TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO

Por:   •  6/3/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.973 Palavras (12 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

CURSO TÉCNICO EM EVENTOS

Allan Paulino

Indianara Lopes

Julia Santiago

Thuane Bruch

CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO

[pic 1]

Florianópolis

2016

SUMÁRIO

HISTÓRIA        2

SÍMBOLOS NACIONAIS        2

BANDEIRA        2

HINO NACIONAL        3

BRASÃO DE ARMAS        3

PRECEDÊNCIA        3

CERIMÔNIA DA LÂMPADA        4

TIPOS DE CERIMONIAIS        4

FORCIES        5

VESTES TALARES        5

MODELO DE SCRIPT        6

CASE        7

IFSC recebe prêmio de cerimonial universitário        7

Entrega Câmpus Palhoça Bilíngue à comunidade reúne 650 pessoas        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10



CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO

        “...o cerimonial é um conjunto de formalidades específicas de um ato público, dispostas numa ordem sequencial, que envolve a utilização de indumentária própria, a ordem de precedência a ser observada com seus elementos signicos e o cumprimento de um ritual...”

(VIANA, Flávio Benedicto. Universidade: protocolo, rito e cerimonial. São Paulo,Lúmen, 1998)

HISTÓRIA

O Cerimonial já existe desde o início das civilizações, cada qual com seu método. Para que um cerimonial tenha sucesso e organização podemos destacar os seguintes elementos: Disciplina, Hierarquia, Elegância, Respeito, Cortesia, Senso, Bom gosto e Simplicidade.

A primeira universidade foi concebida em Bolonha na Itália em 1088 d.C., na Idade Média e era famosa em toda a Europa por suas escolas de Humanidade e Direito Civil. Os primeiros professores registrados foram Pepone e Irnerio (este foi foi denomidado pela história do Direito como “Lucerna Iuris” que significa “A Luz do Direito”), em 1158 o Imperador Frederico I declara a lei organica da universidade que transforma a a Universidade de Bolonha em um Cidade Estado. No ano de 1200 surge a figura do reitor (chanceler) e o cerimonial universitário, este foi responsável pela implantação definitivo do cerimonial rígido e correto, obrigando uso das vestes talares e as cadeiras em formato de trono com o brasão. A partir do século XVIII a universidade passa a ser reconhecida como uma instituição de nível Superior. No Brasil o cerimonial universitário se baseou na Universidade de Coimbra em Portugal, onde obteve orientações referente à heráldica, medalhística e brasonária, além da terminologia láurea diplomas e pergaminhos. O cerimonial universitário brasileiro é algo relativamente novo até porque não havia instituições de nível Superior até 1822, sendo assim os cursos superiores eram realizados pela minoria na Europa.

SÍMBOLOS NACIONAIS

BANDEIRA

É um símbolo representativo (País, Estados, Municípios, Empresas). Nos eventos oficiais, o uso dos símbolos nacionais são obrigatórios conforme determina a Lei nº 5.700/71, obedecendo à ordem de precedência. Em sua sede (Reitoria) e nas sedes das Unidades de Ensino, devem permanecer hasteadas e iluminadas durante a noite as bandeiras: do Brasil, do Estado e da universidade. A bandeira nacional, em todas as apresentações no território nacional, ocupa lugar de honra, representada pela sua posição: central ou a mais próxima do centro e à direita deste, quando com outras bandeiras, pavilhões ou estandartes, em linha de mastros, panóplias, escudos ou peças semelhantes; destacada à frente de outras bandeiras, quando conduzida em formaturas ou desfiles; à direita de tribunas, púlpitos, mesas de reunião ou de trabalho. Considera-se à direita do dispositivo da bandeira a direita de uma pessoa colocada junto a ele e voltada para a rua, para a platéia ou, de modo geral, para o público que observa o dispositivo.

HINO NACIONAL

O Hino nacional Brasileiro, foi composto em 1822, por Francisco Manuel da Silva, que inicialmente foi chamado de “Marcha Triunfal”, em comemoração a independência do país. A execução do Hino Nacional é obrigatório nas solenidades e cerimônias oficiais e sempre deve ser tocado no início, logo após a composição da mesa diretiva. A sua execução deve ser anunciada pelo presidente da mesa, observando-se as recomendações da Lei nº 5.700/71, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, e dá outras providências. Durante o acompanhamento da execução do hino nacional, não deve voltar-se para bandeira brasileira, pois sendo um dos Símbolos Nacionais, o hino nacional não deve concorrer com outro símbolo da nação.

BRASÃO DE ARMAS

Brasão de Armas é um desenho especificamente criado para a identificação de indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações. O desenho pode ser representado por suportes, como bandeiras, vestuário, elementos arquitetônicos, mobiliários, objetos pessoais, etc. O Protótipo do Brasão de Armas, bem como seu memorial descritivo e certidão de registro cartorial da peça heráldica, fica sob a guarda do gabinete do Reitor.

PRECEDÊNCIA

Segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa, PRECEDÊNCIA (do verbo preceder, derivado do latim “preacedere” = ir à frente ou na frente), é: “preeminência ou preferência no lugar e assento - primazia – superioridade...”.

De acordo com Nelson Speers, autor do livro “Cerimonial para relações públicas”, “A precedência é reconhecer a primazia de uma hierarquia sobre a outra, e tem sido, desde os tempos mais antigos, e em todas as partes, motivo de normas escritas, cuja falta de acatamento provoca desgraças”. Em 1961, a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas determinou a ordem de precedência definitiva entre os chefes de missão diplomática, atualmente é regulamentado pelo Decreto nº 70.274/72, com alterações no Decreto nº 83.186/79. As instituições estaduais e municipais também devem receber tratamento diferenciado na ordem de precedência, nos eventos oficiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (610 Kb)   docx (458.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com