TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Almanaque Praça XV

Por:   •  28/11/2019  •  Resenha  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 9

APRESENTAÇÃO:[pic 1]

O espaço proposto para a prática de ensino é constituído por duas praças públicas, um monumento e um edifício localizados no centro de Ribeirão Preto/SP. As praças são a XV de Novembro e a Carlos Gomes, separadas pela rua Visconde de Inhaúma e delimitadas pelas ruas Barão do Amazonas, Duque de Caxias, General Osório e Esplanada do Teatro Pedro II. Em frente a dita esplanada, em um dos acessos à XV de Novembro, fica localizado o Monumento à Epopéia de 1932. Já na rua Álvares Cabral n. 469, encontramos o Edifício Diederichsen, último ponto de nossa expedição.

Entre os anos de 1985 e 2005 todas as construções e monumentos citados acima foram tombados pelo CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo pelo seu reconhecido valor histórico e artístico para o município e estado.

No conjunto exposto coexistem construções e organizações espaciais públicas e privadas de caráter histórico, do final do século XIX até o final da década de 1930, hoje distribuídas entre modernas edificações da segunda metade do século XX. Assim, os participantes podem ter contato com importantes testemunhos de processos históricos que tiveram vez no âmbito local, regional e nacional.

PÚBLICO:

Esta expedição pode ser feita com crianças, adolescentes e adultos, alunos a partir do 4º ano do Ensino Fundamental alunos de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos e/ou mesmo docentes das mais variadas áreas do conhecimento, em atividades de formação continuada.

Recomendamos grupos de no máximo 40 alunos, atentada a devida supervisão por se tratar de um espaço público aberto no centro da cidade de Ribeirão Preto. Para melhor aproveitamento, sugerimos a organização em pequenos grupos.

LOCALIZAÇÃO:

Praça XV de novembro, S/N, Centro, Ribeirão Preto - SP, 14010-000.

INFORMAÇÕES E CONTATO:

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto: Atrativos Turísticos:

Link: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/turismo/i71pontostur.php

ACESSO OU INGRESSO:

As expedições são gratuitas e o espaço conta com amplo modal de transporte para acesso dos participantes.

DESCRIÇÃO DO ESPAÇO:

As praças XV de Novembro e Carlos Gomes, estão localizadas em uma área urbanizada dotada de rampas de acesso para cadeirantes e pessoas com outras limitações motoras, localizadas em todas as suas esquinas.

As expedições podem ser de longa duração pois a praça conta com banheiro público gratuito aberto das 9:00 até às 17:00.

No entorno é possível encontrar restaurantes que oferecem desde salgados até almoços mais saudáveis por preços acessíveis. Também é possível organizar piqueniques em alguns pontos arborizados das praças.

Ambas as praças, contam com ampla arborização composta por elementos da vegetação nativa da Mata Atlântica e inúmeros espécimes exóticos oriundos de outras regiões do planeta.

Em seu interior temos a Fonte Luminosa onde esta instalado o Marco Zero da cidade, encontramos ainda duas ermas dedicadas ao cientista e cafeicultor Luís Pereira Barreto e ao político Cel. Quinzinho da Cunha, um busto dedicado ao vereador Orlando Jurca e um monólito consagrado ao músico e maestro Antônio Carlos Gomes.

Ainda nas ruas que compõe o entorno das praças é possível encontrar algumas edificações do período Cafeeiro (1870-1930) como: o edifício do MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, o palacete Camilo de Mattos, a mansão de Sinhá Junqueira, e as três edificações que compõe o conjunto arquitetônico do Quarteirão Paulista (Centro Cultural Palace, Theatro Pedro II, Edifício Meira Júnior).

POTENCIALIDADES:

As praças XV de Novembro, Carlos Gomes e edificações históricas do entorno são testemunhos da formação histórica da localidade de Ribeirão Preto e de dinâmicas nacionais, permitindo despertar aos estudantes para a valorização da história local e regional e demonstrar a importância da preservação do patrimônio histórico e artístico. Uma expedição ao referido local possibilita conhecer mudanças e permanências sobre alguns dos principais aspectos históricos relacionados à fundação da cidade até o fim da década de 1930. Permite, ainda, visualizar construções significativas do desenvolvimento político, econômico e cultural do município, que foi reflexo de um processo mais amplo, ocorrido no Brasil.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

De forma mais evidente, o Quadrilátero Central apresenta rapidamente um maior número de atividades pedagógicas nas áreas de História e Geografia, não obstante, outras áreas do conhecimento escolar podem explorá-lo a partir de projetos singulares ou em paralelo com as disciplinas mencionadas. A seguir, vamos exemplificar como isso pode ser feito, salientando o caráter sugestivo do texto, compreendendo que a vivência e a trajetória de cada docente em cada disciplina, pode e deve usar a imaginação para usufruir de outras tantas formas de construção de conhecimento a partir da experiência com este espaço.

História: refletidos neste espaço estão importantes processos históricos que tiveram vez em nosso município e no Brasil. A própria praça XV de Novembro carrega o Marco Zero da cidade. Os edifícios ao redor evidenciam memórias dos tempos do café, ascensão da cana-de-açúcar e da industrialização. Mudanças políticas podem ser analisadas a partir do Monumento à Epopéia de 1932. O Teatro Pedro II e o Edifício Diederichsen, por sua vez, retratam o início do processo da industrialização, por utilizarem tecnologias inovadoras nas suas construções e, também pela inserção do modelo econômico baseado na prestação de serviços na cidade de Ribeirão Preto. Por fim, ao levar crianças, jovens e adultos neste espaço, os professores conseguem apresentar eventos do passado, demonstrando a importância do monumento e, para além, construir um sentimento de valorização da localidade. As atividades podem acontecer a partir de roteiros pré-estabelecido que levam em conta os diversos pontos que existem na praça e no seu entorno. O professor pode solicitar aos alunos a utilização de um caderno de notas para futuro relatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (420.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com