TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizaçao de Eventos, Guia de Turismo

Por:   •  27/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.047 Palavras (17 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 17

Questão: Organize um evento turístico especificando todos os itens necessários para a realização do mesmo. 

O evento escolhido para este trabalho foi o um encontro de estudantes de arquitetura e urbanismo na cidade de São Paulo, durante um final de semana, incluindo uma caminhada pelo centro histórico, com enfoque no aspecto arquitetônico das edificações ali encontradas. O memorial descritivo de atividades para o evento segue abaixo.

Intitulado “Brasília: 55 anos”, o evento se dará na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU-USP, sob coordenação da Arquiteta Camila Conti, entre os dias 25, 26 e 27 de setembro de 2015.

Hospedagem: O público-alvo do encontro são estudantes de arquitetura e urbanismo de todo o país. Devido à baixa condição econômico-financeira e para uma maior integração dos participantes, seria interessante se o local de hospedagem fosse de baixo custo, próximo ao local de eventos e com disponibilidade de lazer, enquanto fora das atividades. O planejamento indica que o local mais propício para isso é a área de abrigo de atletas do Centro Estudantil de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo – CEPEUSP. Após confirmada a autorização sem custo para alocação de 400 (quatrocentas) pessoas nos dormitórios e a disponibilidade do campo do velódromo para acampamento. Foi liberado o uso das praças de atividades físicas do CEPEUSP, como as piscinas, durante o período do encontro.

Local de atividades: A FAU-USP foi comunicada da intenção da Arquiteta Camila Conti em fazer o evento e para isso disponibilizou a custo zero (inclusive equipes de apoio, manutenção, segurança e limpeza) o seu auditório principal e mais sete salas contíguas (de 701 a 707) para a parte administrativa.

Refeições: A Coordenadoria de Assistência Social da Universidade de Sâo Paulo (Coseas) questionada sobre a possibilidade de que os participantes frequentem o Restaurante Universitário Central (Bandejão) disponibilizou 500 conjuntos de tickets (cada um composto de 3 almoços, 2 jantares, 2 cafés-da-manhã) a serem vendidos por R$ 40,00 (quarenta reais) a unidade. Os tickets não vendidos e o dinheiro das vendas deverão ser entregues no primeiro dia útil seguinte à senhora Rosemeire Oliveira na sede do Coseas.

Divulgação: A promoção do evento deve ser feita em redes sociais diversas, junto a secretarias de cursos de arquitetura e urbanismo do país e à FENEA – Federação Nacional dos e das Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. A divulgação, para um menor custo, será feita exclusivamente por mailing dessas organizações, iniciado em 08 de junho de 2015 até a véspera do início do evento.

Inscrição: O pedido de inscrição será enviado individualmente para o e-mail brasilia55anos@usp.br, a ser administrado pela Arquiteta Camila Conti. Haverá uma resposta automática encaminhando à pessoa um link para preenchimento de uma tabela dinâmica do Google, por meio de uma ficha de cadastro. Ao final do cadastro, o participante receberá as informações necessárias para o evento: como chegar à USP, as condições de alojamento e alimentação, o clima em São Paulo nessa época do ano, etc.

 Patrocínio: A Fundação Niemeyer foi convidada a participar do encontro, dada a importância do Arquiteto Oscar Niemeyer no tema e igualmente foi solicitada como patrocinadora exclusiva do evento, fornecendo materiais como bloco de anotações, canetas, lanches e uniformes de identificação aos participantes. Aceito o pedido, a Fundação tomou parte do solicitado, comprometendo-se a entregar o material na FAU-USP em até 20 dias antes do evento, aos cuidados da Arquiteta Camila Conti.

Passeio: A “SP, meu!” colaborará com o encontro, oferecendo um passeio pelo Centro da cidade de São Paulo, conforme descritivo que segue abaixo.

Com seus prédios dos mais diversos estilos, formas e tamanhos, São Paulo possui um verdadeiro acervo cultural ao ar livre. Caminhar pelo centro é ver a história da cidade ser contada por suas construções, manifestações concretas das transformações pelas quais passou uma vila que em 1872 tinha pouco mais de 30 mil habitantes e era restrita ao Triângulo Histórico (cujos vértices são o Mosteiro de São Bento, a Igreja de São Francisco e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo) até se converter na atual metrópole com cerca de 12 milhões de habitantes.

Do Pateo do Collegio, que nos remete à época da colonização, até o contemporâneo pórtico da Praça do Patriarca, passando pela imponência de edifícios como o Theatro Municipal e o Altino Arantes, o turista que chega a São Paulo é facilmente atraído pela arquitetura – e um simples passeio pelas ruas paulistanas já lhe garante uma experiência única e fascinante.

Sede da Bienal Internacional de Arquitetura (BIA) um dos principais eventos do setor no mundo, São Paulo é intimamente ligada ao tema, e conhecer a riqueza de edifícios espalhados por toda sua extensão é tarefa tão complexa quanto desvendar os demais segredos desta cidade sem fim. O trajeto reúne representantes dos diversos estilos desenvolvidos na cidade durante sua história – com destaque para obras de arquitetos renomados – e apresenta ainda ligações com fatos e personagens históricos.

Faz parte do passeio uma caminhada suave entre os seguintes pontos: 
Mosteiro de São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Banco de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil, Edifício Triângulo, Edifício Guinle, Caixa Cultural, Pateo do Collegio, Tribunal de Justiça, Secretaria de Justiça, Solar da Marquesa de Santos, Igreja da Ordem Terceira do Carmo, Palácio da Justiça, Catedral da Sé, Escola de Comércio Álvares Penteado, Faculdade de Direito, Conjunto Franciscano, Edifício Barão de Iguape, Igreja de Santo Antônio, Pórtico da Praça do Patriarca, Edifício Sampaio Moreira, Edifício Matarazzo, Edifício Alexandre Mackenzie e Theatro Municipal.

A SP, meu! fará contato com os locais a serem visitados, solicitando entrada ao grupo: Igreja de São Bento, Pateo do Collegio, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Solar da Marquesa de Santos, Catedral da Sé, Faculdade de Direito da USP e Theatro Municipal. Igualmente fará a contratação de monitores para a atividade e a confecção de kits para distribuição aos participantes.

Às 13h30 do domingo, no encerramento do evento, a SP, meu! encontrará com o grupo de monitores em frente ao CEPEUSP, com as explicações sobre os trabalhos a serem desenvolvidos. Às 14h00, haverá um encontro com o grupo de participantes, com avisos para que mantenham cuidado com a segurança, que assimilem a proposta do passeio, que observem as regras de cada um dos locais visitados, que mantenham o grupo unido, os locais com banheiros disponíveis, etc), e distribuição de kits aos participantes (dois bilhetes de metrô, coletes de identificação, caneta, bloco de anotações, água, barras de cereal, salgadinho, protetor solar e boné). Neste momento serão recolhidos de cada um dos participantes R$ 7,00 (sete reais), referentes às passagens de metrô entregues.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (186.8 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com