TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Turismo

Por:   •  25/8/2015  •  Resenha  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 9

AD1 – Introdução ao Turismo por: Murilo S Gomes

Turismo em perspectiva. O cenário e a importância do turismo no Brasil e no mundo e A importância do Turismo no ensino e na pesquisa. 

(Vol. 1 Aula 1)

O turismo como conhecemos hoje, destaca-se por estar entre uma das atividades mais importantes geradora de receita e divisas na economia mundial. Mesmo tendo como destaque os países com maior atrativo turístico e potencial com França, Estados Unidos, Europa e Ásia, há países com menos atrativos, se beneficiam da atividade turística, que em muitas vezes é o único canal de subsistência de todo um povo que por não ter recursos para fomentar o comercio ou sua indústria, utilizam o setor de turismo como grande gerador de renda.

A França se destacando por ser o destino mais visitado no mundo, os EUA é o país que contabiliza maiores lucros no setor. A China com abertura comercial e modernização vem alcançando altos índices de desenvolvimento e hoje sua população já se beneficia de regras mais liberais que permitem ganho de capitais e benefícios sociais. A WTTC (Conselho mundial de turismo e viagens) apontou que, em 2011, o setor foi responsável por mais 98 milhões de empregos diretos e 255 milhões indiretos, http://www.abeoc.org.br/2012/05/turismo-gera-255-milhoes-de-empregos-indiretos-diz-wttc/)

O Brasil que ocupa uma grande área da América do Sul com 47,9% e com atrativos naturais, tem uma grande diversidade climática e ambiental, como a Floresta Amazônica, a Caatinga e o Cerrado, com o Pantanal Mato-grossense aos Pampas no Sul. Tudo isso agrega ao Brasil um potencial enorme para atrair tanto o turismo de lazer como de negócios.

O Brasil na década de 90 passou a dar mais importância ao potencial econômico do setor e insere o turismo como capitalizador de recursos de investidores, gerando melhoria nos serviços. No ano 2003 com a criação do Ministério do Turismo, e com a estabilidade econômica mundial, favoreceu o cenário para investimento do Governo no setor, com incremento do incentivo ao credito, a melhoria do PIB interno, investimento no Marketing externo, melhoria na infraestrutura e capacitação da mão de obra. De certo que se andarmos com o olhar de um turista, veremos a necessidade de melhorar em alguns aspectos como sinalizações, serviços de informação e etc. Hoje fica tudo muito restrito aos agentes, hotéis ou guias. Podemos ter um País com uma sinalização mais padronizada e comum aos viajantes. Com exceções a regra temos os grandes polos como São Paulo e Rio de Janeiro, principal destino turístico do Brasil, já estão acostumados com a demanda turística, mas o país em si ainda é muito carente nesse aspecto.

Segundo fonte (http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_no_Brasil), o Brasil recebeu 6 milhões de turistas em 2013 sendo o principal destino de turistas da América do Sul. Fatores fracos e ainda bem desanimadores são os serviços de infraestrutura de transportes terrestres, a violência, poucos voos diretos entre outros menores.

Um fator inibidor e que ainda trava todo o desenvolvimento do setor no país é a carga tributária, os impostos que impedem investimentos a longo prazo. Um exemplo bem sucedido é o México que deu descontos e incentivos fiscais, alcançando um crescimento expressivo no setor, com cerca de 20 milhões de turistas por ano.

O estudo mais elaborado pode ser feito para levantar as potencialidades do país em relação aos concorrentes, já temos bastantes atrativos, os mais variados, como um litoral gigantesco, a floresta Amazônica, Pantanal, Foz do Iguaçu, Cerrado e toda uma cadeia de montanhas por explorar. Isso no lado de lazer. O atrativo comercial é gigantesco com potencial para exploração da agricultura, minério, petróleo e derivados, bem como produtos naturais e artesanais.

Hoje não há mais como um governo abrir mão da importância e da imagem que o setor de Turismo produz. O produto turismo gera riqueza, incentiva a interação, agrega valores globais e abre para o mundo desmistificando toda uma nação. Ter o turismo como 5º fator economicamente gerador de riquezas é pouco, com o potencial que temos, o 1º lugar seria o mínimo esperado pois temos o melhor país do mundo, o mais belo, com diversidade cultural mundial, e recursos naturais e humanos inigualáveis.

O inter-relacionamento do Turismo com outras ciências.

(Vol. 1 Aula 2)

A importância do Turismo no ensino e na pesquisa, revela a grande diversidade cientifica que essa atividade engloba. Para conhecimento e exploração de um povo, local ou habitat é necessário um aprofundamento muito grande tanto cultural como cientifico. Não podemos deixar de comparar como temos uma diversidade tão grande e ao mesmo tempo proporções geológicas e ambientais que caracterizam costumes, modo de vida e atividades de toda uma sociedade.

Economicamente importante, a atividade de Turismo é responsável por manter importantes objetos históricos em estado de conservação permanente, sendo necessário as vezes buscar mecanismos ou engenharia só encontrada em determinada região, na qual dispõe de matéria prima ou clima.

Não há como definir um método cientifico padrão para a área de turismo pois sua essência caracteriza-se pelo desbravamento, conquista, exploração e etc. Em muitos casos precisamos de métodos matemáticos para atravessar um rio ao elaborar a construção de uma ponte, engenharia é aplicada, mas padrões ambientais tem que ser verificados par não alterar o balanço em determinada região. Um determinado povo que depende do extrativismo e sobrevive do Rio economicamente ou até cultural, pois o mesmo Rio tem seu histórico atrelado as vezes em crenças religiosas ou outros aspectos culturais que não podem ser afetados.

Tudo se entrelaça, um morador recebe um turista, que utiliza o rio para pescar, que alimenta o restaurante, que deposita seus ganhos no banco que gera investimentos em infraestrutura para o pescador ter sua casa na beira do Rio para receber o turista, tudo como ciclo que se adapta e se molda a realidade de cada setor de acordo com o seu interesse.

Economia, sociologia, psicologia, geografia e cartografia, antropologia e história da cultura, direito e legislação, tecnologia, comunicação e marketing. Todas estas e outras áreas se entrelaçam caracterizando uma interdisciplinaridade, ou seja, as disciplinas se interligam, não obrigando o campo do turismo fique necessariamente preso a nenhum campo em especifico, mais interligado há todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (238.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com