TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alto Nível de Emprego

Por:   •  14/11/2019  •  Dissertação  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 2

• Alto nível de emprego

Desde a Revolução Industrial (século XVIII ao XX) os economistas não se preocupavam com o desemprego, acreditavam que sem o Estado intervir nos mercados a economia seguiria em pleno emprego de seus recursos, isso é o que chamamos de “mão invisível”, onde o próprio mercado estabelece o equilíbrio entre os preços e produtos.

A análise macroeconômica começou a ser desenvolvida a partir dos anos 1930, o livro Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda, de John Maynard Keynes (1936), serviu de base para que a economia recuperasse seu nível de emprego potencial ao longo do tempo. A não interferência do governo levou à queda da Bolsa de Nova York em 1929, e uma crise de desemprego atingiu todos os países do mundo ocidental nos anos seguintes.

A partir dessa crise os economistas começaram a encontrar soluções, Keynes contribuiu na teoria macroeconômica e na intervenção do Estado nos mercados, contudo acabou criando um impasse, qual deve ser o grau de intervenção do Estado na economia e em que medida ele deve ser produtor de bens e serviços? Para os liberais o governo deve cuidar da política monetária, do fornecimento de bens públicos (justiça, defesa nacional) e da regulação do mercado e deixar a produção de bens e serviços para o setor privado; e para outros grupos o Estado deve atuar com mais poder na economia.

• Distribuição equitativa de renda

O Brasil teve um grande crescimento desde os anos 1930 até os anos 1980, durante o “milagre econômico” (1967 e 1973) foi mais intenso, os críticos afirmam que a concentração de renda piorou nesse período, devido à política que o governo aderiu, de crescer e desenvolver e só depois distribuir, repartir, a chamada teoria do bolo. A renda seria concentrada de acordo com o próprio desenvolvimento capitalista, mas ocorreu o êxodo rural que aumentou a mão de obra desqualificada, assim a renda da mão de obra qualificada aumentou o que acabou piorando a distribuição.

É notório que, embora tenha concentrado a renda nesse período, o padrão de vida da população melhorou e isso aconteceu por conta da renda per capita que aumentou de todas as classes, as mais ricas aumentou proporcionalmente que as mais pobres, mas a participação desses diminuiu.

• Estabilidade de preços

Inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços, a inflação causa distorções na economia, porque afeta diretamente sobre a distribuição de renda, nos agentes econômicos, mercado de capitais, balanço de pagamentos, e no crescimento econômico do país. O objetivo dos países é sempre crescer economicamente, mas com isso é inevitável que ocorra elevações no nível de preços.

O Brasil teve um grande avanço desde 1930, isso também aumentou a inflação, mas a renda continuou mal distribuída, por isso o governo cria políticas econômicas para conseguir um crescimento contínuo e sustentável com distribuição de renda justa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com