TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Geográficos de Turismo

Por:   •  30/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO

Fundamentos Geográficos.

AD1 – 2013/1º

ALUNA: DÉZIA MARIA NUNES DE CASTRO

MATRÍCULA: 122.171.301.85

POLO: MIGUEL PEREIRA

QUESTÃO1 -

        Turistas são pessoas que durante o ano inteiro saem de suas casas com malas arrumadas, local de destino definido e com a expectativa de que gozarão momentos de alegria e repouso, utilizando algum meio de transporte e ao menos um pernoite no destino.

        Excursionistas são turistas que retornam às suas residências no mesmo dia da visita, por causa da proximidade geográfica entre o local de residência e o destino turístico, embora possa existir atrativo turístico.

        O deslocamento varia muito quanto à distância percorrida pelo turista e quanto ao meio de transporte utilizado, e também quanto a Fisiografia do lugar, como: solo, relevo, clima, vegetação, hidrografia etc.

  • Na Escala Intraestadual (dentro de um estado)

Miguel Pereira x Paraíba do Sul – Rodoviário.

  • Na Escala Interestadual (entre estados)

Rio de Janeiro x Minas Gerais – Aéreo

  • Na Escala Internacional (entre países)

Rio de Janeiro x Portugal – Hidroviário.

        

        Modalidades de transporte: aéreo, rodoviário, ferroviário, hidroviário e metroviário.

QUESTÃO 2 -

        Patrimônio Turístico

        Museu Francisco Alves: localizado no centro de Miguel Pereira, reúne objetos pessoais do cantor Francisco Alves para visitação pública.

        Recurso Turístico

        Caminho do Imperador: localizado na divisa entre Miguel Pereira e Petrópolis, no bairro Vale das Princesas. Antiga estrada real por onde os Imperadores Dom Pedro e Dom pedro II passavam para ir da capital às Minas Gerais. Corta a Mata do Tinguá, uma das poucas áreas restantes da Mata Atlântica original.

        Atrativo Turístico

        Feira Gaúcha: evento realizado anualmente no Pavilhão de Promoções Juscelino Kubitschek em Miguel Pereira. Reúne diversas peculiaridades da cultura da região sul do Brasil, mais precisamente Rio Grande do Sul.

QUESTÃO 3 -

        É um conjunto integrado de cidades, vilas e povoados, e também um conjunto de núcleos urbanos conectados por meio de fluxos, pessoas e mercadorias, com isso formando uma unidade geográfica. Porém esse conjunto não tem nada de homogêneo. Esses núcleos variam muito de tamanho, desde São Paulo – metrópole até Lumiar – vila, variando também segundo os bens e serviços que oferecem.

        Pequenas localidades como Miguel Pereira, quando desenvolvem o turismo, atraem pessoas de lugares distantes mantendo sua economia local aquecida e também pelo fácil deslocamento até a cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com