TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Geográficos do Turismo

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1

Período – 2015/2

Disciplina: Fundamentos Geográficos do Turismo

Coordenador (docente): Francisco Carlos

Data para postagem na plataforma:  Até o dia 17/08/2015  as 23 horas e 55 minutos

Nome:         Andressa Santana                         Matrícula: 14217130103        

Polo: Duque de Caxias                              Período:

1. Dê exemplos práticos de como o espaço geográfico influencia a atividade turística.

O turismo tem papel relevante na transformação do espaço geográfico. Para obter a satisfação dos visitantes, aumenta a prestação de serviços e com isso, também aumenta a geração de empregos. Para contribuir com o desenvolvimento econômico do local, são construídos ou melhorados os locais de movimento; como os restaurantes, hotéis, vias de acesso e outros. Investindo para visar também o conforto dos moradores. Quando é viabilizado o deslocamento de turistas para lugares que possuam recursos turísticos por meio de transportes, temos o atrativo turístico. A partir do momento em que esse atrativo está vinculado a outros elementos, proporcionando ao turista facilidades para consumir o produto turístico, o atrativo turístico e a oferta que está vinculada, temos o produto turístico.

2. Caracterize a relação entre turismo e espaço. Exemplifique.

Essas características estão relacionadas ao fato do turismo ser o próprio espaço. Isso porque o espaço é utilizado de maneira destrutiva, que inviabilizaria de ser usufruída pela população e de maneira positiva, viabilizando sua transformação, por exemplo, por meio de novas construções que transformam o espaço, ampliando sua atratividade e muitas vezes preparando-o para receber os turistas. Estes seria o caso das feiras de Duque de Caxias, atraindo consumidores sendo produtivo e ao mesmo tempo, com o contrabando de animais silvestres, sendo destrutivo e criminoso. Outro exemplo na cidade do Rio de Janeiro, que tem um grande potencial turístico, propicia que o turista pode estar na praia de Copacabana, local movimentado, rodeado de prédios e a outra parte do tempo pode ir até a floresta da Tijuca e estar ao meio da natureza e aproveitar do silêncio da mata.

3. Cite os dois pontos de confluência entre turismo e geografia política e de um exemplo seu de estereótipo.

Com relação ao ponto de confluência é a visão que se tem dos lugares e do povo. Os pontos de confluência entre a geografia politica diferencia os povos, dando características do povo. Como por exemplo o baiano, individuo alegre, despreocupado e sensual. Com relação ao turismo, é observado como a região é vendida, o interesse de conhecer a cultura local. O turismo modifica o seu estereótipo para atrair o turista para essa região,  procura se aproveitar dessa imagem para explorar o produto turístico, que nesse caso seria o estado da Bahia, mostrando se tratar de um povo alegre, hospitaleiro e principalmente acolhedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (183.2 Kb)   docx (64.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com