TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução ao Turismo

Por:   •  15/9/2017  •  Dissertação  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo[pic 2]

INTRODUÇÃO AO TURISMO

Coordenadores: Rodrigo Fonseca Tadini e Tania Melquiades

Data: 28/08/2017

Tutoria à distância:  Larissa Bezerra Costa

Polo: DUQUE DE CAXIAS

Aluno (a): Luciana Silva da Costa

Período: 1º

Mat.: 17217130044

CAPÍTULO 1

Apesar do turismo ter surgido como atividade em meados do século XIX, seu avanço ocorreu através das possibilidades apresentadas para a população, com o desenvolvimento dos transportes e comunicação, melhoria na renda, qualidade de vida, do meio ambiente e capacidade de gerar empregos direto e indiretamente.

Através dos anos 50, muitos aspectos ajudaram a população avançar por conta do fim da Segunda Guerra Mundial, férias remuneradas  e expansão do tempo livre disponível. Entretanto, o crescimento das relações comerciais entre os mercados mundiais distintos, favoreceu o turismo de diversas formas, tanto em lazer quanto por questões profissionais de negócios, estudos e pesquisas. O Brasil teve sua marca divulgada exteriormente através da Embratur pelo fato de suas potencialidades do turismo brasileiro no exterior. A divulgação despenhou mais de 10,3 milhões de visitas de estrangeiros entre os anos de 2005 e 2006.  

Muitos fatores dependem do crescimento e desenvolvimento econômico do turismo para que ocorra o desenvolvimento tecnológico, disponibilidade de renda do cidadão médio e nível de educação. Além da localidade, condições cultural e geográfica, os fatores relacionados à renda são: nível de escolaridade e urbanização da população, expectativa de vida e indicadores de desenvolvimento. A multiplicação de renda para a população local ocorre no aumento de empregos e de transações entre diversas empresas, transportando à arrecadação de impostos e absorção de recursos para investir na infraestrutura e equipamentos.

Mesmo sendo um país em processo de desenvolvimento, ainda há obstáculo e carência de profissionais qualificados, sejam em nível técnico, operacional, estratégico ou pesquisa para expandir a atividade. Desse modo, é necessário a qualificação da mão-de-obra nas áreas de nível técnico, graduação e pós graduação para exercer com melhor aptidão os mecanismos disponíveis no país.

CAPÍTULO 2

O turismo percorre entre diversos meios dentro das ciências humanas, tornando um campo complexo sem exclusividade em seus métodos de pesquisas, possuindo inúmeras inter-relações e recursos através de outras disciplinas, levando em consideração as áreas de Economia, Sociologia e psicologia, Geografia e cartografia, Antropologia e história da cultura, Estatística e econometria, História, Direito e legislação, Informática e Comunicação e marketing, que contribuem nas questões ambientais, sociais, culturais, legais e econômicas em situações ocorridas dentro de um destino turístico. Na visão de alguns autores, o turismo deve ser tratado de maneira interdisciplinar e analisado de forma ampla, para que a disciplina não fique restrita em apenas uma área do conhecimento, tampouco sob ótica nos acontecimentos dentro da sociedade. O aprofundamento nos estudos do turismo deve ser constante para interpretar com mais coerência o fenômeno capaz de movimentar o lado econômico e social do país.

        

CAPÍTULO 3

Nos princípios passados era possível investigar o que ocorria nos encontros e viagens realizadas pelos homens, onde aconteceu a pré-história do turismo situar-se na antiga Grécia e Roma, tendo sido até mesmo antes da idade da escrita.

Os romanos exerceram um papel essencial nas viagens, pois constantemente desfrutavam do meio de lazer, comércio e descobertas. O império Romano construiu várias estradas, facilitando a viagem dos cidadãos. Durante o ano de 456 d.C. fortificaram a decadência do império romano, impossibilitando os registros sobre as viagens, exceto os deslocamentos militares dos povos bárbaros.

A partir do século VI, as perigrinações de cristãos passaram a ser registradas e conhecidas como romeiros, para Roma. Nesse tempo, foram criados os primeiros éditos regulamentando a entrada destes peregrinos em Roma, estipulando taxas e cadastrando-os. A viagem era uma prática cada vez mais rara, desconfortável e cara, onde competia aos senhores feudais locomover fora do feudo apenas em casos administrativos, oficiais e religiosos.

Na segunda metade do século XV e todo o século XVI teve grandes marcações nos aumentos de viagens particulares, suprindo o domínio da falta de comunicação. Através da viagem, simultaneamente acumulava conhecimento de cultura, línguas e aventuras. Não havia exatamente o turismo, mas sim atividades como tours, viagens de ida e volta, realizada por jovens nobres e cleros, de grandes períodos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com