TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 DE INTRODUÇAO AO TURISMO

Por:   •  18/2/2016  •  Dissertação  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 6

AULA -1

O turismo vem se realizando desde épocas anteriores quando se deslocava-se por motivos diversos como: guerras movimentos migratórios,conquistas e comércios . Tendo o seu desenvolvimento especializado durante o sec. XVII , no decorrer da revolução industrial .época em que a burguesia se tornou solida,segura, com recursos econômicos e tempo livre para viajar.

Com o fim da segunda guerra mundial o turismo passou por uma transformação expandindo a economia de forma acelerada ,melhorando a renda da população assim, como nos países mais desenvolvidos da America central, EUA e Canadá.

Com a melhoria do sistema de transporte e comunicaçao ,houve uma grande disponibilidade de tempo,recurso e lazer. O processo de globalizaçao da economia mundial motivou o fluxo de viagens regionais e internacionais.Essa interaçao entre o turista e as comunidades locais ,e os meios receptores vem causando um grande impacto positivo.esses impactos podem ser vistoprincipalmente no meio ambiente quando se contribui para a preservaçao de areas naturais ,outro ponto positivo e para a cultura local,quando se promove a comunicaçao entre turista e as comunidades visitadas ,pois a atividade turistica alem de movimentar a economia local gera ainda emprego e renda . Sua importância fica por conta ;

  • geraçao de emprego e renda
  • valorizaçao do patrimonio cultural
  • melhor qualidade de vida para o local visitado
  • valorizaçao do artesanato local

Mais contudo a atividade turistica só e viavel se tivermos a concientizaçao da conservaçao ambiental ,cultural e social e com a participaçao ativa da comunidade local.

No Brasil a valorizaçao do turismo ocorreu na decada de 1990 com o então presidente

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (1995-1998) quando se implantou a politica nacional de turismo .

Em 2003no governo LULA foi criado então o MINISTERIO DO TURISMO. Eapesar de todo o potencial para atrair turistas o Brasil fica em desvantagem em relaçao a outros países ;como :

  • infra estrutura precaria
  • baixa qualidade de serviços
  • turismo sexual vinculado a imagem do Brasil
  • Falta de segurança

O governo vem investindo em politica de desenvolvimento das atividades para atender melhor os turistas como:

  • estratégias de marketing
  • segurança publica
  • qualificação de profissionais

- entre outros…

Hoje não só no Brasil o turismo e considerado uma grande fonte de renda ,emprego e desenvolvimento economico de um pais , cidade ou municipio.

A IMPORTANCIA DO TURISMO NO ENSINO E NA PESQUISA E

SEU INTER RELACIONAMENTO COM OUTRAS CIENCIAS

O turismo moderno e uma atividade que surgiu e se desenvolveu em função do capitalismo ,desenvolvendo-se a partir da influência do meio ambiente e ainda a dinâmica da enconômia.

O turismo também esta relacionado a outras ciências pois se precisa de ensino e conhecimento para dar-lhes identidades e ordenação. Além de envolver varias ciências como:

Econômia-sua contribuição é na verificação da analise da importançia do turismo,estudando os efeitos e resultados da movimentação gastos dos turistas que contribuem para o desenvolvimento de uma região.

Sociologia e Psicologia -estuda as funções do lazer e do ócio ,das motivações e desmotivações de deslocamento humano, comportamento em grupo,atitudes do turista,modificações de Hábitos em função de viajens ou contatos com viajantes.

Geografia E Cartografia – contribuem para o estudo das relações espaciais, da alteração da paisagem provocada por empreendimentos turisticos ,ultilização dos recursos naturas e dos impactos provocado pelo turismo .

Antropologia e Historia da cultura -ciência que ajuda na compreensão das viagens do ponto de vista das bases receptoras analiza efeitos desse relacionamento sobre a cultura local .

Estatisticas e econometria -a estatisticas estuda e analiza resultados numericos , já a econometria ultiliza as estatisticas e as funções matemáticas aplicadas na economia para traduzir em numeros os objetos de estudo .

Historia -a historia geral de um país ou muniçipio é essencial ao estudo do turismo pois a historia de um lugar pode se tornar um atrativo ao qual se deve conheçer pelos turistas e valorizado pela população local .

Direito Legislação -contribui para a orientação , fiscalização e legislação de passaportes e vistos consulares,proteção de peças de arte , proteção ao menor viajante desacompanhado, relação a segurança dos turistas estrangeiros,legislação de fronteiras , passageiros clandestinos . Informática-ferramenta de apoio do gerençiamento das informações do setor turisticos , permite reduçao de perdas,desperdiçio,e custos.

Comunicação e Marketing -ferramenta essencial para o planejamento turisticos ,eficiente para elaborar estrategias de motivação para viajar ao determinado local . O marketing de um produto turistico segue o seguinte passo :

Pesquisar o mercado , planejamento e publicidade do produto,canais de distribuições , preço e lucro.

A Interdisciplinaridade do turismo

O fato do turismo passar por diversas áreas de conheçimento ele congrega todos os elementos da sociedade , por essa razão as pesquisas no campo do turismo tendem a ser interdiciplinares como a recomendação de MOESCH(2002) o estudioso e pesquisador em turismo deve se preparar para atuar de forma interdiciplinar .

Javar Javari e Ritchie-outros dois grandes pesquisadores do turismo mundial após analisarem a educação em turismo a interdiciplinariedade a melhor forma de estuda-lo .

John Tribe completa a teoria de Javari e Ritchie um novo esquema para se compreender o conhecimento em turismo , segundo ele nunca chegará a ser uma disciplina e sim um campo de estudo .

Atividades e Serviços que se relacionam com o turismo:

Alguns serviços que produzem riquezas , emprego e renda para a população , municipio ou país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com