TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS GEOGRAFICOS DO TURISMO

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 5

MARINA LIMA LAGO TOMAZ

FUNDAMENTOS GEOGRAFICOS DO TURISMO

SÃO GONÇALO

Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT) Turismo é um deslocamento que utilizamos mais de um meio de transporte e que tenha um pernoite no destino turístico, esse pode ser uma zona rural ou urbana.

O turismo tem diferentes escalas, intraestadual, interestadual e escala internacional. Destino turístico é a cidade visitada pelo turista, que pode ser rural ou urbana, os centros emissores são as grandes cidades, por oferecer melhores condições de emprego. A fisiografia influencia no deslocamento da cidade a ser visitada. Dentro de um mesmo modal podemos utilizar diferentes veículos. A hierarquia urbana entre cidades determinando a implantação de cada cidade. No Brasil, São Paulo ocupa a parte mais alta na hierarquia urbana, seguida pelo Rio de Janeiro, são concernentes o primeiro e o segundo centros emissores de turistas do país.

Segundo Milton Santos (p. 14), Proporcionando a intensidade de relações sociais, econômicas, políticas e culturais num dado lugar. O conjunto de transações entre indivíduos é o conceito de vida de relações. Podendo estas relações ser comerciais, governamentais, turísticas, de serviços... Ocasionando demanda de infraestrutura de circulação de pessoas, mercadorias e informações. O espaço de fluxo é fundamental no estudo da atividade turística, sendo o turismo uma atividade de deslocamento que depende da disponibilidade de meios e de vias de transporte.

Onde existe intensa vida de relações, eleva a densidade dos fluxos, sendo assim o turismo encontrará facilidade para se fixar.

Turistificação são as transformações que uma localidade sofre para se tornar um destino turístico, mudança na infraestrutura, na imagem. Os recursos turísticos podem ser de ordem natural ou cultural, recursos culturais: museus, edifícios históricos, danças folclóricas, artesanato, tradições culturais em geral.

Usamos a isocronia para medirmos a acessibilidade para o turismo, patrimônios turísticos, elementos presentes no espaço geográfico apresentando condições de atrair turistas, praias, montanhas, edificações históricas e etc. Quando identificarmos esses elementos temos o Recurso Turístico, atrativo turístico é quando o turista faz o deslocamento por meio de vias de acesso e meios de transporte. Oferta turística é quando o atrativo turístico está ligado a outras atividades como alojamentos, restaurantes, infraestrutura de apoio turístico. O produto turístico é a soma do atrativo turístico mais a oferta a este vinculada.

Segundo Castells (2000 p. 41), afirma que o espaço urbano é um produto das relações sociais que dão ao espaço uma forma, uma função, uma significação social. Nos espaços do turismo temos o Paço Imperial na Praça XV de Novembro no Centro do Rio de Janeiro e o Arco do Telles, em São Paulo temos o bairro da Liberdade, com edifícios em estilo oriental predominando as características Japonesas.

A função e a forma estão ligadas, algumas construções como residências familiares e igrejas passam a acrescentar função turística. As formas podem ter mais de uma função, residências tornando-se museus, antigas fazendas tornaram-se hotéis, antigas estações de trem tornaram-se centros culturais, uma das agencias do Banco do Brasil se tornou um Centro Cultural. São expressões do turismo como agente transformador e produtor do espaço geográfico.

Ouro Preto tem pontos de visitação obrigatórios igrejas, museu da independência, antigas habitações, etc. a cidade foi reconhecida como patrimônio cultural da humanidade. O turismo é um importante agente produtor do espaço geográfico. Através da rede urbana temos produção, circulação e consumo de mercadorias dentro do estado e fora do estado. O turismo é uma atividade sazonal depende das estações do ano, apresentado altas e baixas temporadas. Pequenas localidades atraem pessoas de lugares distantes, sazonalmente tem sua economia local aquecida.

A geografia ciência que tem por objetivo o estudo da terra em sua forma, acidentes físicos, climas, produções, divisões políticas. A geografia cultural trata da relação do homem com o meio. Região cultural é portadora de técnicas, paisagens e costumes tradicionais que as sociedades economicamente mais “adiantadas” sendo considerado como exotismo, atraindo a visitação turística. A geografia cultural auxilia na compreensão do turismo, geografia e historia são chamadas de ciências irmãs, pois a geografia faz as distribuições e a historia trata dos processos, arranjo espacial é quando diversos serviços juntos numa mesma localidade articulados entre si formando um produto turístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com