TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES RECREATIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL E O PROCESSO DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  19/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.503 Palavras (19 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 19

ATIVIDADES RECREATIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL E O PROCESSO DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Francisco Fontenele dos Santos[1]

Jossianne Alves Amaral1

Marcilene Figueiredo Fonseca de Souza1

Michelle Soares de Souza1

Paulo Cesar Lopes de Aguiar1

Maria do Perpétuo Socorro Bandeira Morais[2]

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar como as atividades recreativas interferem no desenvolvimento dos indivíduos no âmbito escolar. Discutindo a relevância das atividades recreativas no contexto educacional e no processo de interação e aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da escola investigada, analisando como essas atividades recreativas contribuem para a construção de saberes interdisciplinares no fazer pedagógico do professor polivalente. A recreação, enquanto recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem deve ser encarado de forma séria competente e responsável. E deverá ser usada de maneira adequada, assim poderá dar oportunidade, ao educador e ao educando, importantes momentos de aprendizagem. Concluiu-se que as atividades recreativas desenvolvidas com os educandos tendem a ser mais do que uma atividade de lazer, mas uma forma de trabalhar a interação no âmbito escolar.

Palavras-Chave: Atividades Recreativas, interação, socialização, ensino e aprendizagem.

Abstract

This article aims to analyze how the recreational activities interfere with development of individuals in the school. Discussing the importance of recreational activities in the educational context and in the process of interaction and learning for students in the early years of elementary school investigated, analyzing how these recreational activities contribute to the construction of knowledge in interdisciplinary teaching to the teacher's versatile. The recreation while teaching resource in the process of teaching and learning should be taken seriously competent and responsible. It should be used properly, can provide opportunities as well, the educator and the learner, learning important moments. It was concluded that recreational activities developed with the students tend to be more than a leisure activity but a way of working interaction in the school.

Keywords: Recreational Activities Team, interaction, socialization, teaching and learning.

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado de observação na escola Estadual Maria do Perpétuo Socorro, iniciou a partir da observação do corpo docente, onde nos foi possível relacionar neste contexto a teoria e a prática pedagógica, nos permitindo perceber a importância das Atividades Recreativas no contexto educacional e no processo de interação e aprendizagem de alunos nos anos iniciais.

As observações realizadas em sala de aula nos possibilitaram, um conhecimento abrangente do ambiente escolar como um todo, suas características, nos faz compreender como as aulas acontecem neste contexto. O estagio nos possibilita pesquisar e nos inserir no contexto da pesquisa, desta forma realizamos uma pesquisa-ação, aonde o sujeito faz parte deste processo de construção do conhecimento.

Entendemos que a pesquisa nos possibilitou perceber a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha pedagógica e científica que primam pela aprendizagem, possibilitando momentos de afetividade com os atores sociais e os alunos que permeiam este espaço.

Nosso trabalho discute a importância das atividades recreativas no contexto educacional e no processo de interação e aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da escola investigada.  A importância das atividades recreativas como elemento facilitador do processo ensino e aprendizagem analisando como essas atividades recreativas contribuem para a construção de saberes interdisciplinares no fazer pedagógico do professor polivalente.

  1. ATIVIDADES RECREATIVAS

         A palavra recreação vem do latin, (recreare), cujo significado é recrear. A atividade recreativa está relacionada à prática da atividade física ou mental a qual o indivíduo é naturalmente impelido a satisfazer necessidades de ordem física, psíquica e social, de cuja realização lhe advém o prazer. Recrear está intimamente relacionado ao ato de educar, pois que a recreação permite criar e satisfaz o espírito estético do ser humano, oferece suas possibilidades culturais, permite escapar do desagradável, utilizando o excesso de energia ou diminuindo a tensão emocional; é experiência complementar, atividades compensadoras, descargas de impulsos agressivos, fuga de expressão social que prova frustração, monotonia ou ansiedade.

O objetivo principal da recreação é o de realizar atividades que favoreça o desempenho satisfatório na aprendizagem da criança. Deve trazer prazer e proporcionar o exercício da criatividade, não havendo cobranças, preparando-as para uma melhor condição de vida e engrandecendo sua personalidade. Refletindo sobre isso nos diz Maluf (2003, p. 21):

Quando brincamos exercitamos nossas potencialidades, provocamos o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimento sem estresse ou medo, desenvolvemos a sociabilidade, cultivamos a sensibilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente e emocionalmente.

            O jogo e a brincadeira estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos, tornando especial a sua existência. De alguma forma o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore.

Na recreação, o que importa não é apenas o produto da atividade, mas a própria ação, o momento vivido. Possibilita a quem a vivencia, momentos de encontro conseguem e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, de ressignificação e percepção, momentos de autoconhecimento e conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro, momentos de vida.

 Dessa forma surge a necessidade de que os professores estejam envolvidos com o processo de formação de seus educandos. Isso não é tão fácil, pois, implica romper com um modelo, com um padrão já instituído, já internalizado.

Durante a realização do estágio, não presenciamos a utilização de atividades recreativas como metodologia para o processo de interação, socialização dos alunos ou simplesmente um momento de participação e de relação entre os atores sociais que permeiam o espaço da escola, com relação ao processo ensino-aprendizagem dos discentes percebemos que as atividades realizadas quando realizadas não tinham objetivo especifico, por isso subentendemos que a professora ou os atores sociais que permeiam este espaço não tem noção da necessidade de se objetivar toda a realidade que será realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (240.1 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com