TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Brasileira

Por:   •  4/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3
  1. RIO450

        Segundo o site do Rio450 anos, o aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, em 2015, “é o momento de reverenciar as pessoas que fizeram e fazem desta cidade um dos lugares mais adorados do planeta: os cariocas. A natureza exuberante contribuiu bastante, mas o que torna o Rio tão singular é todo o repertório histórico, artístico, cultural e paisagístico construído ao longo desses quatro séculos e meio. Comemorar o jubileu de 450 anos, portanto, é muito mais do que preparar uma grande festa no dia 1º de março”.

        Para este momento que é mais do que uma grande festa, foi criada um comitê que tem a missão de harmonizar e organizar as comemorações e estimular diversos setores para a participação de diferentes áreas em prol da construção de projeto comemorativo.

        Elementos como trabalhar o pertencimento da cidade e valorização de cultura são base do trabalho deste comitê, serão quatorze meses em calendário oficial.

        E como um reforço e parte deste projeto o Rio de Janeiro é a cidade sede das Olimpiadas 2016, e isso será capaz de fortalecer ainda mais o orgulho dos cariocas e também dos brasileiros, que poderão mostrar e demonstrar a cultura e história não só da cidade do Rio, mas também do Brasil a fora.

        Para evidenciar umas das formas de cultura e marca do Brasil, trabalharemos com a dança. No projeto de campanha serão mostradas as facetas que a dança tem através de objetos correspondentes a cada dança. Porém, demonstraremos as típicas regiões, como Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, e sus danças mais significativas.

        A ginga do carioca será apreciada e envolvida pelo ritmo do funk; a alegria do povo mato-grossense com o Siriri; a contagiante animação do povo pernambucano com o Frevo; a irreverência do povo gaúcho com o ???; a força do povo do acre com ???. 

        Por fim, o projeto tende para comemoração do 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, como tema central “Vem dançar”, um convite para todos, nacionalizados ou estrangeiros, a participar das atividades festivas do Rio, que sediará as Olimpíadas de 2016.

        Cada peça explica brevemente os surgimento da dança, com um pequeno texto argumentativo, evidenciando fatos e datas. Após a breve explicação, a imagem trata de exemplificar através de objetos característicos da dança, não será representado pelo ato da dança, mas sim por um objeto que a represente. As peças serão finalizadas com o seguinte slogan: “Comemore com ritmo”; e finalmente a assinatura do Comitê Rio450.

  1. Descrição das Peças

FUNK

Vem dançar!

O Funk é um gênero musical que possui um ritmo forte e marcante. Suas letras refletem o dia-a-dia em favelas e comunidades ou fazem exaltação a ela. É um dos mais importantes gêneros da música negra e o modelo que conhecemos atualmente, o Funk Carioca, surgiu no início dos anos 90, com o "pancadão".

Hoje, o baile funk está presente não apenas nas comunidades, mas embala muitas festas e baladas em várias regiões do Brasil.

Curtiu? Então não deixe de conhecer o ritmo sensual e animado do funk!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com