TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O TURISMO EM ÁREAS DE ASSENTAMENTO RURAL

Por:   •  26/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 11

ANEXO I – Modelo de Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica - IC

Edital n. 002/2018-PRPPG/Unespar

[pic 3]

AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O TURISMO EM ÁREAS DE ASSENTAMENTO RURAL

Resumo:

Este projeto tem por objetivo analisar as produções acadêmicas existentes sobre o turismo em áreas de assentamento rural disponíveis em revistas científicas, bancos de teses e dissertações, entre outros. Em relação a estes trabalhos, pretendemos identificar as semelhanças, diferenças e especificidades das abordagens teóricas e das experiências práticas observadas por cada pesquisador, considerando as bibliografias citadas, bem como os procedimentos metodológicos e os recortes espaciais e temporais adotados. As análises previstas nesta pesquisa permitirão apresentar o perfil das pesquisas sobre o turismo em assentamentos e de seus autores. De posse de tais informações será elaborado um mapa representando a espacialização do conhecimento acadêmico sobre o turismo em assentamentos rurais no Brasil, identificando os principais centros de pesquisas e as áreas estudadas.

Palavras-chave: Estudos acadêmicos. Turismo. Assentamento rural.

        

Caracterização e Justificativa

Este projeto tem por objetivo analisar as produções acadêmicas existentes sobre o turismo em áreas de assentamento rural disponíveis em revistas científicas, bancos de teses e dissertações, entre outros.

Este projeto envolve temáticas aparentemente distintas em suas lógicas e ideologias, o turismo e a reforma agrária. O turismo é, por vezes, considerado o ápice das sociedades capitalistas ao estimular novos consumos, não estocáveis e intangíveis, como por exemplo lazer, prazer, espaço, paisagem, satisfação e cultura. Tal como impõe a “lógica capitalista, a busca por mercados novos, a expansão em razão de uma nova clientela e de contornar as crises utilizando a modernização e a substituição do produto saturado, ocorre com grande intensidade no mercado turístico” (MAGALHÃES, 2002).

O triunfo do capitalismo no mundo, que estimulou o crescimento do turismo enquanto atividade econômica, também trouxe grandes mudanças na produção agropecuária, ao estimular a produção no campo em escala global e industrial. “A produção em escala, principalmente voltada para a exportação, o uso exagerado de tecnologia pesada e uso de recursos químicos estão deixando marcas profundas nas transformações do cenário rural” (PUNTEL; ETGES, 2009, p. 2).  O modelo de produção agropecuário em escala industrial exige investimentos e produção massivos, que inviabilizam a manutenção da agricultura de base familiar.

O triunfo global do capitalismo se deu por volta de 1860, quando a sociedade acreditou que ‘o crescimento econômico repousava na competição da livre iniciativa privada, no sucesso de comprar tudo no mercado mais barato (inclusive o trabalho) e vender no mais caro’ HOBSBAWM (1979:21). A partir daí, o avanço da economia capitalista tornou-se presente em escala mundial, e o turismo, enquanto atividade econômica, surgiu e se desenvolveu segundo a mesma lógica (MAGALHÃES, 2002, p. 19).

Ainda no final da década de 1960, observamos o surgimento de uma leitura crítica sobre a concentração de renda em grandes investidores do turismo, e sobre a concentração de terra em grandes latifúndios. “O Brasil, desde sua origem adotou um modelo de desenvolvimento rural que privou a distribuição da renda e promoveu o uso indevido do território. A apropriação do território tem se dado de forma seletiva e desigual, revelando a face geográfica da desigualdade” (PUNTEL; ETGES, 2009, p. 2).

Tais reflexões já indicavam que os caminhos tomados pelas sociedades não direcionariam para melhores condições de vida das sociedades. Essa nova fase emerge no mundo após a década de 1970 e reacende a visão superficial e romantizada do turismo como uma milagrosa estratégia de desenvolvimento para as economias periféricas. O período de entusiasmo com o turismo é divulgado como uma fase onde não há exploração das sociedades nem da natureza, pelo contrário, o discurso da sustentabilidade garante uma maior conservação e valorização dos recursos motivadas pela atividade turística. É com base nesse contexto, que o turismo, nas décadas seguintes, se apresenta como uma alternativa de renda para a fragilidade de produção agropecuária de pequena escala. O turismo é apresentado como uma estratégia para reverter o quadro de estagnação econômica das pequenas propriedades de base familiar.

Na verdade, as novas ofertas de produtos turísticos com mais características regionais e menos padronizadas surgem de uma demanda de interesses privados: compradores em busca de qualidade e atendimento especializado e empresários interessados em atender a esses novos consumidores. “Os responsáveis pelo setor chegaram à conclusão que o grande número de pessoas no mesmo lugar nas mesmas épocas do ano e o superdimensionamento dos equipamentos para atendê-los não trazem a rentabilidade esperada” (MAGALHÃES, 2002, p. 27).

O turismo, por sua abrangência econômica e social na vida das sociedades envolvidas, é bastante complexo. São diversas as opiniões sobre se o turismo seria realmente uma das mais adequadas estratégia de desenvolvimento socioeconômico para localidades periféricas ou apenas mais uma forma de garantir a acumulação e reprodução de agentes hegemônicos.

Talvez isso [o turismo alternativo] tenha sido, além de uma estratégia de expansão capitalista (em vista da saturação do turismo tradicional), como resultado da emergência das questões ambientais que vêm ocupando gradativamente o centro do cenário político internacional (MAGALHÃES, 2002, p. 28).

A citação de Magalhães (2002) permite considerar a perspectiva de que há um caminho de se apropriar do turismo como atividade socioeconômica capaz de trazer ampliação no bem-estar das sociedades envolvidas. Sem esse viés interpretativo, considera-se que o turismo perde sua relevância como objeto de pesquisas e reflexões acadêmicas e científicas, visto que mais do que apontar as implicações do turismo e os desvios que a sociedade toma na sua gestão, é necessário aceitar que tais críticas possam sinalizar uma esperança de melhoras, que possam amenizar minimamente os efeitos da divisão mundial do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (421.8 Kb)   docx (185 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com