TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Bus 174

Artigos Científicos: Resenha Critica Bus 174. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Sara Regina Ferraz Barros

Turma: 641

Curso: Alimentos Profª: Carla Reiher

Resumo: Ônibus 174

Ônibus 174 é um daqueles filmes que quando acabamos de assistir causa um sentimento de revolta e angustia, certamente porque o público sabe que tudo que está sendo falado é verdade, que os problemas ali abordados são sérios, que ninguém nunca fez nada para mudar. Assim surgem os debates: O que leva uma pessoa fazer este tipo de atitude? O que fazer para mudar esta triste realidade?

O filme Ônibus 174 dirigido por José Padilha, retrata o momento histórico que o Brasil viveu em 12 de Julho de 2000 no Rio de Janeiro, no Bairro Jardim Botânico, quando Sandro deu inicio a um assalto, que se transformou num sequestro transmitido ao vivo pela imprensa brasileira.

O autor não se preocupa em exprimir sua opinião, fica claro que ele procura justificar o motivo da atitude de Sandro. Contando com depoimentos, que consegue humanizar o sequestrador, desse modo o papel é invertido, o vilão passar a ser o mocinho da história. Depoimentos como da mãe de criação (tia), assistente social, policial e reféns que passam o filme inteiro relatando o fato.

Assim germina o debate social quando é relatada a verdadeira história que tem por trás de um sequestrador delinquente, existe o passado de um garoto pobre que viu sua mãe grávida ser assassinada (degolada), sem pai, é criado pela tia, mas à procura de uma oportunidade vai para as ruas do Rio, cai no mundo da marginalidade, sobrevive a uma chacina cometida por policiais. Consequentemente o meio que estava inserido contribuiu para transformar em um jovem violento e revoltado, inserindo-se no mundo do crime.

O filme consegue mostrar ao espectador o contexto do processo de formação de um menino de rua que teve uma infância conturbada, pela falta de estrutura familiar, falta de educação e políticas públicas, os fatores que contribuíram para entrar no crime tornando-o invisível para a sociedade, assim sente a necessidade de lutar contra a invisibilidade, em busca de ser visto no meio social. Dessa maneira quando Sandro sequestra o ônibus 174 mostra a sociedade que ele também existe, tornando-se protagonista dessa história.

O fim de historias como essa sempre se espera um fim trágico. Uma das reféns é morta por um policial que tenta atirar no Sandro mais acerta a vitima, e Sandro é morto provavelmente por asfixia durante o percurso até a delegacia. E essa é uma das muitas historias de jovens que entram no mundo da marginalidade por falta de apoio e pela rejeição da sociedade. Desse modo o filme deixa uma reflexão que cada um de nós devemos repensar os conceitos acerca dos excluídos, para que possam inseri-los na sociedade como cidadão, dessa maneira irá reduzir de forma significativa o número de “ sandros “ na criminalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com