TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lazer e Comunicação

Por:   •  5/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Nossa atual sociedade vem passando por transformações e assim criando uma nova cultura, modificando sua forma de produção, comunicação e apropriação dos saberes.

A dedicação ao trabalho, as atividades intelectuais e as novas tecnologias, principalmente por meio da internet e do telefone celular, vem consumindo um tempo precioso. O que se percebe é que, as exigências do mundo atual faz do lazer um ato cada vez menos frequente. Estamos trabalhando quase 24 horas por dia, seja por atividade onde requer intelecto ou por meio físico, não se dando conta que, o tempo para descansar e repor esse desgaste é primordial para evitar o estresse, doença comum em nossa atual sociedade, que ocorre quando o organismo está sobrecarregado e libera adrenalina constantemente para o nosso organismo.

E a melhor maneira de evitar isso indiscutivelmente é através de uma boa noite de sono e a necessidade do lazer sendo um grande fator para contribuindo para a renovação mental e emocional, desempenho físico e a redução dos níveis de adrenalina.

Podemos classificar o tempo de lazer como um momento que se disponibiliza para as atividades que os façam pensar fora da rotina, os excluindo das obrigações laborais e do contexto usual, disponibilizando esse tempo ao seu próprio benefício.

A concepção da utilização da Educação Física diante de todos os fatores assume um papel importante principalmente diante da atual sociedade, que visa á necessidade de ocupar o tempo livre da melhor forma possível e reforçando a necessidade de manutenção em sua formação e tendo conhecimento sociocultural, tendo em vista aprofundar-se nas questões teóricas e práticas, promovendo atividades e relacionadas ao lazer, quando na maioria das vezes não se exige formação acadêmica para tal cargo, bastando apenas uma programação de horários, referente ás atividades a serem desenvolvidas.

Cabendo ao educador físico a finalidade e preocupação de buscar tornar o tempo ocioso em momentos simples de lazer, em vista de realização pessoal e de integração social não deixando com que esses momentos se tornen um tarefismo, um simples ato de fazer por fazer.

Como educador físico, profissionais do lazer, animador cultural, temos que ter competência e responsabilidade politica-pedagógica, sendo uma influência direta relacionando ás atividades e integração sociocultural. Diante desse contexto, temos a prioridade e o compromisso sobre a inclusão de um programa que lhes permitam a possibilidade de intervenção sobre a animação cultural intervindo com conhecimento e saber cientifico objetivando assim, mais qualidade de vida.

A noção de competência que cabe ao profissional de Educação Física, diz respeito ao contexto, espaço, tempos socioculturais, políticos e econômicos, às transformações técnicas organizadas, os saberes formais e informais, às contradições da sociedade, aos laços coletivos e de solidariedade, sua criatividade, sendo significativo considerar também as influências de classe social, gênero, crença, etnia e grupos geracionais, entre outras.

A interpretação do lazer é vista com seu paradigma sobre formação cultural, dando acesso aos bens historicamente culturais, cabendo ao educador físico (profissional do lazer), apresentar de forma competente e desenvolver planos estratégicos, operacionais e por meio de planejamento, organização, liderança e avaliação do processo e dos resultados, facilitando seu acesso e sua compreensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com