TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eventos Turismo

Por:   •  12/9/2016  •  Resenha  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

Eventos Turismo:

Evento é um conjunto de detalhes que não é rotineiro, não é comum. Um evento é composto de etapas, primeira etapa o pré-evento (planejamento), segunda etapa trans-evento (execução) e terceira etapa pós-evento (desmontagem e avaliação). Para evento existe vários critérios de classificação como exemplo: por abrangência, por periodicidade, finalidade, entre outros; e também pelo tipo de evento, como sociais, esportivos, culturais, comerciais, etc.

A primeira etapa o pré-evento (planejamento) significa elaborar um plano, esse plano seria estabelecer metas e objetivos alinhando-os para que o evento ocorra. O planejamento é o pensar antes de fazer, é preparar tudo o que foi pedido para a realização do evento (tema, local, público alvo, data, programação, etc.), já prevendo possíveis erros ou problemas, pensando nos recursos disponíveis, a divisão de tarefas, identificar oportunidades, criar um modo de acompanhar se o que foi proposto está sendo desenvolvido, coordenar a execução, e não menos importante criar e inovar. Não podendo esquecer de documentos necessários como o plano de patrocínio, cronograma de atividades e um check list. O plano de patrocínio é o documento principal que vai ajudar na captação de apoio financeiro e institucional para a organização do evento, deve ser um documento objetivo, atraente e muito bem estruturado.

Segunda etapa é o trans-evento (execução), é a hora prática de montar, organizar, colocar tudo o que foi feito no planejamento em prática e acompanhar sempre o cronograma de atividades, e durante o evento se possível fazer uma pesquisa de opinião.

E terceira etapa o pós-evento (desmontagem e avaliação), nessa parte continua-se seguindo todo o cronograma que vai da desmontagem do evento, a prestação de contas (receitas x despesas), uma reunião de equipe para saber sobre a avaliação e construção de um relatório com os coordenadores e patrocinadores/ apoiadores, isso tudo sendo arquivado tanto em material digital como impresso que contenha todas as informações do evento desde o princípio até o final.

As manifestações culturais são importantes formas de expressões da cultura de um povo e importantes pela valorização das culturas locais/regionais. Acontecem poucas vezes ao ano ou até uma vez no ano e causam uma desordem no turismo, pois é um turismo em massa que acontece de uma vez. O interessante seria que essas manifestações se organizassem fora da época para acertarem mais detalhes sobre seus eventos e criassem também locais fixos que contassem sobre a sua história, um espaço cultural que desse maior visibilidade para essas manifestações, um calendário regional também ajudaria para seus eventos serem muitas vezes melhores divulgados. Manifestações culturais que se expressam como eventos são os Congados, São João, Carnaval, Cavalgadas, entre outros vários. Esse tipo de evento pode ser muito melhor explorado e aproveitado para todos os envolvidos.

 Megaeventos são eventos que demanda uma larga escala tanto em questão de tempo, quanto de participantes e de nível internacional.

Legado é o que fica após determinada situação, evento, megaevento, entre outros; isso pode ser bom ou ruim.

E impactos é o que atinge na hora do que está acontecendo, no caso megaevento, e temos vários tipos de impactos, como econômico, sócio-culturais, ambientais e na saúde.

Depois de exposta essas teorias ficou mais fácil a compreensão em determinados assuntos e outros ficaram claros, porém poderiam ter sido mais explorados. Mas na minha visão de futura produtora já me mostrou com seguir determinados caminhos, como lidar com várias situações e contexto para aplicar na prática, contando que sempre vamos estar em constante aprendizado tanto teórico quanto prático para sermos melhores naquilo que vamos nos dedicar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com