TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRATÉGIAS E ORGANIZAÇÃO DO TURISMO

Por:   •  1/2/2022  •  Monografia  •  7.872 Palavras (32 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 32

ISAI – Instituto Superior de Assistentes e Intérpretes – Porto

Património Mundial

Caso de Estudo de Guimarães

Estratégias e Organização do Turismo

Junho de 2004

Amândio Rúben Pereira Melo

Hugo Bonito Lima

Indíce

Introdução        3

Metodologia        4

Capítulo 1 - O Património Mundial

1.1 - A Corrida à Classificação de Património Mundial        5

1.2 – Património Mundial e o Turismo Internacional        8

1.3 -Património Mundial como Vantagem Competitiva        10

Capítulo 2 -  A Convenção do Património Mundial

2.1 – A Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural        11

2.2 – O Património Mundial, Cultural e Natural        13

2.3 – Critérios para a Atribuição da Classificação de Bens Culturais e Naturais        14

2.4 –  O Processo de Candidatura em Portugal        15

Capítulo 3-  Caso de Estudo de Guimarães

3.1 – Localização Geográfica        17

3.2 – Breve Caracterização Histórica        17

3.3 – Evolução do Centro Histórico        17

3.4– Breve Caracterização  Económico - Social        18

3.5 - Análise Estatística 1999-2003        19

Conclusão        24

Bibliografia        26

Introdução

        A classificação como património mundial, atribuída todos os anos pela Unesco desde 1978, permite demonstrar que a última década do século XX fica marcada, ao nível das políticas urbanas, por uma clara intensificação dos processos de patrimonialização e por uma corrida a esta designação da Unesco. Este fenómeno é particularmente visível em Portugal e de uma competição entre concorrentes profissionais, competição cuja configuração conheceu, recentemente, mudanças no seu figurino, quer devido à participação e ao empenho crescentes dos competidores quer devido à intermediação da Unesco.

        A reabilitação e a animação de centros históricos, de zonas monumentais e de praças públicas constitui uma dimensão importante das novas formas arquitectónicas e urbanísticas, estas enquadradas  no âmbito da competitividade intercidades – e entre Estados -, reconhecem na cultura, no espírito de lugar e no património urbano um terreno a partir do qual podem ser criadas  e inventadas diferenças que as cidades utilizam como recursos no contexto dos fluxos do turismo histórico e patrimonial, da consolidação de um mercado urbano de lazeres e de estratégias de atracção de novos residentes e investidores.         Neste sentido, o património e a retórica patrimonial garantem e legitimam as exigências das ideologias urbanas que estão na moda como é o caso da qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, turismo ecológico e não massificado, recuperação do espaço público e vantagens competitivas.

        A dinâmica patrimonial não pode deixar contudo de ser vista como resultado do crescimento e da amplificação de um espírito de concorrência entre diferentes espaços, em relação aos quais a classificação de património mundial se apresenta como mais valia em três vertentes; ao ser mobilizado como um trunfo das campanhas que procuram captar os fluxos do turismo cultural e patrimonial; e quando é convocado como elemento retórico de legitimação e de contestação da políticas de transformação das paisagens urbanas. No limite, esta dinâmica patrimonial dá forma a um fenómeno de reprodução em série de modelos de desenvolvimento urbano, particularmente concebidos para serem competitivos no mercado turístico. Por tudo que foi acima referido, o nosso grupo achou conveniente realizar este trabalho subordinado ao tema O Património Mundial – Caso de Estudo de Guimarães”, escolhemos a cidade de Guimarães como caso de estudo, pois esta cidade é o caso mais recente de classificação de um meio urbano como Património Mundial, em Portugal

Metodologia

        Para a realização deste trabalho subordinado o nosso grupo efectuou uma pesquisa na Internet para a obtenção de informações, úteis para a elaboração deste estudo .O nosso grupo efectuou igualmente uma série de contactos para a obtenção  de dados relativos a cidades como Guimarães, Angra do Heroísmo e Sintra, estes contactos foram efectuados via e-mail no dia 14 de Abril de 2004, contudo só recebemos resposta  de um deles, ou seja da Zona de Turismo de Guimarães , resposta essa que nos foi dada no dia imediatamente a seguir pelo Dr.  Vítor Marques ao qual aqui deixamos ficar o nosso agradecimento. No que respeita á Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e de Sintra ainda hoje nos encontramos á espera de resposta.

        Após a recolha acima mencionada, os dados acima referidos foram devidamente tratados e transformados em texto, tabelas e gráficos conforme é visível ao longo da leitura deste estudo.

Capítulo 1 – O Património Mundial

1.1 - A Corrida à Classificação de Património Mundial

        A nível mundial, uma das características da última década é a intensificação dos processos de patrimonialização, se nos fixarmos na figura emblemática do património mundial, instituída pela Convenção da Unesco de 1972, verificamos que, durante os anos 90, emergiu uma espécie de corrida á classificação de património mundial (Peixoto, 2002). Em Portugal, desde que em 1983, a Unesco Concedeu esta distinção ao centro histórico de Angra do Heroísmo, ao Mosteiro dos Jerónimos, à Torre de Belém em Lisboa, ao Mosteiro da Batalha e ao Convento de Cristo em Tomar, que assistimos a uma multiplicação de candidaturas e de intenções de candidaturas a património mundial. Ainda achamos por bem, referir que nos anos 90 foram distinguidos vários bens e cidades: a paisagem cultural de Sintra em 1995, o centro histórico do Porto, em 1996, o Parque Rupestre do Vale do Côa, em 1998, e a Floresta de Laurisilva da Madeira, em 1999. A estes bens juntaram – se em 2001, a Região Vinícola do Alto Douro e o Centro Histórico de Guimarães.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.7 Kb)   pdf (494.6 Kb)   docx (375.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com