TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO CENTRO HISTÓRICO NA CIDADE DE SÃO FRANCISCO DO SUL

Por:   •  24/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DO CENTRO HISTÓRICO NA CIDADE DE SÃO FRANCISCO DO SUL.

São Francisco do Sul é uma cidade portuária, sendo a terceira cidade mais antiga do Brasil – e a mais antiga no estado de Santa Catarina, na região Sul do País. O centro histórico da cidade, segundo informações da prefeitura em 2014, abriga cerca de 150 construções coloniais.

É o retrato da arquitetura clássica, prédios majestosos e erguidos há centenas de anos atrás, tendo assim a necessidade de sua conservação, sendo admirados pelos turistas. É um dos principais pontos turísticos da cidade, contendo lugares de grande importância, como a Igreja Matriz, Museu Histórico e Museu do Mar, por exemplo. Ele é um local memorável, e de grande orgulho dos francisquenses. Porém, será que há apenas benefícios em ser um morador dessa região? E quando é você quem habita nesse tipo de imóvel?

QUAL A OPINIÃO DOS MORADORES LOCAIS A RESPEITO DISSO?

Numa entrevista com três moradores locais do Centro Histórico, lhes foi perguntado se eles acreditavam trazer apenas benefícios ou se havia algum malefício a respeito deste tema abordado.

A senhora Vilza, que mora no Centro Histórico há cerca de 13 anos, diz, "Malefícios, já que não temos opções de mudar algo no prédio, como instalar uma garagem ou reformar as janelas de guilhotina antigas. Também tem muitos prédios abandonados que são invadidos, trazendo riscos para nós moradores. Se a prefeitura restaurasse esses locais, eles poderiam trazer mais benefícios."

Segundo outra moradora, Joseany, "Com certeza malefícios, porque esses prédios, que poderiam receber investimentos e serem arrumados, estão, em sua maioria, em condições precárias. Eles poderiam ser ocupados por pessoas ou comércio, os quais trariam mais movimentos para o Centro Histórico."

Igor, pensa que "Traz um extremo malefício para a cidade e impede muito seu crescimento, visto de que não se é permitido fazer modificações em grande escala, o que dificulta as instalações de lojas, mercados ou qualquer outro tipo de comércio."

Tendo isso em mente, a melhor compreensão do que é o tombamento, seu porquê e suas pós-circunstâncias é fundamental.

O TOMBAMENTO.

Existem diversos tipos de tombamento. O tombamento histórico, que é o referenciado nesta pesquisa, é um ato administrativo para a preservação de patrimônios históricos, e é diferente da desocupação, como ocorre em áreas de preservação natural, onde as pessoas são indenizadas e obrigadas a saírem de suas propriedades. No caso de São Francisco do Sul, os patrimônios culturais/históricos estão sob responsabilidade da fiscalização do IPHAN de Santa Catarina. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é uma autonomia federal ligada ao Ministério da Cultura, fundado em 13 de janeiro em 1937, tendo seus 81 anos de existência. O IPHAN organiza o patrimônio histórico em 4 grupos: Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Arqueológico e Patrimônio Mundial.

O tombamento pode ser forçado ou voluntário, e um prédio tombado pode ser habitado como moradia, já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com