TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu da Gente Sergipana

Por:   •  22/3/2016  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 2

Fundado em 26 de novembro de 2011, o Museu da Gente Sergipana está localizado na capital Aracaju, onde anteriormente era o prédio do colégio Atheneu. Este foi totalmente restaurado com direção do Banco do Estado de Sergipe -  Banese, e  idealização do Governo do estado.

Seu acervo cultural vai além das tradicionais peças raras que devem ser preservadas. No atual cenário onde tudo é atraído por tecnologia, o Museu da Gente Sergipana enaltece a cultura do estado de forma - quase que - totalmente interativa.

Na midiateca, está todo o acervo cultural sergipano em telas de computador que trazem animações sobre diversos assuntos e atrai crianças e adultos de todas as partes de país. Nada concernente à cultura sergipana foi esquecido. Brincadeiras, comidas típicas, festas, personagens folclórica, diversidade da fauna, grandes poetas e personalidades sergipanas, assim como o estimado José Martins Ribeiro Nunes, o Zé Peixe. A exposição “Zé Peixe, além das águas” que ficará disponível até o mês de  novembro de 2015, retrata a importância do sergipano em conduzir  - a nado - os navios com segurança, desde o estuário do rio Sergipe, que banha Aracaju, até o oceano. [pic 1][pic 2]

Entre outros diversos conteúdos, o Museu também traz mesas touth screen com jogos, receitas de comidas típicas, espelho que reflete com algum traje típico a quem nele se expor e até um túnel com canoas         que simulam a navegação pelos rios e paredes que são telas projetadas para sublimar a biodiversidade sergipana.

Os dizeres peculiares ao povo sergipanos estão coloridos estampando paredes do museu, bem como seus significados.

A literatura de cordel e os repentes também foram lembrados de um jeito especial. Em cabines, as telas reproduzem repentes escolhidos para ser cantados em forma de caraoquê, e repentistas são escolhidos para duelos. São gravados e com direito a serem mandados para web, se assim o visitante desejar.

Anexo I – fotos.[pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10]

Referências: Wikipédia; Visita ao museu da Gente Sergipana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (323.8 Kb)   docx (224 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com