TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração de Roteiros e Pacotes

Por:   •  7/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.595 Palavras (11 Páginas)  •  1.574 Visualizações

Página 1 de 11

Baseada em todas as aulas desta disciplina, faça a atividade!

  1. O que é um roteiro de viagem e qual a importância de tê-lo numa viagem?

Roteiro de viagem nada mais é que um planejamento que se faz para organizar as atividades que deve realizar, antes, durantes e após a sua viagem, que contém a definição da data de viagem com antecedência, pesquisa sobre o destino escolhido do roteiro de viagem e escolhe a época do ano.

É importante oferecer ao cliente qualidade no atendimento referente ao percurso escolhido, além de facilitar o trabalho do profissional de turismo, evitando surpresas desagradáveis.

  1. Cite quais os principais componentes que devem ser observados e detalhados para montar um bom roteiro de viagem?

Definir a data de viagem com antecedência, a programação com antecedência dará oportunidades de planejamentos e pesquisa sobre o local escolhido. Pesquisar sobre destinos, a pesquisa proporciona opções de passeios e visitas, enriquecendo o conhecimento e seu roteiro.

Verificar a data escolhida, facilita saber sobre as particularidades do local em determinadas épocas do ano, se interessantes ou não com relação a data escolhida.

Reserva de hospedagem feita com antecedência, além de assegurar a hospedagem feita com antecedência também ajuda a conseguir valores mais acessíveis.

Planejamento financeiro, evita surpresas desagradáveis.

Seguro viagem, colabora na tranquilidade do cliente em eventuais problemas e imprevistos.

Documentos, é necessário a verificação de documentos pessoais, passaportes e carteira de vacinação exigida em vários países.

Pesquisa cultural, o conhecimento sore a cultura regional local pode leva o cliente a experiências culturais e gastronômicas.

  1. O que o agente de viagem deve saber em relação ao cliente, para montar um bom roteiro de viagem?

O agente de viagem deve entender a necessidade do cliente para que possa oferecer um pacote que o agrade. Ter conhecimento no nicho de mercado e adequar sua linguagem ao público-alvo.

  1. O que é segmentação de mercado? Liste os segmentos que são adotados pelo seu município na atividade de turismo desenvolvida?

A segmentação do turismo se tornou uma ferramenta de marketing para países e regiões. Isso porque se determinada localidade oferece mais de um tipo de turismo, consequentemente, conseguirá atingir demandas de perfis diferenciados, o que aumentará o número de visitantes consumindo seus produtos turísticos e inflando a receita local obtida direta e indiretamente com o gasto dos turistas. Além disso, com a variação da oferta e demanda, a localidade pode passar a receber os turistas em épocas diferentes evitando a sazonalidade, muito comum nas localidades turísticas.

Em Santa Catarina, os principais segmentos de turismo são: Sol e praia, ecológico, radical. Cultural. Gastronômico, estudantil, negócios e compras, aventura.

  1. Quais os 4 tipos de itinerários? Descreva cada um deles as principais características.

Itinerário e a descrição de um caminho ou de uma rota especificando os lugares de passagem e propondo uma série de atividades e serviços durante a sua duração. São os tipos de itinerários turísticos:

DESPORTIVO: Neste tipo de itinerário podemos incluir o turista passivo, isto é, o turista espectador de eventos desportivos, por exemplo os jogos olímpicos, ou o turista ativo que é sem dúvidas o semento mais importante neste tipo de itinerário.

CULTURAIS: A motivação cultural [e das mais importantes associadas ao turismo, este tipo de itinerários baseiam-se nas especificidades de cada região. Este tipo de itinerário deve ser referido tudo aquilo que a torna diferente de todas as outras. Destro deste grande grupo podemos então distinguir:

  • Históricos: rotas interessantes, recorrendo a lugares frequentados por pessoas de reconhecido valor, evocando personalidades e revivendo as respectivas épocas históricas.
  • Literários: rotas que tenham por base algum personagem, escritor, poeta ou corrente literária concreta.
  • Artístico a arte atrai muitas pessoas, é possível, por exemplo, unir monumentos do mesmo estilo que permitam dar uma ideia global d mesmo
  • Folclore: representações folclóricas, festivais, festas, jogos populares, bailes e estas tradicionais.
  • Artesanato: as artes e ofícios tradicionais podem ser o fio condutor na concepção de uma rota
  • Gastronômico: baseados nas tradições gastronômicas de cada região, este tipo de itinerário salienta os pratos típicos de cada região assim como os vinhos.
  • Arquitetura popular: suscita um grande interesse as formas e modos de viver de cada região, refletidos nas construções e conjuntos de edifícios mais representativos.
  • Educacionais: estão incluídas todas as viagens organizadas com o objetivo de aprender sobre temática relacionada com conteúdo curriculares e/ou questões profissionais.

ECOLOGICOS OU DE NATUREZA: O objetivo deste tipo de itinerário é proporcionar os participantes a usufruir e ter um contato com a natureza e valores do patrimônio cultural, tendo como um dos principais públicos, moradores de grandes centros e pela vontade de se reconectar com a natureza.

RELIGIOSO: Responsável pela motivação de um grande número de pessoas a viajar alocais relacionados com as manifestações religiosas e locais de culto religioso.

DE FÉRIAS OU DE LAZER: Tem como objetivo sair d ambiente habitual, descansar e recuperar forças durante o período de férias, como a ida a praia ao final do ano, por exemplo.

  1. Quais as fontes de pesquisa que um agente de viagem precisa, para elaborar um bom itinerário?

Podemos utilizar a internet, revistas, jornais e também visitas ao local.

  1. Tendo em vista que um bom roteiro de viagem motiva a compra do pacote pelo turista, e levando em consideração seus componentes, elabore detalhadamente os seguintes roteiros turísticos:

  1. Um grupo de quatro amigas aposentadas do serviço público federal deseja fazer uma viagem. Elas desejam conhecer 2 (dois) países da América do Sul, em 10 dias. Elabore o roteiro turístico para esse grupo e diga a qual segmento turístico pertence este grupo.

R: Este roteiro pertence ao segmento turístico cultural e histórico.

SÃO PAULO-LIMA-MONTEVIDEU

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com