TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Disciplina de Comunicação e Mídias Digitais

Por:   •  3/2/2021  •  Tese  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal de Santa Maria

Ciências Sociais da Comunicação

Publicidade e Propaganda

Disciplina de Comunicação e Mídias Digitais

Leonardo Telöken

14 de abril de 2020

Comentário sobre o documentário “A Pesquisa”

 Após a revelação dos navegadores e sua função de tornar a web um meio mais acessível às pessoas do mundo todo, os sites se tornaram comuns, porém ainda era muito complicado localizar as páginas desejadas e de link em link as pessoas iam clicando para tentar achar aquilo que procuravam. Foi então que dois jovens estudantes da Universidade de Stanford tiveram a grande ideia de elaborar um site, no qual as pessoas poderiam acessar, através de compilados e subcategorias, os links desejados. Havia uma listagem e os usuários só precisavam localizar uma categoria que continha o assunto que precisassem e encontrar um link, ao clicar nele o usuário era direcionado para o site com as informações que estava procurando. Dessa ideia surgiu o que conhecemos hoje como sites de busca.

 Essa ferramenta teve o nome “Guia de Jerry e David para a World Wide Web”, porém com seu sucesso surgiu o nome “Yahoo!”. Com a fama não veio só o nome, mas também a Sequoia Capital, uma investidora do Vale do Silício, fora investido no site de busca um valor de dois milhões de dólares, entretanto, eles ainda não sabiam como fazer para lucrar com esse site.

 A publicidade esteve presente nas mídias gerais desde sempre, nos jornais, na televisão e nas rádios principalmente. Sendo assim, a ideia era trazer a publicidade para a web também, apesar dos dois estudantes ficarem com o pé atrás quanto aos banners de propaganda em seu site, eles concordaram. O medo era de que os usuários deixassem a plataforma por se sentirem explorados de certo modo, com uma visão capitalista. Todavia, o numero de usuários só cresceu com o tempo, então foi investido cada vez mais em propagandas e o Yahoo! tornou-se a primeira empresa a ganhar dinheiro na internet, provando o valor econômico da web.

 Após um curto período de tempo, outros dois estudantes de Stanford desenvolveram um novo site de busca, porém esse funcionava através de softwares, que ao escrever o que desejava buscavam em toda a web, através de palavras-chave, possíveis sites que continham o assunto pesquisado. O seu nome era Excite e foi uma grande concorrente do Yahoo! na época.

 Com a concorrência, os dois sites buscavam prender seus usuários cada vez mais, com novos atrativos para as ferramentas, como personalizações, salas de bate-papo, e-mail, entre outros, assim os sites de busca se tornaram portais, e o foco deixou de ser na pesquisa. Com isso, os sistemas de busca tornaram-se completamente obsoletos e inutilizáveis, visto que um usuário passava horas tentando encontrar o que deseja, pois sempre que pesquisava apareciam links de venda ou até mesmo sites obscenos.

 Em dias de densa escuridão, surge uma luz. Dois outros garotos de Stanford, frustrados com a situação atual, desenvolveram um novo modelo para os sites de busca, baseado em sua visão de que quando um site tinha o link de outro, era como uma recomendação, como se alguém indicasse seu site para os outros lerem, e isso significava qualidade de conteúdo. O nome da empresa é Google, mundialmente conhecida nos dias atuais e o melhor site de busca da atualidade também. O Google buscava os sites com base na quantidade de vezes que seu link usado/mencionado anteriormente, sendo assim quase que um ranking dos melhores resultados até os piores.

  Inicialmente, o software do Google era administrado no campus, porém com o tempo ele foi ficando pesado e os garotos tiveram de buscar investimentos para continuar fora da faculdade. Com nossa ideia atual de grandiosidade do Google, pensamos que foi fácil, porém na época nenhum investidor queria mais um site de busca. Foi então que um investidor viu potencial e tentou fazer com que a Excite comprasse o Google por um milhão de dólares, mas e mesma recusou, indagando poder fazer tudo que a outra fazia. Na época, um milhão era considerado pouco para aquela área, então a Excite basicamente cavou a própria cova ao recusar essa oferta, pois atualmente a empresa Google vale mais de cem milhões de dólares e a Excite sumiu do mapa.

  Após não conseguir nenhuma verba, os dois garotos pediram ajuda ao seu professor que também era empresário, ele ligou para um amigo investidor e organizaram uma reunião, ao chegar lá, esse empresário analisou o site e logo em seguida buscou um cheque de cem mil dólares para os dois criadores. John Doerr era um empresário que já havia investido em outros sucessos, como a Amazon, e notou o potencial da Google, investindo neles também. Assim, com dinheiro suficiente para prosseguir com seu site de buscas, a Google pretendia pegar todas as informações contidas na web e torna-las buscáveis através de seu software.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com