TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia de Ouro Preto

Por:   •  3/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  4.700 Visualizações

Página 1 de 3

 Aspectos Geográficos     de Ouro Preto

Clima       
   A região de Ouro Preto conta com o clima tropical de altitude úmido                     característico de regiões montanhosas, com chuvas durante os meses de dezembro a março e geadas em junho e julho. Há até um relato de queda de
neve no ano de 1883.
[pic 1] 

                                             
Vegetação
 
Ouro Preto abriga vegetações de campos rupestres, mata de Araucária, florestas de candeias, Mata Atlântica. A vegetação predominante na região é o cerrado que é a principal vegetação no estado de Minas Gerais.  [pic 2]                                       

                                           

Hidrografia
 
Em Ouro Preto você encontra as Nascentes do Rio das Velhas, os rios: Piracicaba, Gualaxo do Norte, Gualaxo do Sul, Mainart e Ribeirão Funil. Em seus arredores também se encontram cachoeiras como a do Bigode do Chinês, a da Usina e a Gota de Minas.

[pic 3]

Relevo
   O relevo da região de Ouro Preto varia muito, de 700 metros de Amarantina, até mais de 1600 metros em Antônio Pereira. O relevo acidentado não favorece as atividades de agricultura. Predominam as indústrias de extração de minério e pedras.

[pic 4]
       

Tipografia do Terreno
   A região de Ouro Preto tem 5% da parte de seu terreno plano, 40% ondulado e 55% de sua área montanhosa, sendo uma das mais altas partes de Minas Gerais. O ponto mais alto mais alto de Ouro Preto é o Pico do Itacolomi, possuindo 1772 metros de altitude.

[pic 5]

                           

Impactos Ambientais

  Durante a exploração do ouro, a cidade de Ouro Preto sofreu diversos impactos ambientais. As queimadas, o desmatamento e o assoreamento dos copos d’água, foram tipos de impactos relatados por viajantes que passaram pela região. Muitos naturalistas viajantes deixaram seus relatos, e a partir desses relatos é possível fazer uma reconstrução de

várias paisagens de Ouro Preto, especialmente no que se refere à exploração do ouro relacionada a degradação ambiental

  [pic 6]                   

Urbanização em Ouro   Preto

   Nas últimas décadas, a cidade de Ouro Preto cresceu muito devido ao surgimento de muitas universidades, grandes escolas e até grandes estabelecimentos comerciais. Em compensação, a cidade de Ouro Preto teve uma expansão desordenada.

[pic 7]

   Alguns projetos foram realizados em prol da população, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a implantação do Plano Leitor da cidade a lei de ocupação do solo.

[pic 8]

 




   

                                         

                               

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (544.1 Kb)   docx (423.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com