TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Histórico do Turismo Rural e os seus Segmentos

Por:   •  27/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.159 Palavras (17 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 17

Aula 1- Histórico do Turismo Rural e os seus Segmentos[pic 1]

Nesta aula, iremos conhecer a origem etimológica do termo turismo Turismo Rural e o seu progresso no decorrer dos anos em diversos países do mundo.

1.1 Origem da palavra turismo

O surgimento das primeiras experiências turísticas no meio rural, tem origens variadas. Contudo, pode-se afirmar que o turismo rural, desencadeou como uma atividade econômica somente no século XX, na Europa e Estados Unidos. A década de 80 é considerada o marco inicial dessa atividade no Brasil e em outros países como: Argentina e Uruguai. As primeiras iniciativas de turismo rural, foi surgida no Japão, Oceania e África nos anos 1990.

[pic 2]

Fonte:lavainana.com.br

É uma prática que surgiu com o intuito de promover a sociabilidade, a integração entre o meio rural e o urbano, transformando socioeconomicamente o meio rural, contribuindo para diminuir a pobreza no campo, sem impactar o meio ambiente, promovendo assim, a sustentabilidade do meio e apoiados pelos governos.

Em 1991, na união Europeia foi criado um programa de desenvolvimento rural, fazendo assim, com que outros países elaborassem políticas públicas de apoio ao Turismo Rural e atividades não agrícolas. Baseados nas ideias do turismo europeu, hoje esse segmento encontra-se em todas as partes do mundo, sendo visto como uma área que valoriza o patrimônio natural e histórico.

As primeiras propriedades rurais abertas à visitação no Brasil, teve início no município de Lages, em Santa Catarina, no ano de 1986. Posteriormente, essa atividade foi espalhada para as demais fazendas centenárias da região, tais como a do Barreio e Boqueirão. Sendo encarada como uma atividade que trariam oportunidade e esperança aos seus realizadores, que buscavam alternativas às dificuldades que os setores agropecuários enfrentavam. A partir daí as propriedades que praticavam o turismo rural, multiplicaram-se por todo o território brasileiro, principalmente na região sul e sudeste.

[pic 3]

Fonte: pt.wikipedia.org

No final da década de 90, os aspectos positivos do Turismos Rural foram difundidos no País, fazendo com que uns elevados números de empreendedores de diferentes regiões investissem nesse setor, muitas vezes de forma pouca profissional ou sem as questões técnicas necessárias para o seu funcionamento. Como consequências oriundas, podemos destacar algumas como: Sobrecarga da estrutura rural por um número elevado de visitantes, degradação do meio ambiente e descaracterização do meio e da própria atividade.

1.2 Segmentos do Turismo rural brasileiro

Para alavancar o mercado alvo e melhorar a relação custo-benefício na obtenção do turismo rural, faz-se necessário a criação de algumas estratégias, na qual uma alternativa seria a criação de segmentos. O principal objetivo é a regulação da capacidade de recepção do destino e evitar o desperdício de recursos. A segmentação é nada mais que dividir mercado em conjuntos de consumidores com características semelhantes, para que sejam atraídos para os serviços que o Turismo Rural oferece.

Muitos moradores urbanos, viajam com o intuito de reencontrar suas raízes, interagir com a comunidades local, participar de suas festas tradicionais, desfrutar da hospitalidade e do aconchego nas propriedades, conhecer o patrimônio histórico e natural no meio rural, conviver com os modos de vida, tradições, costumes e com as formas de produção das populações do interior, vivenciar novas experiências, buscar novos conhecimentos, saberes, descansar física e mentalmente, fugir da rotina da vida urbana e adquirir produtos típicos. Isso somado à necessidade que o produtor rural tem de diversificar sua fonte de renda e de agregar valor aos seus produtos, pode explicar o crescimento do segmento de Turismo Rural no Brasil.

[pic 4]

Fonte: topnews.com.br

Além disto, existe outros fatores pelas quais diversas localidades têm buscado este segmento, interessados na dinamização social e econômica de seus territórios rurais e em benefícios como:

  • Geração de emprego e renda;
  • Estabelecimento de micro e pequenos negócios;
  • Agregação de valor ao produto primário;
  • Diminuição do Êxodo rural;
  • Melhorias na Infraestrutura de transporte, comunicação e saneamento básico;
  • Melhoria dos equipamentos, dos bens imóveis e das condições de vida das famílias rurais;
  • Interiorização do turismo;
  •  Conservação dos recursos naturais e do patrimônio cultural;
  •  Promoção de intercâmbio cultural e enriquecimento cultural;
  •  Integração das propriedades rurais e comunidade local;
  •  Valorização das práticas rurais, tanto sociais quanto de trabalho;
  •  Resgate da autoestima do homem do campo.

Podemos destacar além dessas características, o surgimento de um novo e complementar mercado para os agricultores, já que o turismo rural oferece o contato direto do consumidor com o produtor rural, que além de vender o serviço de hospedagem, alimentação e entretenimento, pode comercializar produtos in natura (frutas, ovos, verduras) ou benefícios (queijos, artesanatos) aos visitantes. Dessa maneira, o produtor incrementa a sua renda e o turista tem acesso a produtos de qualidade e acessíveis.

[pic 5][pic 6] 

      Fonte:quantocustaviajar.com                                  Fonte: sribiuna.com

Para desenvolver o Turismo Rural requer superar alguns obstáculos como precariedade de infraestrutura no meio rural, baixa qualificação profissional, falta de preparo de agências e operadoras para lidar com o segmento, falta de legislações e regulamentação específicas.

Além disso, como mencionado no item anterior, é preciso ter em mente que o segmento também pode trazer aspectos negativos, que precisam ser analisados e discutidos para serem evitados ou mesmo contornados.

O crescimento do turismo rural no brasil tem ocorrido, na maior parte dos casos, de forma empírica, apresentando características diferentes ao longo do País e, até em razão disso, recebendo denominações distintas confundindo-se em múltiplas concepções, manifestações e definições.

Resumo

O turismo rural teve origem no século XX na Europa e Estados Unidos. No Brasil, o marco inicial deu-se nos anos de 1980. É uma prática que promove a integração entre o meio rural e urbano, transformando socioeconomicamente o meio rural. Há muitos serviços oferecidos por meio do turismo, como: Hospedagem, alimentação e entretenimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (398.9 Kb)   docx (476.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com