TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO PROCESSUAL CIVIL V. PROF. DRA. CARICIELLI LONGO

Por:   •  25/3/2020  •  Seminário  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO PROCESSUAL CIVIL V. PROF. DRA. CARICIELLI LONGO.

28.02.2020.

Maurílio promoveu demanda em face da Empresa Fale Pouco Pague Muito e apresentou pedido de repetição indébito, requerendo, ainda, a concessão de tutela de urgência para proibir a Demandada em promover novas cobranças, tendo em vista que os descontos indevidos eram realizados em seu cartão de crédito. Após a apresentação de defesa pela ré, o juiz prolatou sentença em que concedeu a tutela provisória e, no mesmo pronunciamento, julgou o pedido procedente de forma definitiva. A empresa interpôs recurso de apelação requerendo a reforma total da sentença.

Em face da situação hipotética apresentada responda?

  1. Na situação narrada houve a concessão de tutela provisória antecipada ou julgamento antecipado da lide? Qual deles possui a cognição exauriente? Explique.
  2. Por qual motivo haveria a necessidade de conceder a tutela provisória na sentença para torná-la definitiva? O juiz agiu corretamente? Explique.
  3. Maurílio promoveu pedido de tutela provisória antecedente e que foi concedido em sede liminar. Certo ou errado? Explique.
  4. Para a concessão da tutela provisória, ainda que na sentença, está dispensada a demonstração de que a não concessão implicaria em resultado útil do processo? Explique.
  5. Se o Magistrado não concedesse a tutela provisória na sentença, poderia ela ser concedida em grau de recurso? Justifique sua resposta. Em caso afirmativo, responda: O pedido deve ser formulado para o Juízo ‘a quo’ ou juízo ‘ad quem’? Explique.
  6. O juiz pode conceder tutela provisória de ofício? E revogá-la? Justifique sua resposta.
  7. Uma tutela provisória não concedida, caso não haja recurso da decisão, implicaria em preclusão?
  8. O Magistrado poderia conceder uma tutela provisória de urgência diversa da pleiteada? Justifique sua resposta.
  9. Uma vez antecipada a tutela, ela conserva sua eficácia até o trânsito em julgado da sentença. Certo ou errado? Justifique sua resposta.
  10. Na hipótese narrada, se a decisão for reformada em grau de recurso, a Demandada, em todo caso, terá direito à indenização pelos efeitos produzidos, até então, pela tutela provisória anteriormente concedida? Justifique sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com