TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BUS RAPID TRANSIT

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

BRT

O Bus Rapid Transit, conhecido como BRT, trata-se de um modelo de transporte coletivo de média capacidade. Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas especificas ou em vias elevadas. O BRT é um projeto da Prefeitura de Belo Horizonte para a melhoria do tráfego em horário de pico. O transporte terá vias de tráfego exclusivas e o pagamento da tarifa será efetuada na área externa, fazendo com que o BRT seja mais rápido e não fique parado por muito tempo no mesmo lugar.

O sistema BRT era para ser implantado nos corredores das avenidas Antônio Carlos/Pedro I, Cristiano Machado, Catalão e Pedro II. Porém a prefeitura anunciou que os projetos nas avenidas Pedro II e Catalão estavam oficialmente cancelados, devido ao alto custo das desapropriações que haviam passado R$ 70 milhões além do esperado. O cancelamento dessa obra é preocupante se olharmos para o projeto copa do mundo de 2014, pois seria exatamente essa linha que atenderia ao Mineirão. No lugar dessa linha seriam implantados apenas corredores exclusivos para ônibus, o que não ajudaria de fato a melhorar o transito na região em 2014.

O projeto tem como objetivo convencer motoristas a deixar o carro em casa e desafogar o hipercentro de Belo Horizonte. O BRT conseguirá suprir cerca de 800 ônibus apenas no horário de pico da manhã. Ele também proibirá o trafego de veículos de passeio em vias onde o transito é frenético, como nas avenidas Santos Dumont e Paraná.

O percurso do BRT nas avenidas Antônio Carlos/Pedro I e o da Cristiano Machado terão 27 quilômetros de linha distribuídas nas duas avenidas e no Hipercentro, além de serem as duas opções de ligação do aeroporto de Confins com o Centro da cidade. Além das vias que ligarão ao centro de Belo Horizonte, ainda teremos linhas que serão ligadas aos bairros da capital, como é feito no sistema BHBus. As vias serão totalmente modificadas e ao longo delas haverá 41 estações de embarque e desembarque. As intervenções na área Central ainda estão sendo licitadas, as propostas foram enviadas a Superintendência de Desenvolvimento da Capital para serem analisadas. O sistema tem como um de suas qualidades um ônibus articulado que pode transportar quase três vezes mais passageiros que os convencionais.

O Plano de Mobilidade Urbana de BH prevê uma rede de transporte estruturada por ônibus convencionais, articulados e o metrô. De acordo com o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, a médio e longo prazo a rede de BRTs será ampliada para toda a cidade. Há previsão para implantação nas avenidas Amazonas e Andradas. No Eixo Sul, em direção ao Bairro Belvedere, há estudos em andamento para verificar se o modal é a melhor opção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com