TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto sociocultural do turismo na cidade da beira

Por:   •  28/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.842 Palavras (12 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 12

Indice

0.1 Introdução        3

0.1 Objectivos do trabalho        4

0.1.1 Objectivo geral        4

0.1.2 Objectivos específicos        4

0.2 Metodologia do trabalho        4

0.2.1 Método de abordagem        4

0.2.2 Métodos de procedimento        5

1. Impacto sociocultural do turismo na cidade da beira        6

1.1 Conceito de turismo        6

1.2 Importância do turismo        6

2. Impactos do socioculturais da actividade Turística        7

2.1 Impactos sociais do turismo        8

2.2 Impactos culturais do turismo        10

2.2.1 Impactos culturais favoráveis        10

2.2.2 Impactos culturais desfavoráveis        11

3. Considerações finais        12

4. Bibliografia        13


0.1 Introdução

Ao longo dos anos o turismo vem tornando um dos mais relevantes sectores de desenvolvimento da economia global. A sua contribuição é de grande importância uma vez que a repercussão da actividade turística é sentida tanto ao nível dos postos de trabalho gerados, dos investimentos feitos, da circulação de capital, das receitas das empresas, do estado, da preservação do meio ambiente, do rendimento das famílias, entre outros.

No entanto, o presente trabalho tem como tema “Os impactos socioculturais do turismo na cidade da Beira” onde no desenrolar do trabalhos ira se tratar aspectos como e o caso do conceito de Turismo, a importância da actividade turística, em particular na cidade da beira, os impactos socioculturais que advêm da actividade turística de forma geral e relacionando com o local em estudo caso cidade da Beira.

0.1 Objectivos do trabalho

0.1.1 Objectivo geral

  • Analisar os impactos sociocultural da actividade turística sobre a população na cidade da Beira

0.1.2 Objectivos específicos

  • Conceitualizar o Turismo
  • Explicar a importância do turismo na população da cidade da beira
  • Identificar e descrever os impactos socioculturais da actividade turística na cidade da Beira
  • Propor sugestões para uma reflexão sobre o impacto sociocultural do turismo na população da cidade da beira

0.2 Metodologia do trabalho

0.2.1 Método de abordagem

Para realização do presente trabalho usou se o método dedutivo que Inspirando-se na ideia de GIL (2006:27), que considera que “este método parte do geral e a seguir, desce ao particular. Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis e possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal, isto é, em virtude unicamente da sua lógica”, para tal, neste trabalho, baseou-se primeiramente nas ideias de vários autores que tratam da impactos socioculturais da actividade turística, como o caso da SILVA. Karina Marisia dos Santos, percepcao da população local sobre o impacto do turismo na qualidade da vida estudo de caso cidade da praia e conferência de Turismo em moçambique e os desafios da integração SADC, tema da VII reunião de economistas da CPLP, 09 a 11 de abril 2008, Maputo. Estes autores falam impactos da actividade turística e, com base nas ideias destes e outros autores seguidamente tratou-se de aspectos concretos da cidade da beira e, também valorizou se a observação directa das principais actividades turísticas da cidade e os impactos socioculturais que advém desta actividade.

0.2.2 Métodos de procedimento

Para elaboração deste trabalho recorreu-se ao método bibliográfico e com base neste método, deu-se primazia a consulta de várias obras literárias, diversos manuais e vários artigos científicos disponíveis na internet que directas ou indirectamente trazem uma abordagem sobre os impactos da actividade turística especificamente o impacto sociocultural desta mesma actividade.

A pesquisa bibliográfica è que suportou os conceitos chaves, como o caso turismo, importância do turismo e os impactos socioculturais da actividade turística e outros conceitos e todas as teorias e modelos que nortearam o presente trabalho.

Também deu-se primazia ao método de observação directa deste método envolveu a deslocação até alguns locais tidos com turísticos e onde foi possível observar algumas acções concretas que estão sendo levados a cabo e os impactos socioculturais que estes trazem para a população circunvizinhas em particular e de forma geral para cidade da Beira.

1. Impacto sociocultural do turismo na cidade da beira

1.1 Conceito de turismo

De acordo com a organização mundial do turismo (OMT) citado por Oliveira (2002:34), definiu o turismo como: O fenómeno que ocorre quando um ou mais indivíduos se trasladam a um ou mais locais diferentes de sua residência habitual por um período maior que 24 horas e menor que 180 dias, sem participar dos mercados de trabalho e capital dos locais visitados.

Para Oliveira (2002:35) o turismo: É um conjunto de resultados de carácter económico, financeiro, politico, social e culturais produzidos numa localidade, decorrentes do relacionamento entre os visitantes com os locais visitados durante a presença temporária de pessoas que se deslocam de seu local habitual de residência para outros, de forma espontânea e sem fins lucrativos.

No entanto segundo os conceitos acima percebemos que o turismo e a deslocação temporária de pessoas para destinos fora dos seus locais normais de trabalho e de residência, as actividades desenvolvidas durante a sua permanência nesses destinos e as facilidades criadas para satisfazer as suas necessidades, relacionadas com lazer e sem fins lucrativos.

1.2 Importância do turismo

A actividade turística, tem ganhado a cada dia, uma grande importância a nível mundial, influenciando deste modo o desenvolvimento económico e social de todos os países.

O turismo não só é apenas actividade económica, como também é considerado uma ferramenta muito importante na vida dos seres humanos, isto é, são milhares de pessoas, viajando de um lugar para outro, seja ela dentro ou fora do país, utilizando diversos tipos de meios de transporte.

O turismo proporciona o ingresso de divisas na balança de pagamentos; origina receitas para os cofres públicos; produz múltiplos efeitos na economia do país; valoriza imóveis e impulsiona a construção civil (Oliveira, 2002:46).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (203.8 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com