TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA DO TURISMO

Por:   •  24/11/2016  •  Tese  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 11

Danilo de Azevedo

INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA DO TURISMO POTIGUAR NO PERÍODO 2006-2015

(PROJETO DE PESQUISA)

LINHA DE PESQUISA: Gestão em Turismo

TEMA: Logística no Turismo

NATAL

2016

Danilo de Azevedo  

INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA DO TURISMO POTIGUAR NO PERÍODO 2006-2015  

(PROJETO DE PESQUISA)

Projeto de pesquisa submetido ao Programa de Pós-Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito de avaliação do Processo de Seleção para o Mestrado em Turismo vinculado à Linha de Pesquisa: “Gestão em Turismo” e com a temática “Logística no Turismo”

NATAL

2016

SUMÁRIO[pic 1]

1  INTRODUÇÃO          03

1.1 PROBLEMA          03

1.2 JUSTIFICATIVA         04

1.3 OBJETIVOS         04

1.3.1  Objetivo Geral          04

1.3.2  Objetivos específicos         05

2  FUNDAMENTOS TEÓRICOS          06

2.1  ASPECTOS TEÓRICOS E HISTÓRICOS SOBRE  LOGÍSTICA          06

2.2  LOGÍSTICA E TURISMO: ASPECTOS RELACIONAIS        07

3  METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO          08

3.1 TIPO DE ESTUDO          08

3.2  UNIVERSO DA PESQUISA         08

3.3  COLETA DE DADOS         08

3.4   ANÁLISE DE DADOS        09

4 CRONOGRAMA ................................................................................................................10

REFERÊNCIAS .....................................................................................................................11


1  INTRODUÇÃO

1.1 PROBLEMÁTICA

A atividade turística em nosso país é hoje uma das atividades que mais geram renda à nossa economia. Gera empregos, alimenta o comércio regional, contribui para a sustentabilidade das regiões visitadas e movimenta a produção, distribuição e consumo de bens. No entanto não são todos os municípios que possuem a infraestrutura turística necessária para receber seus visitantes. A organização, a comunicação, a computação, o sistema de transporte, a hospedagem, a alimentação, a saúde, a engenharia de rotas, o abastecimento e suprimento, os recursos humanos entre outros aspectos são os pilares básicos para qualquer trabalho turístico de prever para prover.  

Nesse contexto torna-se imprescindível a realização de um planejamento e execução logística do turismo direcionados para o atendimento das necessidades de deslocamento e principalmente para a satisfação e realização dos sonhos de conhecimento de lugares e de povos, de cultura, lazer e descanso, necessários a todo ser humano.

A importância da compreensão da logística se dá pelo fato da oferta turística, além de compreender os recursos naturais e culturais dos destinos, realiza-se por meio de um conjunto de fatores estratégicos e específicos, dentre os quais se destaca a logística. Importante salientar que no caso do turismo, por possuir características intangíveis, o consumidor se desloca até o destino escolhido, um processo diferenciado em relação à comercialização de bens físicos.  

Nesse contexto, o produto turístico, conforme Lage e Milone (1996, p.12), entendido como “um conjunto de bens e serviços, referentes a toda atividade de turismo, sendo construído por acomodações, alimentação, transporte e entretenimento”, resulta de uma cadeia de bens e serviços que devem ser planejados, implementados e controlados de forma eficiente e adequada para garantir a satisfação dos consumidores.  

A relação do turismo com a logística pode ser entendida, segundo Cury (2004), através da identificação e estabelecimento de condicionantes da viagem aliados às necessidades do viajante, como por exemplo, a origem da viagem, os meios de transportes utilizados, a natureza da viagem, o tempo de permanência no local, suas motivações, necessidades e preferências, a estrutura de gastos, atividades recreativas e entretenimento, dentre outros.  

O Rio Grande do Norte possui um histórico prejudicial nesse sentido, a deficiente mobilidade urbana, a baixa oferta de atividades recreativas, a pouca integração entre os principais serviços logísticos e, principalmente, entre os potenciais segmentos e destinos ainda pouco explorados.  

Nessa perspectiva, surge a questão norteadora da pesquisa: De que maneira, a logística do turismo no Rio Grande do Norte, impede o desenvolvimento do setor de maneira mais dinâmica.  

1.2 JUSTIFICATIVA  

O Estado do Rio Grande do Norte encontra-se em um espaço geograficamente rico em belezas naturais, amparado por um litoral reconhecido como um dos mais belos do país e, estando o turismo entre as atividades que mais emprega e agrega valor ao produto interno bruto atualmente, surgiu o interesse de estudar o comportamento do setor turístico do estado no contexto regional e nacional brasileiro, especialmente voltado para a logística do setor.  

No presente estudo, a importância é evidenciada no propósito de maior conhecimento da infraestrutura logística do turismo no Rio Grande do Norte. Com esse propósito, pode-se ter uma visão abrangente e integrada da infraestrutura que compõe o segmento turístico, tais como: sistema de transporte, hotelaria, fluxo de produtos, serviços entre outros num setor extremamente dinâmico e que apresenta alta velocidade evolutiva.  

O tema no qual a presente pesquisa se propõe tratar possui identificação e interesse pelo pesquisador, uma vez que possui especialização em logística com formação em turismo. Outro fator relevante é o que poucos estudos que abordam a temática se fazendo assim suprir a necessidade elevando-se a contribuição científica a respeito do mesmo e consequentemente o resultado obtido poderá tornar-se fonte para estudos posteriores a nível nacional, regional e principalmente em nosso estado.   Além da importância, verificou-se a viabilidade do estudo e esta foi considerada quando da delimitação do tema, determinado setor e de um segmento específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (248 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com