma grande aventura com cenas deslumbrantes captadas pelo diretor Ripley Scott (Gladiador, Alien e Blade Runner- O Caçador de Andróides) estrelada por Gérard Depardieu, Armand Assante e Sigourney Weaver. Depardieu interpreta Cristóvão Colombo, um intrépido navegador que descobre uma nova rota para chegar às índias, porém não deixa de estar sujeito às traições e carnificinas que suas viagens trariam como consequência.

filme

Trata das duas primeiras viagens que se tornaram um marco na vida desse almirante e nos leva a terceira e última etapa da deslumbrante aventura. Bravura e cegueira, triunfo e desespero e a arrogância do Velho Mundo, em contraste a inocência do Novo Mundo, sucedem, nessa ordem, uma história adiada porque o de paixão extremado. É a Conquista do Paraíso, o começo de uma nova era.

1492 - A Conquista do Paraíso

   O surto expansionista, o aspecto geográfico, com a revelação de novas terras; no caso de 1492, com a viagem de Cristóvão Colombo naquele ano. Decorreu de uma ideia fixa que o obcecava, ou seja, chegar ao Oriente pelo Ocidente, fantasiosa para a maioria de seus contemporâneos. Perseguiu-a longamente, obteve o apoio de Castela e Aragão e pretendeu haver chegado à índia, meta desejada como riqueza, cujos mapas foram lidos e estudados pelo navegante.

  Problema questionar se o colonialismo espanhol foi melhor ou pior que o português, o francês, o holandês, o inglês. O mal estava no colonialismo em si, como está em qualquer dominação.  Os iberos muito determinaram, com imposições que não recuavam ante a violência mais crua, mas aprenderam também com os nativos com praticas, técnica para caça e até crença.

  A força da superioridade do equipamento do invasor houve a dominação e resistência indígenas. Houve na América um dos maiores genocídios verificados na história, com a mortandade talvez da maioria.

  A cena de maior impacto foi à batalha entre os índios da tribo das montanhas e os espanhóis ilustrados no filme. Os índios da montanha não aceitavam a presença dos espanhóis na ilha. Isso nos remete a teoria evolucionista, onde prevalecia a raça, cor, Cultura, religião. Outro fator que chamou atenção no filme foi quando o índio que estava ajudando Cristóvão Colombo, o abandonou dizendo: que Cristóvão não aprendeu à fala a língua dele. Mais uma vez o filme denuncia que os colonizadores não se preocupavam em aprender o idioma indígena. Os colonizadores treinavam alguns índios para fala o idioma deles.

  Relacionamos o filme em duas situações nas teorias que debatemos em sala de aula: a primeira o evolucionismo no que diz respeito ao determinismo  cultural do colonizador sobre o colonizado. Relativismo cultural no filme ocorreu quando o personagem Cristóvão Colombo em seu primeiro contato com os índios. Que se permitiu em conhecer a forma que comunidade indígena convivia e a forma como ele funcionava.

  Ao analisar o próprio título: “a conquista do paraíso”. Que na visão dos diretores e produtores a chegada às Américas não foi mais que o início da conquista de um novo território, mais sim uma leitura eurocêntrica. Mais um aspecto que reforça essa visão está presente na cena  ´quando Colombo ao olhar para frente, o nevoeiro vai passando e se “descortina” o Novo Mundo. Essa cena, por mais inocente que pareça, vem ao encontro da ideia de “descoberta” da América tão propagada no ensino de História. Uma olhar evolucionista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com