TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Brasileira

Por:   •  27/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2

Período – 2018/1º

Disciplina: Cultura Brasileira

Coordenador: Maria Amália

Aluno: Raquel de Paula Marques        Matrícula: 17217130014        Polo: DCA

Observações: Essa avaliação contém uma questão no valor de 10,0 (dez) pontos.

Questão Única: Faça a leitura atenta das orientações abaixo para a realização de uma resenha crítica.

  1. Formatação: a resenha deverá ser desenvolvida em no máximo três páginas. O número mínimo de páginas são duas. Deverá ser utilizado espaçamento 1,5 entrelinhas, a fonte é Times New Roman ou Arial e o tamanho é 12. O texto deverá estar no modo justificado.
  2.  Elaboração da resenha
  1. Definição: as resenhas são um tipo de síntese de artigos ou livros, porém não são simplesmente resumos, são reflexões baseadas em argumentos teóricos, em dados pesquisados, ou seja, uma análise profunda do texto com o objetvo de apresenta-lo ao leitor. Para a realização da sua resenha siga os passos abaixo:
  1. Leia o texto em sua totalidade tentando identificar qual é o tema central, quais são os temas secundários, a hipótese, o objetivo do autor e a argumentação utilizada para sustentar a tese proposta.  
  2. Toda resenha deve ter uma primeira parte introdutória, onde se comenta o tema principal do texto.  São algumas linhas gerais do que trata a resenha.
  3. Logo a seguir se apresentam as principais idéias do autor do texto resenhado. Isto pode ser: argumentos, debates, resultados de pesquisas, teorias ou questões metodológicas. Essa é a parte do desenvolvimento, o corpo da sua resenha.
  4. Ao final, as idéias apresentadas no decorrer do seu texto são finalizadas. A conclusão deve apresentar um desfecho coerente para as idéias, a finalização da argumentação desenvolvida na sua resenha com base no texto da avaliação.

3-Texto da resenha:

OLIVEIRA, Ana Amélia. Cultura popular e turismo: o Ceará nos anos 1970. Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 7(1), pp. 54-69, jan-mar, 2015.

Introdução

Autora Ana Amélia R. de Oliveira retrata no texto o artigo publicado no jornal Gazeta de Noticias em junho de 1971, denominado  “Turismo, uma nova chance para a cultura?”. O artigo expressa a importância de medidas publicas para vincular uma cultura popular a atividade turística no Ceará, visto que, irá contribuir não somente para o setor econômico como também  em diversos setores.

Palavra chave: Cultura popular, Ceará e Turismo

Desenvolvimento

        Primeiramente a autora relata que foi no inicio dos anos de 1970 que se intensificava a política de turismo no Ceará com intuito de fomentar a cultura e ampliar as atividades turísticas gerando oportunidades, visto que, nesta ocasião basicamente não havia esforços do poder publico. Portanto, se fez necessário mostrar aos turistas que além dos seus encantos naturais, o Ceará tinha uma cultura popular diversificada e com muitas características marcantes, que favorecida de algum valor simbólico, transfigura-se em mercadoria valorizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (371.5 Kb)   docx (101.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com