TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Crianças Abandonadas nas Ruas da Cidade da Beira

Por:   •  29/8/2018  •  Monografia  •  2.714 Palavras (11 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 11

Amick David Bonjesse [pic 1]

Crianças Abandonadas nas Ruas da Cidade da Beira

Licenciatura em Educação de Infância, 1º Ano

Universidade Pedagógica

Beira

2018

[pic 2]

Amick David Bonjesse

Crianças Abandonadas nas Ruas da Cidade da Beira  

Licenciatura em Educação de Infância

M.E.I.C

[pic 3]

        

Universidade Pedagógica

Beira

2018

Índice[pic 4]

CAPÍTULO I. INTRODUÇÃO        4

1.1. Justificativa        5

1.2. Problematização        5

1.3.Pergunta de Pesquisa        5

1.4.Hipótese        6

1.4.1. Hipótese Principal        6

1.4.2. Hipótese Secundaras        6

1.5. Objectivos        6

1.5.1.Objectivo Geral        6

1.5.2.Objectivos Específicos        6

1.6. Delimitação do Tema        7

1.7. Relevância do Tema        7

1.8. Metodologia        7

1.8.1. Métodos de Procedimento.        7

1.8.2. Pesquisa Bibliográfica.        7

1.8.3. Observação Directa.        8

1.8.4. Técnica de Entrevista.        8

1.9. Resultados Esperados ............................................................................................................8

CAPÍTULO II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

Participação da Criança no desenvolvimento        10

3.Cronograma da Actividades        11

5. Referencia Bibliográfica        12


[pic 5]

CAPÍTULO I. INTRODUÇÃO

A Educação é um processo pelo qual a sociedade prepara os seus membros para garantir a sua sobrevivência e das suas famílias. Ela assume-se como um meio de promoção social e como um processo dinâmico que busca continuamente as melhores estratégias para responder aos novos desafios que a sociedade lhes coloca.

Um dos ramos ou Ministérios que o Governo Moçambicano tem investido muito é a Educação, com ênfase no ensino Básico Fundamental.

“O Governo de Moçambique vai propor uma reorganização dos níveis de ensino no país para que as crianças possam fazer todo o ensino primário sem mudar de escola, anunciou a tutela.” Segundo Angolp (agência Angola Press).

Sendo assim é importante que haja formas mais adequadas para garantir a sustentabilidade e a participação de todas criança nesse processo de ensino, para que não haja muito abandono das mesmas e acabarem por estar desamparadas nas ruas, principalmente na cidade da Beira como se tem verificado nos dias actuais. Para tal é necessário adoptar boas formas de inclusão na educação e acompanhamento destas.

No presente Projecto de pesquisa, far-se-á saber acerca dos factores que levam os encarregados a abandonarem seus filhos nas Ruas da cidade da Beira e a consequência Psicológica e Técnica Profissional da criança no futuro, a importância de criação de Centros de acolhimento, e formas de prevenção dos abandonos das Crianças.


  1. Justificativa

A escolha do tema, Crianças Abandonadas nas Ruas da Cidade da Beira deve-se ao facto de ter observado a marginalidade das crianças nesta cidade da Beira.

Ainda constitui motivação para a escolha do tema, o facto de estar a observar nas TV, redes sociais, rádio, jornais e em outros órgãos de informação, maior índice de Crianças abandonadas pelas respectivas famílias por vários motivos não muito relevantes para não dizer motivos desnecessários e inexistentes.

Portanto, o valor que as crianças tem “Como dizia o Ex-Presidente: As Crianças são Flores que nunca Murcham”, criou em mim sentimento de querer escrever algo científico sobre o seu real papel e desamparo das Crianças na sociedade ou até nas ruas da bela Cidade da Beira, esta é a forma que encontrei para mostrar a minha indignação perante esta situação que vai tomando dimensões alarmantes nas sociedades contemporâneas.

  1. Problematização

A cidade da Beira por ser a segunda cidade mais grande de Moçambique, antecedida pela cidade de Maputo, é também a segunda cidade com mais numero de crianças abandonadas nas ruas, (UNICEF). Consequentemente o número de crianças submetidas ao trabalho infantil é maior, facto que faz preocupar toda a sociedade incluindo o Governo, (Jornal Noticias, 2017).

Na cidade da Beira as crianças sofrem muito no inverno, por causa do frio, as raparigas sofrem abuso sexual por serem frágeis, algumas vezes não almoçam e nem jantam, os rapazes pouco mais espertos optam por furtar algumas bancas e lojas para sobreviverem, algo que não é ético e nem moral para que uma criança aprenda.

Algumas crianças pediram, numa das Reportagens da STV e MIRAMAR, quando os repórteres de alguns programas destas redes televisivas questionaram aos meninos se gostariam de viver num Centro de acolhimento, ao que responderam que sim, isso mostra que de facto as tais crianças são carenciadas e que precisam de um abrigo e de uma educação como disse uma das crianças: “Tenho directo e brincar, estudar e ser fez” Joãozinho. e o outro de nome Manuel, muito eufórico pela conversa que tive com ele e pela ajuda monetária que lhe ofereci disse: Tenho directo de comer e dormir na cama bonita”    

1.3.Pergunta de Pesquisa

Qual o papel da Criança na construção de valores Históricos na sociedade contemporânea, em particular no Centro da cidade da Beira?

Até que ponto o abandono das crianças afecta o desenvolvimento da Cidade?

 

1.4.Hipótese

1.4.1. Hipótese Principal

  • Construção de Centros de Acolhimento para crianças carenciadas pode ser uma das formas de acabar com o sofrimento das crianças nas ruas.

1.4.2. Hipótese Secundaras  

  • Promover o Planeamento familiar, pode ser a melhor forma para erradicar o problema de abandono das Crianças, pois é através de gravidez indesejada em que surge este facto. Os pais fazem filhos sem planejar e muito menos condições mínimas para sustentar essa criança acabando por entrega-las aos traficantes.

 

  • Promover mais a educação e ensino primário ou básico, pode fazer com que os pais encarregados de educação percebam a importância de educar as suas crianças.

  • Educar e empregar os Jovens e Pais, para que não nasçam filhos e os abandone por falta de emprego ou pela pobreza pode ser um dos métodos que pode ajudar a erradicar este fenómeno que é silencioso nos ouvidos de quem tem condições mínimas de vida.

1.5. Objectivos

1.5.1.Objectivo Geral

  • Descrever o sofrimento e a vida quotidiana das crianças abandonadas nas ruas da cidade da Beira.

1.5.2.Objectivos Específicos

  • Identificar os factores que influenciam no abandono às crianças.
  • Analisar as consequências futuras, provocada pelo abandono das crianças.
  • Avaliar a importância e contribuição das crianças na sociedade.  

1.6. Delimitação do Tema

O presente trabalho tem como tema: Crianças Abandonadas nas Ruas da Cidade da Beira, este tema será desenvolvido ou usará de objecto de estudo a cidade da Beira, principalmente a baixa da cidade, o lugar onde as crianças mais se encontram desamparadas.

1.7. Relevância do Tema  

O tema é relevante em várias áreas de actuação, na medida em que pretendo tocar em todas áreas de convivência do indivíduo como um todo. Ora vejamos algumas áreas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (274.1 Kb)   docx (759 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com