TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO LOGISTICO: ESTUDO DE CASO NA TRANSPORTADORA YELLOW CURITIBA/PR

Por:   •  25/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  9.458 Palavras (38 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 38

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIDOMBOSCO

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

ANSELMO DE SOUZA FILHO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO LOGISTICO: ESTUDO DE CASO NA TRANSPORTADORA YELLOW CURITIBA/PR

                                                   CURITIBA/PR

                                                          2022

                                            Augusto Cesar Orsi Donegá

Lucas Gabriel Pereira de Lima

                                            Leticia Gabrielle Lopes

                                            ANSELMO DE SOUZA FILHO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO LOGISTICO: ESTUDO DE CASO NA TRANSPORTADORA YELLOW CURITIBA/PR

Artigo de Conclusão do Curso, apresentado a Banca Examinadora Do Centro Universitário UniDomBosco, para obtenção do grau de bacharel em Administração, sob orientação do(a) Prof..

Aprovado em: ______/______/______.

BANCA EXAMINADORA

        

Prof. Me.

Centro Universitário UniDomBosco Orientador

        

Prof. Me. F

Centro Universitário UniDomBosco

1ª Examinador (a)

        

Prof. Me.

Centro Universitário UniDomBosco

2º Examinador (a)

SISTEMA DE INFORMAÇÃO LOGISTICO: ESTUDO DE CASO NA TRANSPORTADORA YELLOW[1]

RESUMO

     Diante das cobranças muito altas no mercado consumidor, onde a velocidade é o objetivo na hora de adquirir produtos e serviços, os clientes estão cada vez mais críticos quanto ao tempo do processo para que possam obter produtos e serviços mais rapidamente. O nível de tempo em que a transportadora realiza o processo de entrega geral é bastante elevado, o que exige tempo e atenção. Portanto, o objetivo geral deste estudo é analisar os sistemas de informação relacionados às atividades logísticas da empresa Transportadora Yellow, com objetivos específicos: verificar a funcionalidade do sistema logístico da empresa estudada e avaliar seus pontos fortes. A pesquisa visa entender a importância da otimização e maximização do tempo no nível de prestação de serviços, através do uso de sistemas de informação avançados para esses trabalhos, na pesquisa foram utilizados e estudados dois sistemas que agregam muito à eficiência e otimização do tempo de entrega. Este estudo de caso pode ser caracterizado como descritivo com abordagem qualitativa, a pesquisa foi na empresa analisada no mês de fevereiro do ano 2022 com seu gerente geral Gerson Antônio Ravaglio, que forneceu dados sobre o funcionamento dos sistemas de informação da transportadora.

Palavras-Chave: Sistema de informação. Logística. Otimização de tempo. Praticidade.

1 INTRODUÇÃO

Os Processos logísticos foram modificados de forma radical, fazendo assim, com que as estratégias do serviço sejam modificadas, o que está ligado diretamente com um novo comportamento do consumidor final. Hoje os novos processos consistem em obter prazos mínimos com o máximo de qualidade possível. Relacionado a esses fatores, é estabelecido novos parâmetros para serem atendidos, de forma que todas as empresas precisam se adaptar a uma nova forma de gerencia suas atividades.

A Logística de uma empresa torna-se fundamental para uma rápida funcionalidade da empresa, consequentemente torna-se essencial uma boa praticidade nas atividades logísticas. Para alcançar novos patamares de estabelecimento, torna-se necessário a utilização de métodos que funcionem para empresa, servindo como um diferencial econômico.

O Sistema de informação logístico entra como um diferencial econômico para as atividades e serviços, pois é a partir dele que uma empresa consegue ter um acompanhamento bem detalhado de suas atividades. Devido as diversas dificuldades do processo logístico de entregas, obter informação, manter seu cliente informado, manter seu colaborador informado e interligar todas as áreas do processo, faz parte da otimização de tempo que um sistema pode permitir para uma organização. Através da utilização dos sistemas, processos que antes eram muito demorados, agora poderão ser mais práticos e realizados com um menor período de tempo. Afinal é como diz o ditado popular, “tempo é dinheiro”, e para uma empresa que não consegue atingir seus prazos, pode custar bem caro. Sendo assim, o trabalho pretende compreender a seguinte problemática: Quais os sistemas de informação utilizados nas atividades logísticas de entregas da Transportadora Yellow?

A Pesquisa tem como objetivo geral analisar os Sistemas de informação atrelados as atividades logísticas da empresa Transportadora Yellow, e tem como o objetivos específicos: verificar a funcionalidade dos sistemas logísticos e avaliar as vantagens dos mesmos. Devido a meta que envolve agradar o consumidor final através de um serviço bem prestado e no prazo mais rápido possível, surge o tema, analisar e aplicar os sistemas de informação, com sua devida importância para as atividades de entregas.

Essa questão é claramente discutida e posta a relevância por variados autores que constroem na teoria o debate do assunto abordado nesta pesquisa. O Estudo foi realizado na empresa Transportadora Yellow, uma transportadora fundada no ano de 2016 na cidade de Curitiba, que se destacou bastante no ramo de entregas, hoje a transportadora atua em mais de 30 cidades do Paraná, uma delas é a cidade de Londrina, onde se encontra um de seus pequenos centros de distribuição.

O Trabalho está organizado da seguinte maneira: introdução, Fundamentação Teorica, analise e discursão de resultados, considerações finais. Na introdução está apresentado os objetivos (Geral e Específicos) e a problemática da pesquisa.

Em seguida a Fundamentação Teorica expõe o embasamento conceitual através dos tópicos: sistemas de informação, sistemas de informação como diferencial de negócios, logística, nível de serviço logístico, sistema SSW e o sistema mobile magazine luiza. Os autores estudados foram: Ronald H. Ballou, Hong Yuh Ching, Martin Christopher, Antonio Vico Manãs, Enrico G.F. Polloni, Denis Aleides Rezende, Alessandro Marco Rosini, Efraim. Velonno Turban.         

Para a elaboração da pesquisa foram utilizados métodos de pesquisa, que caracterizam a pesquisa de forma descritiva com abordagem qualitativa, através de uma análise de dados referentes a um questionário aplicado com o gerente geral da transportadora. Na Análise e discussão de resultados está esclarecido e composto todo o resultado da pesquisa, desde os primórdios, até o final, cada detalhe sobre o funcionamento dos sistemas bem alto explicativo. Por último as considerações finais, onde está bem detalhado o enredo final da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.9 Kb)   pdf (238 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com